As Disfunções orgânicas e atividades físicas
Por: MaiOliv • 6/5/2018 • Resenha • 1.072 Palavras (5 Páginas) • 396 Visualizações
CLAUDJA MATOS COSTA RODRIGUES - 8046992
Educação Física Bacharelado
DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Tutora: Isis Cristina Soares Motta Tocchio
Centro Universitário Claretiano
ARAPIRACA
2017
1) Relação entre saúde, promoção de saúde e qualidade de vida.
2) O sedentarismo já ameaça reduzir a expectativa de vida. Dentro de 18 anos, o Brasil terá diminuído em 34% os níveis de atividade física desde o começo da década passada. Relacione o sedentarismo com atividade física, promoção e prevenção de saúde. Utilize de exemplos práticos.
3) De forma geral, os estudos experimentais são largamente utilizados na área de Educação Física, como exemplo, a verificação de efeitos do treinamento físico frente as patologias e suas respostas agudas e crônicas. Com o intuito de verificar a atividade física como estra¬tégia de prevenção ou terapêutica, comente uma suposta ideia de realizar uma pesquisa epidemiológica dentro da área de atuação do educador físico.
4) O American College Sport Medicine (2011) recomenda em suas diretrizes, um programa de exercícios físicos que inclua aquisição das aptidões cardiorrespiratória, força e flexibilidade, em volumes e intensidades suficientes para a prevenção de doenças crônicas degenerativas em indivíduos aparentemente saudáveis de todas as idades. Para elaboração dos programas de atividade física, considere as capacidades físicas e alguns fatores.
5) Na atualidade, existem várias definições e recomendações mundiais sobre a prática de atividade física na qual, o indivíduo deve praticar para ter melhora da aptidão física e ganhos paralelos à saúde. Determine estas recomendações utilizando exemplos.
6) Finalize o texto argumentativo fazendo uma prescrição geral para um grupo de sedentários que façam parte de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de acordo com as recomendações OMS.
A importância da atividade Física como elemento fundamental para a promoção de saúde.
A Educação Física está diretamente ligada à promoção de saúde, constituindo um meio efetivo para a conquista de um estilo de vida ativo favorecendo a qualidade de vida.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), é clara a relação entre saúde e Educação Física, isso se dá devido os objetos e conhecimentos envolvidos nas duas abordagens. Compartilham e formam uma interação na atuação escolar como a preocupação e a responsabilidade na valorização de conhecimentos da autoestima, da identidade pessoal, do cuidado com o corpo, à valorização dos vínculos afetivos e a negociação de atitudes e todas as implicações relativas à saúde da coletividade.
O profissional de Educação Física, sendo o especialista em atividades físicas, tem o objetivo de oferecer serviços que beneficia o desenvolvimento da educação e da saúde, colaborando com o desempenho e condicionamento físico e corporal dos seus alunos, proporcionando o bem-estar da mente e do corpo, ajudando na prevenção de doenças, de problemas posturais, contribuindo também para a consecução da autonomia, autoestima, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações pessoais, enfim, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Muitas doenças são causadas pelo sedentarismo em conjunto com os hábitos alimentares, resultando na obesidade e em uma série de doenças de uma maneira alarmante, especialmente em crianças e adolescentes.
A obesidade sendo uma doença crônica e é causada pelo excesso de peso corporal resultante do acumulo excessivo de gordura, em uma região do ou em todo o corpo, a tal nível que afete a saúde do portador da obesidade. A prática de atividade física evita essa e outras doenças como diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, artrose entre outras.
De acordo com Allsen (2001), outros benefícios são proporcionados pela prática da atividade física, como: o aumento da resistência aeróbica no desempenho de tarefas especificas, melhora a capacidade funcional do sistema circulatório e respiratório, melhora a forca e a flexibilidade dos músculos e articulações, reduz os riscos de lesões na região lombar, desenvolve a forca do sistema esquelético, controla o peso e reduz a gordura corporal, exerce ação positiva sobre os órgãos internos, retarda o processo fisiológico de envelhecimento, desenvolve as capacidades físicas, diminui o gasto energético e a fadiga para tarefas especificas, alivia o estresse e a tensão, estimula a atividade mental e reduz o risco de doenças crônicas não transmissíveis.
...