Atividade Prática Supervisionada Educação Física
Por: Gibelle32 • 4/10/2023 • Pesquisas Acadêmicas • 3.708 Palavras (15 Páginas) • 102 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
COMPONENTES DO GRUPO:
NOME: EDUARDO VINCIUS DE OLIVEIRA RA: F2875B7
NOME: RILLARY ELIAS BERTHO RA: N660864
NOME: GIOVANA CAROLINA ESPANHA RA: D7275H-2
NOME: HELOISA PEREIRA DOS SANTOS RA: F245JA0
NOME: AMANDA CRISTINA MARCELINO RA: N610247
NOME: JUNIOR ADRIANO GIBELLE RA: T967CC5
RELATÓRIO INTERDISCIPLINAR:
Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde.
UNIVERSIDADE PAULITSA- CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
UNIP
UNIVERSIDADE PAULISTA
COMPONENTES DO GRUPO:
NOME: EDUARDO VINCIUS DE OLIVEIRA RA: F2875B7
NOME: RILLARY ELIAS BERTHO RA: N660864
NOME: GIOVANA CAROLINA ESPANHA RA: D7275H-2
NOME: HELOISA PEREIRA DOS SANTOS RA: F245JA0
NOME: AMANDA CRISTINA MARCELINO RA: N610247
NOME: JUNIOR ADRIANO GIBELLE RA: T967CC5
ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS (AFES) NA PROMOÇÃO DA SAÚDE.
Relatório Interdisciplinar de Atividade Prática Supervisionada (APS)elaborado para avaliação no semestre letivo na habilitação Graduação Plena no curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista – UNIP
ORIENTADOR: ANDRE CAPI
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO.....................................................................................................1
FICHAMENTO.....................................................................................................2
INTERDISCIPLINARIDADE COM NATAÇÃO.....................................................5
INTERDISCIPLINARIDADE COM LUTAS.................................................................................................................6
INTERDISCIPLINARIDADE COM TREINAMENTO PERSONAL E MUSCULAÇÃO...................................................................................................7
INTERDISCIPLINARIDADE COM GINÁSTICA LABORAL............................................................................................................8
PROJETO AFES ...............................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................12
Este semestre a Atividade Prática Supervisionada (APS) foi elaborada com base no assunto Atividades Físicas e Esportivas (AFES) na promoção da saúde, sendo o tema gerador do trabalho. Á fim de despertar no leitor uma reflexão da importância de atividades e ou exercícios físicos e de como estão altamente relacionados com a prevenção de doenças e a busca pela qualidade de vida. Este trabalho conta com a presença de citações que foram transcritas de pesquisas relacionadas ao tema.
Para a realização desta APS foi necessário compreender quais os benefícios que a prática de atividades físicas ou esportivas podem gerar correlacionado a saúde e quais ações são necessárias para prevenção e o controle de doenças congênitas ou adquiridas. Este trabalho vai contribuir para o entendimento sobre intervenção nas diversas situações que podem surgir e como a prática de atividades contribui para a busca de uma vida mais saudável e plena.
Ainda há a presença de uma parte interdisciplinar entre o tema e quatro disciplinas cursadas até o semestre vigente sendo elas: Natação, Treinamento Personal e Musculação, Lutas e Ginástica Laboral. A parte II deste trabalho que foi redigida em forma de interdisciplinaridade refutou a importância da prática esportiva, do exercício físico, da presença de atividades físicas na rotina e de diversos outros fatores indispensáveis para se obter uma melhor qualidade de vida.
Foi produzido um questionário (anexado juntamente com a parte interdisciplinar do trabalho), direcionado ao entendimento sobre epidemiologia e quais ações necessárias para essa prevenção. O público entrevistado foram pessoas que praticam ou não algum tipo de atividade física. Com base em perguntas e respostas, pode-se notar a presença de diferentes tipos de pessoas, entre elas, as pessoas que praticam exercícios físicos buscando somente uma idealização estética, pessoas que buscam saúde e também pessoas sedentárias.
O processo de desenvolvimento desse trabalho foi voltado para reforçar a indispensável valorização sobre manter uma rotina disciplinada através de exercícios que possibilitam uma vida mais saudável e de expor a ampla área de atividades e outras ações preventivas além de exercícios físicos. Refutando sempre o auto cuidado com doenças e que elas podem ser evitadas através de uma vida não sedentária.
FICHAMENTO:
Algumas doenças crônicas não-transmissíveis, como as cardiovasculares, seus fatores de risco metabólicos (diabetes mellitus, hipertensão arterial sistêmica e dislipidemias) e a incapacidade funcional são importantes causas de morbidade e mortalidade entre adultos e idosos1.
Em geral, essas doenças são de longa duração, múltiplas, exigem acompanhamento multidisciplinar permanente, intervenções contínuas e requerem que grandes recursos materiais e humanos sejam despendidos, gerando encargos ao sistema público e social. No Brasil, por exemplo, elas respondem por, aproximadamente, 70% dos gastos assistenciais com a saúde2.
Apesar de a herança genética ser fator de grande relevância na determinação da suscetibilidade à doença, o desenvolvimento dessas morbidades se dá, primordialmente, por fatores ambientais e do estilo de vida. Estima-se que 75% dos casos novos de doenças não-transmissíveis poderiam ser explicados por dieta e inatividade física1. O baixo condicionamento cardiorrespiratório, a pouca força muscular e o sedentarismo, por exemplo, aumentam em três a quatro vezes a prevalência da Síndrome Metabólica (SM)3.
...