Capacidade Energia e trabalho
Seminário: Capacidade Energia e trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 10/3/2014 • Seminário • 603 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Energia
Energia e trabalho
A energia é a capacidade que um corpo possui de realizar um trabalho.
E existem várias formas de energia, como:
- A energia é potencial quando se encontra armazenada em um determinado corpo. Ex: Um veículo no topo de uma ladeira e a água represada.
- A energia cinética é a conseqüência do movimento de um corpo. Ex: A abertura das comportas de uma represa que faz girarem as turbinas dos geradores das hidroelétricas.
- A energia mecânica é a soma da energia potencial com a energia cinética presentes em um determinado corpo, (*deslocamento de um corpo). Ex: Um operário empurrando um carrinho ou um torno em movimento.
- A energia térmica se manifesta através da variação de temperatura nos corpos. Ex: A máquina a vapor.
- A energia química manifesta-se quando certos corpos são postos em contato, proporcionado reações químicas. Ex: A pilha elétrica.
- A energia elétrica se manifesta através de vários efeitos:
*A rotação de um motor (efeito magnético);
*Aquecimento de uma resistência para esquentar a água do chuveiro (efeito térmico);
*A luz de uma lâmpada (efeito luminoso);
*A eletrólise da água (efeito químico);
*A contração muscular de um organismo vivo ao levar um choque elétrico (efeito fisiológico).
Conservação de energia
A energia não pode ser criada, nem destruída. Ela não desaparece apenas se transforma, ou seja, passa de uma forma de energia para outra.
Unidades de medida de energia
As unidades de medida de grandezas físicas foram padronizadas no Sistema Internacional de Unidades, sigla SI.
A unidade de medida de energia é o joule – J (1 J = 1 N.m).
Matéria
Composição da matéria
Matéria é tudo aquilo que nos cerca e que ocupa um lugar no espaço. Ela se apresenta em porções limitadas que recebem o nome de corpos.
Corpos simples são aqueles formados por um único átomo. São também chamados de elementos. Ex: O ouro, o cobre, o hidrogênio.
Corpos compostos são aqueles formados pela combinação de dois ou mais elementos. Ex: O cloreto de sódio formado pela combinação de cloro e sódio, e a água, formada pela combinação de oxigênio e hidrogênio.
A matéria e, conseqüentemente, os corpos compõem-se de moléculas e átomos.
Porém existem coisas que não são matéria. Ex: O som, o calor e a eletricidade.
Molécula
É a menor partícula em que se pode dividir uma substancia de modo que ela mantenha as mesmas características da substancia que a originou. As moléculas se formam porque, na natureza, todos os elementos que compõem a matéria tendem a procurar um equilíbrio elétrico.
Átomo
É a menor partícula em que se pode dividir um elemento e que, ainda sim, conserva as propriedades físicas e químicas desse elemento.
Constituição do átomo
O átomo é formado por uma parte central chamada núcleo e uma parte periférica formada pelos elétrons e denominada eletrosfera.
No núcleo estão os prótons, com carga positiva, e os nêutrons, que são eletricamente neutros.
Na eletrosfera estão os elétrons com carga negativa.
Na eletrônica o que mais interessa é o nível energético mais distante do núcleo, ou seja, a camada externa, que suporta até oito elétrons.
Essa camada externa é chamada de nível ou camada de valência, onde ocorrem todas as reações químicas e elétricas. Nessa camada estão os elétrons livres, pois tem certa facilidade de desprenderem de seus átomos.
Íons
No estado natural, o átomo possui o número de prótons igual ao número de elétrons, nessa condição o átomo está em equilíbrio ou eletricamente neutro.
O átomo está em desequilíbrio quando tem o número de elétrons maior ou menor que o número de prótons. Esse desequilíbrio é causado por forças externas que podem ser magnéticas, térmicas ou químicas.
O átomo em desequilíbrio é chamado de íon.
*Íons negativos, ou seja, ânions são átomos que receberam elétrons.
*Íons positivos, ou seja, cátions são átomos que perderam elétrons.
...