DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE
Por: willclemente • 12/3/2017 • Projeto de pesquisa • 780 Palavras (4 Páginas) • 2.172 Visualizações
WILSON APARECIDO CLEMENTE – RA 8015754
Educação Física (Bacharelado)
DISFUNÇÕES ORGÂNICAS, ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE.
Prof. Maria Beatriz Ferreira Gurian
Claretiano – Centro Universitário
SÃO PAULO – SP
28/08/2016
A prática regular de atividade física constitui um elemento essencial à promoção da saúde e prevenção de algumas doenças que acometem indivíduos e grupos populacionais. Apesar dos jovens serem a parcela mais ativa da população, os indicadores de sedentarismo crescente tem alertado os profissionais de saúde pública. Para diminuir o sedentarismo, estudos destacam a necessidade dos indivíduos modificarem seus estilos de vida, adquirindo e mantendo ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, promovendo o bem-estar ao longo de toda a vida. Qualidade de vida vem sendo tratado de forma genérica como simples ato de alimentar-se bem e realizar exercícios. Entretanto, é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano e envolve o bem-estar espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos, e também saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida, proporcionando benefícios físicos e psicológicos considerados fundamentais para uma boa condição de saúde na vida adulta.
A atividade física pode ser definida como qualquer movimento corporal produzido pela musculatura esquelética que resulta no gasto energético, tendo componentes e determinantes de ordem biopsicossocial, cultural e comportamental, podendo ser exemplificada por jogos, lutas, danças, esportes, exercícios físicos, atividades laborais e deslocamentos. (PITANGA, 2002, p. 51). As diversas manifestações de atividade física podem ser utilizadas para prevenção, tratamento e promoção de saúde prevenindo várias patologias como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes, obesidade, dor lombar, osteoporose etc. E consequentemente melhorando a auto-estima e combate ao estresse, depressão e a ansiedade.
Estudos epidemiológicos que abordam a prevalência da prática de atividade física na população, bem como fatores associados a essa são necessários para o monitoramento e, também servem, como subsídios para planejamento de políticas públicas que visem à conscientização e incentivo a prática de atividade física. Como educador físico, supondo que eu fosse realizar uma pesquisa epidemiológica na minha região, verificaria a prevalência de atividade física segundo diferentes critérios e a associação com a obesidade na população adulta. A obesidade tem sido mundialmente referida e tornou-se uma preocupação constante na atenção à saúde. Inúmeros estudos vêm abordando os fatores que influenciam esse ganho de peso com o intuito de encontrar resultados que possam vir a contribuir no controle desse fenômeno. Minha idéia seria, aferir a circunferência da cintura de um grupo de voluntários adultos, afim de calcular o índice de massa corporal e adiposidade central dos mesmos, bem como a aplicação de um questionário para comparação de seus respectivos estilos de vida, (fumantes, consumidores de bebidas alcoólicas, sedentários etc).
Embora as atividades físicas tenham uma importância acentuada na promoção da saúde e da vida, muitas pessoas ainda são resistentes a elas. Visando um trabalho mais amplo, em equipe, dentro da minha comunidade, o presente projeto se justifica devido a necessidade de incentivar a comunidade local a adotar hábitos saudáveis, quanto a pratica algum tipo de atividade física e alimentação adequada, começando é claro com a caminhada que é uma atividade fácil de ser praticada de total acesso a todos. Esta atividade deverá ser orientada e acompanhada para melhor rendimento dos seus praticantes. A intenção principal é incentivar a comunidade à prática de alguma atividade física de maneira permanente, neste caso específico a caminhada, conscientizando nossa comunidade local sobre a forma correta de se praticar a caminhada, seus benefícios e de uma alimentação adequada para a manutenção da saúde.
...