TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças entre bacharéis e licenciados

Por:   •  12/9/2015  •  Seminário  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

ADRIANO NASCIMENTO DA SILVA

ALEXANDRO RODRIGUES ROCHA

ANDERSON JOSÉ A SILVA

CLEYTON MAGNO FIGUEIRA DE OLIVEIRA

JOSIVALDO DA SILVA

JUCILEIDE SOARES DA SILVA

MARCUS VINICIUS LOPES DEOLIVEIRA

Fundamentos da Educação Física Escolar: As diferenças entre bacharéis e Licenciados na Educação Física

[pic 3]

ARAPIRACA-AL

2015

ADRIANO NASCIMENTO DA SILVA

ALEXANDRO RODRIGUES ROCHA

ANDERSON JOSÉ A SILVA

CLEYTON MAGNO FIGUEIRA DE OLIVEIRA

JOSIVALDO DA SILVA

JUCILEIDE SOARES DA SILVA

MARCUS VINICIUS LOPES DEOLIVEIRA

Fundamentos da Educação Física Escolar: As diferenças entre bacharéis e Licenciados na Educação Física

        

                                                                   

Trabalho de Educação Física - Licenciatura apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral em todas as disciplinas do 3º semestre.

Professores: Anísio Calciolari Júnior

                    Suehellen Lee Silva

                    Alexandre Schubert

                    Marcelo Yugi Doi

                                     

 

                                                   ARAPIRACA-AL

                                                             2015

SUMÁRIO

 1 – INTRODUÇÃO.................................................................................................. 04

 2 – DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 05

 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................. 07

 4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................. 08

1. Introdução

Os alunos chegam aos cursos superiores cada vez mais jovens e em dúvida quanto ao curso e as possíveis introduções profissionais que o mesmo permite. São duas as opções de saída para as áreas básicas do ensino superior: a licenciatura e o bacharelado. Cada uma delas com um aspecto de formação e interferência profissional próprio.

As licenciaturas propendem preparar o profissional para atuar como docente na educação básica, já os bacharelados recusam de sua formação a possibilidade de atuar na educação básica e capacitam para áreas acadêmicas, tecnológicas e de pesquisa.

A discussão desse apartamento nas formações é mais intensa em determinadas universidades e em algumas áreas, principalmente naquelas em que a separação na grade curricular é total, ou seja, é necessário escolher uma delas desde o inicio da graduação, ou até mesmo no vestibular. Algumas universidades em determinados cursos não só foram separadas como uma ou outra formação foi extinta

 2. Desenvolvimento

 

Segundo o Ministério da Educação (MEC), a licenciatura é o “curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado". Quem fez licenciatura também pode dar aulas em faculdades, porém as instituições exigem alguns critérios a mais, como pós-graduação ou mestrado na área. 

O MEC designa a graduação bacharelado como o "curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel." É a formação superior clássica, proporcionando uma concreta formação teórica e prática. Determinados cursos como matemática, educação física e música possuem licenciatura e bacharelado, a opção deve ser feita de acordo com o rumo profissional que o individuo deseja seguir.

 O curso de Educação Física dedica-se à formação de licenciados para atuarem em diversos níveis da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio). A licenciatura tem como referência a cultura do movimento humano e tem como finalidade a formação de profissionais críticos, criativos e compromissados com uma prática pedagógico-científica voltada para a melhoria do exercício da docência na área da Educação Física.

Constitui-se num curso dinâmico que oferece probabilidades de assimilação de conhecimento por meio da articulação entre ensino, investigação científica e extensão para, a partir de um enfoque crítico, formar o licenciado de Educação Física. Com esse entendimento, o currículo pleno do curso de licenciatura em educação básica com habilitação em Educação Física é preparado a partir de eixos de disciplinas encadeados e articulados, horizontalmente, ao longo do currículo, com disciplinas que se completam sem a figura do requisito. Os eixos que ajeitam o currículo são os seguintes: ciências biofisiológicas; desenvolvimento humano; linguagens corporais; bases científicas da educação; construção da prática docente e docência compartilhada.

A Educação Física é disciplina obrigatória em todos os níveis e modalidades do ensino básico, estabelecendo uma associação de conhecimentos da área exclusiva das atividades físicas, desportivas e similares, e também em um meio efetivo para a absorção de um estilo de vida ativo dos seres humanos, valorizando a formação para a cidadania. Algumas disciplinas de bacharéis e de licenciados estão mostradas no quadro abaixo:

Disciplinas que só existem na Licenciatura

Disciplinas que só existem no Bacharelado

Metodologia do ensino

Fisiologia aplicada

Didática

Bioquímica

Organização e gestão da escola

Anatomia

Psicologia da educação

Musculação

Educação física esporte e sociedade

Medidas de avaliação em educação física e esporte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (132.3 Kb)   docx (26.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com