ESTUDO DIRIGIDO: RESUMO
Por: Jorge Andre Fernandes Borges • 12/9/2019 • Seminário • 609 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PATOS DE MINAS- UNIPAM
CURSO: DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
PROFESSOR: WALERIO ARAÚJO DE MELO
ESTUDO DRIGIDO: RESUMO
JORGE ANDRÉ FERNANDES BORGES
PATOS DE MINAS
2019
JORGE ANDRÉ FERNANDES BORGES
ESTUDO DRIGIDO: RESUMO
Trabalho apresentado como requisito parcial de avaliação da disciplina de História da Educação Física do curso de Educação Física, do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM, sob orientação do professor, Walerio Araújo de Melo.
PATOS DE MINAS
2019
A ATIVIDADE FÍSICA E A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE NA GRÉCIA ANTIGA
Luiz César Teixeira dos Santos
Resumo
O autor traça um paralelo entre atividade física e a construção da corporeidade na Grécia antiga, mostrando que a época, condições da vida social e as necessidades do período histórico, definem e constroem o corpo ideal.
na Grécia antiga a construção da corporeidade era algo pensado de forma coletiva, pois, a principal motivação era a defesa de territórios, fazia-se então a necessidade de homens providos de determinadas características físicas, outro fator predominante nessa época era o trabalho que se dava de forma rustica e braçal, sem auxílio de ferramentas e animais.
Porem, é com algumas obras, como a Ilíada de Homero, em que esse guerreiro com um corpo musculoso e de postura imponente é elevado a categoria de um semideus. O autor demostra através de um fragmento da eliada que tais guerreiros eram comparados a animais, pela sua postura diante do embate eminente e sua austeridade. Em outro momento o autor cita o diálogo entre Heitor e Aquiles, nesse momento ele mostra como o corpo do guerreiro que transformado agora em herói era respeitado mesmo depois da sua morte, as conquistas ou derrotas desse guerreiro era fato de honra ou desora para estado e sua família.
Demostra também que pela proximidade dos primeiros jogos olímpicos, por volta de 776 A.C, que o homem dito, “homem Homérico”, um homem musculoso e imponente, se assemelha muito ao atleta olímpico.
Com a diminuição das guerras o foco voltou-se para o trabalho de manutenção das cidades e trabalhos agrícolas, com isso o foco saiu do homem e vai para o trabalho, isso faz surgir um homem que se afasta do ideal da corporeidade afeita ao herói, porém, as pessoas mais abastadas ainda cultivam a ideia do corpo que remetiam os antigos heróis. Dessa forma configura-se uma ideia que os homens mais pobres tinham corpos voltados ao trabalho, enquanto os mais ricos se dedicavam a ginastica e esportes afim de manter o ideal de homem Homérico.
...