Educação Fisiologia Humana
Por: danielly.salgado • 15/10/2022 • Trabalho acadêmico • 1.764 Palavras (8 Páginas) • 119 Visualizações
Fisiologia Humana
Sistema Nervoso: 1) Escreva, com as suas palavras, como os neurônios podem ser classificados funcional e estruturalmente.
R: Classificação funcional dos neurônios: Neurônios pseudounipolares- existe apenas um único prolongamento que se divide em dois; Neurônios bipolares- existe apenas um axônio e um dendrito; Neurônios multipolares- existe mais de dois prolongamentos celulares.
Classificação estrutural dos neurônios: Neurônios sensoriais- são neurônios que recebem estímulos do meio ambiente ou do organismo; Neurônios motores- são neurônios que mandam impulsos nervosos para alguns órgãos efetores do corpo; Interneurônios- faz a conexão entre os neurônios.
2) O que é astrócito? Quais as suas funções?
R: São células de formato estrelado com vários processos que irradiam do corpo celular. Apresentam feixes de filamentos intermediários constituídos pela proteína fibrilar ácida da glia, que reforçam a estrutura celular. Estas células ligam os neurônios aos capilares sanguíneos e a pia-máter Funções: Sustentação mecânica do tecido nervoso; Formação da barreira hematoencefálica; Controle do metabolismo neuronal; Isolamento elétrico; Regulação dos neurotransmissores; Cicatrização e regeneração.
3) Explique, com as suas palavras, como ocorre o potencial de ação.
R: é um estímulo lançado numa membrana com células excitatórias para fazer o equilíbrio dessa célula ocasionando a despolarização (entrada de sódio dentro da célula), repolarização (saída do potássio de dentro da célula) e hiperpolarização (saída do excesso de potássio de dentro da célula).
4) Quais as funções do óxido nítrico?
R: relaxamento do músculo liso da parede do vaso dilatando-o, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial; para combater bactérias; neurotransmissoras das células nervosas agindo em todas as células adjacentes; Hemodilatação.
Sistema Circulatório: 1) Quais as funções do sistema circulatório? Explique cada uma.
R: Defesa contra agentes invasores-há anticorpos e células fagocitárias que promovem a defesa contra agentes infecciosos; Coagulação sanguínea- as plaquetas que circulam pelo sangue são responsáveis pela coagulação sanguínea; Regulação da temperatura corporal- Por meio da circulação sanguínea o corpo também consegue dissipar o calor até a superfície corporal; Transporte de hormônios- é a responsável por transportar esses hormônios até os órgãos e tecidos que farão uso deles; Intercâmbio de materiais- as substâncias que são produzidas em uma parte do corpo e utilizadas em outra, também chegam ao seu destino através da circulação sanguínea; Transporte de resíduos- os resíduos saem das células e caem na corrente sanguínea, são levados para o órgão. Do órgão o resíduo é encaminhado para a circulação sanguínea, vai para outro órgão para ser expelido; Transporte de nutrientes- os nutrientes oriundos da nossa alimentação são absorvidos ao longo do nosso tubo digestivo e caem na circulação sanguínea, assim os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, sendo aproveitados pelas células; Transporte de gases- o passar pelos pulmões, o sangue elimina o gás carbônico proveniente da respiração celular enquanto absorve oxigênio.
2) Qual a composição do sangue? Explique cada um dos constituintes.
R: É composto pelo plasma, hemácia, leucócitos e plaquetas. Os plasma são responsáveis pelo transporte das substâncias pelo corpo; as hemácias são responsáveis pelo transporte de gases; os leucócitos são responsáveis imunidade e defesa; as plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue.
3) Quais os elementos figurados do sangue? Explique cada um.
R: Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos são responsáveis pelo transporte de oxigênio e gás carbônico; os glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do organismo; as plaquetas são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea.
4) Explique como é a circulação pulmonar e a circulação sistêmica, quais são as válvulas cardíacas e a função de cada uma.
R: A circulação sistêmica o sangue sai do coração (ventrículo esquerdo pela artéria aorta), passa pelo corpo inteiro (passa pelos capilares sanguíneos, o sangue faz trocas gasosas com as células do tecido e torna-se rico em gás carbônico e retorna ao coração. A circulação pulmonar- o sangue sai do coração (sai do ventrículo direito pela artéria pulmonar), vai para o pulmão (Nos alvéolos, ocorrem as trocas gasosas de gás carbônico para oxigênio) e retorna para o coração. As válvulas cardíacas são Válvula tricúspede (VT)- se fecham no início da contração ventricular, evitando que o sangue retorne do ventrículo ao átrio direito; Válvula Pulmonar (VP)- se fecham no final da contração ventricular, evitando que o sangue que atingiu a AP retorne para o VD; Válvula Mitral (VM)- evitar o refluxo de sangue do ventrículo para o átrio esquerdo; Válvula Aórtica (VA)- evitar que o sangue que foi para a aorta retorne para o VE.
5) Quando o coração se encontra em diástole, a pressão nas artérias sistêmicas é, em média, de aproximadamente 80 mmHg. Neste momento, quais os eventos que ocorrem no ciclo cardíaco?
R: A pressão no ventrículo esquerdo cai abaixo da pressão da aorta, a pressão retrógada faz com que as válvas seminulares se fecham abruptamente. A pressão na aorta cai para 80mmHg, enquanto pressão no ventrículo esquerdo cai para 0mmHg.
6) Explique o que são bulhas cardíacas e sopros cardíacos.
R: As bulhas- são os sons geradas pelo impacto do sangue em diversas estruturas cardíacas e nos grandes vasos; os sopros são provocados pela turbulência do fluxo sanguíneo e são mais prolongados que os sons cardíacos.
7) Explique, com as suas palavras, o que é o sistema linfático, como ele funciona e quais as suas funções.
R: é o principal sistema de defesa do organismo. Ele funciona com o transporte da linfa para os vasos linfáticos pela contração da musculatura do corpo e que acabam ficando presa no ducto linfático e no ducto torácico se espalhando para o corpo todo. Sua função é transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, proteção de células imunes, na absorção dos ácidos graxos e no equilíbrio dos fluidos (líquidos) nos tecidos.
...