Educação Física na Educação infantil
Por: Pedro Portela Araujo Ribeiro • 26/5/2016 • Trabalho acadêmico • 3.133 Palavras (13 Páginas) • 817 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Gabriela Matias da Cunha
Daniel de Castro Oliveira
Danilo Andrade Morais
Luís Fernando Vieira de Sousa
Marcio Breno Santos Morais
Marco Alves de Oliveira
Marcos Fernando Soares
Pedro Portela Araújo Ribeiro
Weliton Araújo Mendes
Wendel Alves Teixeira
GOIÂNIA- GO
2016
Ana Gabriela Matias da Cunha C729035
Daniel de Castro Oliveira C5133B5
Danilo Andrade Morais C642258
Luís Fernando Vieira de Sousa C6702I3
Marcio Breno Santos Morais C5434H8
Marco Alves de Oliveira C49ADB2
Marcos Fernandes Soares C725579
Pedro Portela Araújo Ribeiro C641804
Weliton Araújo Mendes C725560
Wendel Alves Teixeira C6018I5
TURMA: EF3A42
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO INFANTIL
Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do primeiro bimestre em disciplinas do 3º semestre, do curso de Educação Física da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.
A apresentação desse trabalho é importante pela questão de concepção da educação física na educação infantil. Suas fases e níveis de atuação do profissional atuante na área.
GOIÂNIA-GO
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.
2 CONCEITO EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL ESCOLAR.
2.1 CONCEITO HISTORICO.
2.2 LEI DE DIRETRIZES E BASES
3 A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO SEU PROFISSIONAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
4 A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
5 O MOVIMENTO CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
6 OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇAO FÍSICA INFANTIL: MOVIMENTOS DA CRIANÇA.
6.1 Crianças de zero à três anos.
6.2 Crianças de quatro à seis anos.
7 JOGOS E BRINCADEIRAS: NA SUA IMPORTÂNCIA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
8 CONSIDERAÇÕES FINAIS.
9 REFERÊNCIAS.
INTRODUÇÃO.
A educação física escolar e de extrema importância para uma formação de um cidadão com uma concepção de lugar na sociedade e seus aspectos gerais. Se dividindo os níveis de educação, a educação física infantil, e o primeiro contato da criança com os movimentos de uma visão mais ampla, acompanhado de um profissional qualificado para esse papel.
Nessa fase a criança deve ser acompanhado para que posso se desenvolver com uma melhor capacidade de movimentos, no seu futuro possa vivenciar uma vida mais saudável e completa.
A educação física na educação infantil, traz a concepção que para que um cidadão tenha uma formação completa, desde sua formação cognitiva e locomotora.
Com a implementação de Leis e Diretrizes, a educação infantil nas escolas se tornou em âmbito mais completo e fundamentado em técnicas e regulamentos. Com essas mudanças a participação da educação física ficou mais completa e de grande importância para a complementação da educação infantil.
Assim começou a discursão de quais profissionais devem atuar na área, sobre a sua formação e seu dever diante do desenvolvimento da criança. A discursão foi além e abortou a concepção da criança nessa fase.
O movimento corporal através de jogos e brincadeiras na educação infantil foram conceituados e estudos e técnicas foram desenvolvidos para a formação de conteúdos que devem ser aplicados nesse nível de ensino.
CONCEITO EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL ESCOLAR.
CONCEITO HISTORICO.
No transcorrer dos anos, a Educação Física foi se modificando de acordo com as diretrizes dos diferentes governos, as influências internacionais e, as mudanças na sociedade. No contexto escolar, por meio de uma análise histórica, constatamos que a Educação Física está presente desde o início da Proclamação da República. Dentre as principais mudanças encontramos o surgimento de diferentes abordagens pedagógicas para promover a Educação Física na escola e a inserção da Educação Física como componente curricular da Educação Básica.
No Brasil Império ocorreu uma reforma que tornou obrigatória a Educação Física nas escolas do município da Corte (BETTI, 1991). Ainda na Era Imperial de nosso país, nos anos de 1876, 1880 e 1882, foram criados e estabelecidos decretos e reformas que ajudaram a consolidar a Educação Física como disciplina escolar obrigatória e efetivamente aplicada, sendo justificada pelos princípios da filosofia mens sana in corpórea sano, ou seja, mente sã em corpo são, que enaltecia a busca pelo ser humano pleno e perfeito. Com a chegada da década de 30, a educação no Brasil começa a sofrer verdadeiras revoluções, fomentadas pelas Revoluções de 1930 e 1932, pela promulgação da nova Constituição Federal de 1934, pelo fim da República Velha e início do período conhecido como Estado Novo.
...