TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Equilíbrio acido básico

Por:   •  7/1/2016  •  Seminário  •  4.849 Palavras (20 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 20

Equilíbrio Ácido- Básico:

Ácido: Substância que em solução aquosa doa o íons  H+ .

Base: Substância que em solução aquosa ele recebe o íons H+.

Ph: Concentração do íons  H+ no sangue e sua Nomenclatura significa Potencial Hidrogênionico que obtêm uma escala curta de 7.35 a 7.45.

O seu equilíbrio dependente do íons   H+ , bicarbonato e ácido carbônico.

 SISTEMAS TAMPÃO

        Os tampões, denominação traduzida do original inglês “buffer” (amortecedor), são as substâncias que limitam as variações do pH do sangue e demais líquidos orgânicos, ao se combinarem com os ácidos ou as bases que alcançam aqueles líquidos. As substâncias que constituem os tampões agem aos pares ou, menos comumente, em grupos, constituindo um sistema protetor.

        Um sistema tampão é constituído por um ácido fraco e o seu sal, formado com uma base forte. O ácido fraco e o sal do sistema tampão, em condições normais, existem em uma relação constante, que o organismo tende a preservar.

Sabendo-se que todo ácido fraco ou base fraca possui seus respectivos pares conjugados e, ainda, que um ácido fraco tem sua base conjugada forte e uma base fraca tem seu ácido conjugado forte, por exemplo:

        O sistema tampão do bicarbonato e ácido carbônico corresponde à cerca de 64% do total de tampões. Esse sistema é essencial à regulação do equilíbrio ácido-base, porque o metabolismo celular gera muito ácido como produto final, sob a forma de ácido carbônico.

Composição do sistema                    

Percentual

Bicarbonato/Ácido Carbônico            

                 64%

Hemoglobina/Oxihemoglobina                        

                  28%

Proteínas ácidas/Proteínas básicas                      

                   7%

Fosfato monoácido/Fosfato diácido                    

         1%

 Defesas contra alterações  na concentração de íons hidrogênio : Tampões, pulmões e rins

Existem três sistemas primários que regulam a concentração de íons hidrogênio nos líquidos corporais para evitar o desenvolvimento de acidose ou de alcalose: (1) os sistemas químicos de tampões ácidos- básicos dos líquidos corporais ,que se combinam imediatamente com ácido ou com base para evitar a ocorrência de alterações excessivas na concentração de íons hidrogênio ,(2) o centro respiratório que regula a remoção de CO2 ( e portanto , de H2CO3) do liquido extracelular , e (3) os rins que tem a capacidade de excretar urina ácida ou alcalina ,reajustando assim ,a concentração de íons hidrogênio do liquido extracelular para valores normais durante a acidose ou alcalose.

Quando ocorre alguma alteração na concentração de íons hidrogênio , os sistemas tampões dos líquidos corporais reagem em fração de segundo para minimizar estas variações. Os sistemas tampões não eliminam os íons hidrogênio do organismo nem os adicionam mas apenas os mantém fixados até que o balanço possa ser restabelecido . A segunda linha de nem defesa , representada pelo sistema respiratório , também atua em poucos minutos para eliminar o CO2 e portanto, o H2CO3 do organismo . Essas duas primeiras linhas de defesa impedem que a concentração de íons hidrogênio sofra alterações excessivas até que a terceira linha de defesa, de resposta mais lenta ,representada pelos rins, possa eliminar o excesso de ácido ou de base do organismo. Embora os rins sejam relativamente lentos para responder, em comparação com as outras defesas, eles  são , dentro de um período de horas a vários dias,  tamponamento sem dúvida o mais potente dos sistemas reguladores do equilíbrio ácido – básico.

Tamponamento dos íons hidrogênio nos líquidos corporais

Um tampão é qualquer substância capaz de se ligar reversivelmente a íons hidrogênio. A forma geral da reação de tamponamento é:

Tampão mais H          H TAMPÃO

Nesse tampão , um H livre combina –se com o tampão formar um ácido fraco (H Tampão) que pode permanecer na forma de Tampão e H . Quando a concentração de íons hidrogênio ligam-se ao tampão enquanto houver tampão disponível l.Por outro lado, quando  a concentração de íons hidrogênio diminui , a reação é deslocada para a esquerda , e ocorre liberação de íons hidrogênio do tampão .Dessa maneira , as alterações nas concentrações de íons hidrogênio são minimizadas.

A importância dos tampões dos líquidos corporais pode ser rapidamente percebida se considerarmos a baixa concentração de íons hidrogênio nos líquidos corporais e as quantidades relativamente grandes de ácidos produzidas diariamente pelo organismo . Cerca de 80 mEq de hidrogênio , por exemplo ,são ingeridos ou produzidos diariamente pelo metabolismo ,enquanto a concentração dos íons hidrogênio dos líquidos corporais é ,em concentração normais , de apenas 0,00004 m Eq litro. Sem tamponamento , a produção e a ingestão diárias de ácidos provocariam enorme alterações na concentração de íons hidrogênio dos líquidos corporais. A ação dos tampões ácidos – básicos pode ser melhor explicada considerando – se o sistema tampão que é quantitativamente o mais importante no líquido extracelular: o sistema tampão bicarbonato.

O Sistema Tampão Bicarbonato

Ele consiste de uma solução aquosa que contém dos ingredientes (1) um ácido fraco, H2 CO3 E (2) UM Sal bicarbonato como Na HCO3.

O H2 CO3  é formado no organismo pela reação do CO2 com H2.

Importância do Equilíbrio Ácido- Básico

O Ph sanguíneo é regulado no lado alcalino da neutralidade com valor de Ph 7,4.

Qualquer alteração nesses valores acarreta em mal funcionamento do organismo: O Organismo trabalha  somente em homeostase.

Homeostase : Estado de Equilíbrio : Fundamental para o funcionamento do organismo.

MECANISMOS DE REGULAÇÃO DO EQUILÍBRIO /BÁSICO

O pH normal do sangue varia entre 7.30 e 7.45 e a reserva alcalina entre 50 e 70 volumes por cento de CO2. Dentro destes valores normais há variações diárias entre as quais as mais importantes dependem do exercício muscular (aumento na produção de CO2 e ácido lático), e dos processos digestivos (aumento da reserva alcalina pela passagem de HCI para o suco Gástrico).

Além destas variações normais o organismo produz constantemente substâncias ácidas ou alcalinas, como resultado do metabolismo intermediário ou final dos alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (223.2 Kb)   docx (963.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com