Ergonomia e Ginastica Laboral
Por: Felipe Gass • 31/3/2019 • Trabalho acadêmico • 786 Palavras (4 Páginas) • 1.884 Visualizações
[pic 1]
FELIPE VILI SILVEIRA GASS
R.A. 8078052
ATIVIDADE: Ciclo 2 - Portfólio
[pic 2]
[pic 3]
Batatais
2019
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
- A Ergonomia possui um caráter multidisciplinar, analisando o trabalho de forma global. Baseado nisso, ela comtempla três domínios relacionados com a execução da Tarefa. Descreva-os e diferencie estes domínios.
Conforme estudo nos mostra a três domínios na ergonomia, física, cognitiva e organizacional, cada um destes abrange uma específica área e apresentam suas diferenças conforme descrito abaixo:
Ergonomia física: O domínio em questão abrange as características da anatomia humana, propriamente estuda posturas no trabalho, manuseio de materiais entre estes aspectos relacionados a segurança do trabalhador;
Ergonomia cognitiva: Este domínio contempla processos mentais, como percepção, respostas motoras, memória entre outros, com foco principal na carga mental de trabalho;
Ergonomia organizacional: O domínio aborda a otimização do sistema, abrangendo as estruturas organizacionais do trabalho. Este domínio visa redução de problemas internos causados por ambiente de trabalho não tão favorável.
- Descreva sobre a História do Trabalho e sua relação com o Taylorismo.
Taylorismo é considerado um sistema de gestão do trabalho baseado em técnicas para o aproveitamento da mão de obra contratada, desenvolvido no inicio do século XIX após estudos sobre os movimentos do homem e da máquina nos processos produtivos. Como característica predominante desde sistema está a eficiência operacional das tarefas realizadas, nas quais busca extrair o melhor rendimento do funcionário, ou seja, é um sistema concebido em moldes científicos, de maneira que cada aspecto do trabalho deve ser estudado e desenvolvido cientificamente.
As fabricas na época eram consideradas como insalubres, ou seja, não ofereciam condições mínimas de trabalho ao individuo trabalhador, nesta época (séc 19) surgiu nos EUA o movimento da administração cientifica conhecido como Taylorismo, elaborado pelo então engenheiro Frederick Winslow Taylor. Baseando-se na observação dos métodos de trabalho controlado, os operários eram muito mais produtivos. As ideias de Taylor foram fortes influenciadoras para a segunda revolução industrial.
- Duas correntes se desenvolveram dentro da prática da Ergonomia. Descreva-as e em que aspectos elas se diferenciam, dentro de uma análise ergonômica.
As duas correntes que se desenvolveram foram a ergonomia Anglo-saxônica dos países de língua inglesa, conhecida como Ergonomia Física, e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa, conhecida como ergonomia cognitiva. Não apresentam tantas contradições, dando a entender que se completam. A ergonomia física (anglo-saxônica), é voltada ao ambiente de trabalho, abordando fatores de risco físico. Já a ergonomia cognitiva (francofônica) tem como pressuposto base verificar aspectos d trabalho, desenvolvendo sua análise a adaptação do trabalho ao homem.
- Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica do trabalho.
A prática da ergonomia é guiada por 3 princípios básicos conforme descritos abaixo:
Interdisciplinaridade: Destaca a importância da analise das condições de trabalho sob diferentes olhares, estudos das capacidades e limitações e demais características do ser humano.
Análise de situações reais: Neste principio destaca-se o real trabalho, o que é feito e como é feito pelo trabalhador, objetivos e metas determinados pela tarefa, podendo através de análise identificar variabilidade das situações que compõem o trabalho.
...