Estudo dirigido
Por: Kenny Carvalho • 16/5/2016 • Relatório de pesquisa • 957 Palavras (4 Páginas) • 441 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO DO TRIANGULO
CURSO DE EDUCACAO FISICA
KENNY LUKA DE CARVALHO
ATLETISMO
UBERLANDIA – MINAS GERAIS
2016
KENNY LUKA DE CARVALHO
ATLETISMO
ESTUDO DIRIGIDO, realizado sob orientação da professora Karlandréa, desenvolvido para a disciplina de Atletismo, no curso de Educação Física, do Centro Universitário do triângulo – UNITRI.
UBERLANDIA – MINAS GERAIS
2016
- Apesar das especificidades das diferentes provas de corridas, existe uma postura correta que deve ser seguida por todas as pessoas que gostam de correr, explique:
- Como deve ser a postura do tronco?
Tronco ereto com ligeira inclinação à frente.
- O movimento dos membros inferiores?
Pernas com movimento cíclico, com elevação do joelho na fase aérea, semi-extensão na fase aterizagem, impulso e flexão com elevação do calcanhar na recuperação. Passada com apoio plantar na fase de aterisagem e com transferência para a parte anterior do PE, na impulsão. Quadril estendido acompanhando a posição do corpo.
- O movimento dos membros superiores?
Cabeça olhando para a frente e reta, braços alternados com as pernas, cotovelo com ângulo de 90º na lateral do corpo, mãos e dedos semiflexionados apontando para o centro do corpo.
- Quais os principais erros de postura apresentados pelos corredores?
Projeção da cabeça muito à frente do corpo, grande oscilação vertical ou corrida com saltitos decorrente de uma maior aplicação de forca para baixo em relação a forca para trás.Excesso de tensão com o pescoço ombros punho e mãos.
- Explique os principais educativos para melhor a técnica de corrida?
DRIBLING – Funciona como uma corrida curta e rápida. Alternando braços e pernas, inicialmente de maneira lenta, para coordenar as ações, posteriormente aumenta- se a velocidade. Melhora de sincronia de movimentos.
SKIPPING – Elevação dos joelhos. Trabalha a amplitude coxa- femoral e fortalece a musculatura, resultando em melhor desempenho na fase aérea da corrida.
ANFERSEM – Elevação do calcanhar no glúteo. Fortalecimento de bíceps femoral, resultando em melhoria na saída da ponta dos pés ao final da fase terrestre.
HOPSERLAUF – Conhecido como passeio no parque, reúne movimentos coordenados entre braços e pernas, com inclusão de saltitos, que exigem maior elevação dos joelhos à frente. Esse trabalho fortalece os membros inferiores.
- As oscilações do centro de gravidade durante a corrida prejudicam o atleta, pois diminuem a velocidade da corrida e provocam desgaste. Comente os tipos de oscilações.
OSCILAÇÃO TRANSVERSAL – É a fase em que se observam movimentos rotatórios dos quadris e dos ombros.
OSCILAÇÃO VERTICAL – Na fase de impulsão há elevação do centro de gravidade (CG), enquanto que na fase de apoio ocorro o contrário.
OSCILAÇÃO HORIZONTAL – Com a alternância do apoio do peso do corpo, de um pé para o outro.
- Descreva o movimento do braço em uma corrida de 100m, e explique por que tensões no ombro e cotovelo geram perda de velocidade.
Angulação próxima de 60° , para que o braço se movimente mais rápido no sentido antero-posterior, movimento lateral ao corpo. O braço pelo movimento gera equilíbrio e energia cinética.
- Como deve ser o contato com o solo em uma prova de 200m e em uma prova de maratona? Justifique sua resposta.
Calcanhar mais elevado, predomina a ponta do PE, porque a inclinação do corpo e mais acentuada, e também para aumentar mais o impulso e o deslocamento.
As passadas devem ser regulares, o joelho e o calcanhar não se elevam muito, o contato com o solo é realizado pela planta do pé com o ligeiro apoio do calcanhar.
- Descreva as fases de partida de uma corrida de velocidade.
AOS SEUS LUGARES: O atleta entra em contato com o dispositivo e deve colocar- se em posição de cinco apoios
. Polegar e o indicador afastado e colocado no chão próximo da linha da partida. Os braços à largura dos ombros, estendidos
. Joelho da perna da frente a indicar o sentido da corrida
...