FUTSAL: Esquemas Táticos e Sistema de Jogo Ofensivo e Defensivo
Por: EduardoAssueiro • 16/5/2019 • Trabalho acadêmico • 10.301 Palavras (42 Páginas) • 504 Visualizações
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA[pic 1]
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRUNO MARQUES GIOVANNI
EDUARDO ASSUEIRO
FUTSAL: Esquemas táticos e sistema de jogo ofensivo e defensivo.
Piracicaba, SP
2016
UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA[pic 2]
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
BRUNO MARQUES GIOVANNI
EDUARDO ASSUEIRO
FUTSAL: Esquemas táticos e sistema de jogo ofensivo e defensivo.
Trabalho apresentado na disciplina “Trabalho de Conclusão de Curso II” do curso de Educação Física, da Universidade Metodista de Piracicaba; sob a supervisão da Professora Eline Tereza Rozante Porto como requisito final para a aprovação na disciplina.
Orientador: Prof. Ms. Cassiano Ferreira Inforsato
Piracicaba, SP
2016
RESUMO[pic 3]
O futsal é um dos esportes mais praticados no Brasil, sendo assim o nosso país pode ser considerado como uma das maiores potências mundiais nos dias de hoje, e devido a esta popularidade, muitas crianças e adolescentes acabam tendo um sonho em querer se tornar jogador de futebol ou futsal. Existem diversas literaturas que discutem em qual país surgiu o futsal, fazendo com que não possamos afirmar se este esporte surgiu no Brasil, nos intervalos de jogos de basquete e vôlei, ou então se teve início no Uruguai (Montevidéu), mais especificamente na ACM (Associação Cristã de Moços). Mas independente da sua origem, sabemos que com o passar do tempo o futsal está evoluindo cada vez mais (como qualquer esporte), existindo muitas alterações em sistemas, táticas, formas de se jogar, manobras ofensivas e defensivas, fazendo com que o nível de uma partida profissional esteja cada vez mais alto, exigindo assim de treinadores e jogadores um maior empenho nos treinos e principalmente durante jogos. E por este motivo temos como objetivo, discutir em nosso trabalho quais são os sistemas e táticas de jogo utilizados em uma partida, apontando assim as suas vantagens e desvantagens. Para realização deste trabalho utilizamos pesquisas bibliográficas, utilizando livros didáticos e artigos científicos para nos auxiliar no desenvolvimento dos sistemas e táticas de jogo, e também para desenvolvermos um repertório de atividades (contextos táticos), que podem ser utilizados durantes treinos para auxílio do treinador. Concluindo através de estudos analisados, que existem diversos sistemas de jogo e táticas que podem ser utilizados durante uma partida, mas nos dias de hoje, os principais sistemas ofensivos utilizados são o 3x1 e 4x0, lembrando que, o contra-ataque é um “sistema” aproveitado por muitas equipes para criarem jogadas resultantes em gols. Já o sistema defensivo mais adotado pelas equipes é o de marcação mista, pois durante uma partida existe muita movimentação, ficando difícil adotar apenas um tipo de marcação.
Palavra-chave: Futsal, Sistemas de Jogo, Táticas, Treinamento, Movimentação.
[pic 4]
AGRADECIMENTOS
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO....................................................................................................... 6
2 OBJETIVOS........................................................................................................... 9
3 DEFINIÇÃO TÁTICA E FATORES QUE INFLUENCIAM NESTE PROCESSO. 10
4 SISTEMAS DE JOGO - DEFINIÇÃO....................................................................16
4.1 Sistema de Jogo Ofensivo .................................................................................18
4.2 Sistema de Jogo Defensivo .............................................................................. 21
5 REPERTÓRIO DE ATIVIDADES / CONTEXTOS TÁTICOS............................... 22
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 23
REFERÊNCIAS....................................................................................................... 24
- INTRODUÇÃO
O futebol é um dos esportes mais praticados e populares em nosso país, e com esta finalidade decidimos falar em nosso trabalho um pouco sobre um outro esporte que parte dos mesmos princípios e que apresentam as mesmas finalidades do futebol de campo.
O futebol de salão, também conhecido como futsal, é citado por Teixeira Junior (1992) como um dos esportes coletivos mais praticados em nosso país, tanto por jovens como por adultos.
Não se sabe muito bem a real origem do futebol de salão, mas alguns autores afirmam que a sua real origem foi dada no Brasil e outros no Uruguai.
De acordo com Voser (2001, p. 15):
A dúvida reside no fato de que não se sabe se foram os brasileiros que, ao visitarem a ACM (Associação Cristã de Moços) de Montevidéu, levaram do Brasil o hábito de jogar futebol em quadras de basquete, ou se foram os brasileiros que conheceram a novidade ao ali chegarem e, ao retornarem, difundiram a prática em território nacional.
Teixeira Junior (1992) afirma que o futebol de salão foi criado em nosso país, ocorrendo nos intervalos de jogos de basquete e vôlei, onde para tal prática era utilizado a bola de futebol de campo, e as traves eram pintadas nas paredes das quadras.
Já para Voser (2004), o futsal teve origem no Uruguai, foram eles quem redigiram as primeiras regras, cabendo ao Brasil a responsabilidade de desenvolver o esporte e ordenar como modalidade esportiva.
A partir daí o futebol de salão vem crescendo cada vez mais, pois não há necessidade de um espaço muito amplo para a sua prática, podendo assim montarmos um espaço pequeno utilizando giz para desenharmos a quadra e chinelos, tijolos, para montarmos os gols. Além desta facilidade, o número de pessoas para a prática do mesmo acaba sendo reduzido pela metade quando comparado com o futebol de campo, onde com apenas 10 pessoas conseguimos montar dois times de futsal, e necessitamos de 22 pessoas para montarmos um time de futebol de campo.
...