Sistemas De Jogos E Rodízios No Futsal
Artigos Científicos: Sistemas De Jogos E Rodízios No Futsal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: lulueduca • 17/3/2015 • 2.098 Palavras (9 Páginas) • 5.838 Visualizações
INTRODUCÃO
O Futsal é hoje um esporte universal e tornou-se um dos mais rápidos pela própria dinâmica do jogo e pelo aperfeiçoamento na parte física. É, atualmente, uma das atividades físicas mais atrativas, pois exige, em conjunto uma condição de força muscular, inteligência, elegância, técnica e cooperação coletiva.
Neste trabalho encontra-se os sistemas de jogo do futsal como sistemas ofensivo e defensivo, formação de defesas, rodízios, e algumas funções dos jogadores, marcações de linha, pontos positivo e negativo da marcação individual, do jogo futsal.
DESENVOLVIMENTO
Sistemas do jogo futsal
Função dos jogadores:
-Goleiro: evitar o gol
-Fixo: joga mais atrás, é o defensor
-Alas direito e esquerdo: atuam na armação das jogadas, jogando mais pelas laterais da quadra.
-Pivô: é o finalizador, chutando para o gol e também auxiliando nas jogadas para outros do time finalizar.
OBS: No futsal, mesmo cada jogador tendo uma função no jogo, ocorre sempre o rodízio, ou seja os jogadores se alternam nas posições para confundir o adversário e assim atingir a meta do jogo.
Sistema de ataque
2x2: È o sistema considerado básico, para iniciantes. Utiliza-se 2 jogadores armando as jogadas na sua área de defesa (fixo e 1 ala), e 2 no ataque (1 ala e pivô), possibilitando um bom nível entre o ataque e a defesa.
2x1x1: Neste sistema, 2 jogadores se posicionam como armadores na sua quadra de defesa (fixo e 1 ala). Mais à frente haverá o outro ala e mais adiante o pivô.
Formação de defesa
Durante uma ação do ataque a defesa deve procurar se organizar para evitar gols e recuperar a posse de bola, passando assim, a dar início a seu ataque.
São 3 as marcações mais usuais:
_ Marcação individual: um defensor marca diretamente um adversário. Pode ser utilizada contra toda a equipe (pressão total) ou apenas alguns jogadores (pressão parcial).
_ Marcação por zona: cada jogador possui uma região da quadra para marcar.
_Marcação mista: articula a marcação individual com a marcação em zona em determinado setor.
Alguns tipos de sistemas
O sistema 2x2 é o mais simples entre todos os sistemas, utiliza dois jogadores na defesa e dois jogadores no ataque (Figura 1). Por ser de fácil assimilação é utilizado nas categorias de iniciantes e equipes tecnicamente inferiores. Este sistema pode ser considerado como precursor de outros sistemas tais como: 3x1, 1x3. Em termos dinâmicos, quando um atacante recua para ajudar na defesa se transforma em 3x1, e quando um defensor avança para ajudar no ataque passa a 1x3 (MUTTI, 2003).
O sistema 2x1x1, relativamente simples e de fácil aprendizagem, é constituído de dois jogadores na defesa, sendo um de cada lado da quadra denominados de alas, um jogador no meio da quadra e um quarto jogador denominado pivô, que se localiza avançado perto da área adversária. Este sistema é bastante utilizado pelas equipes nas saídas de bola no tiro de meta.
O sistema 3x1, como pode ser visualizado na Figura 1, se caracteriza com um jogador fixo na frente de sua área defensiva, dois jogadores abertos pelas alas – que tanto auxiliam na defesa quanto no ataque; e um pivô que joga sempre um pouco mais adiantado. Este sistema pode ser mais facilmente observado pelos expectadores quando uma equipe começa a fazer manobras em sua área defensiva visando uma ação ofensiva.
No sistema 1X3, considerado excessivamente ofensivo, a formação da equipe apresenta um jogador fixo na defesa e três jogadores posicionados no ataque. Este é um sistema considerado “suicida” por Apolo (2004), mas Mutti (2003) admite ser viável em equipes de elevado nível técnico.
O sistema 4x0 caracterizado pela colocação dos quatro jogadores na parte defensiva da quadra de jogo (Figura 2), é uma formação considerada moderna, pois faz com que as equipes tenham uma grande movimentação, alternando o posicionamento de seus jogadores constantemente. Isso dificulta a marcação das equipes adversárias. A utilização deste sistema pela sua complexidade fica mais restrita a times de alto nível.
Esses sistemas são básicos primeiramente porque são clássicos, ou seja, resistiram ao tempo e segundo porque há tantos outros sistemas de Futsal. Em outras palavras, uma parte dos profissionais que trabalham com o Futsal continua inovando, criando diferentes posicionamentos para se jogar a modalidade.
O sistema 3.1 é responsável pela nomenclatura das posições adotadas no Futsal. Além do goleiro temos o fixo, os alas (direito e esquerdo) e o pivô. É um sistema de movimentações bem mais complexas que o anterior. O pivô tenta “despistar” ou tomar a “frente” do seu marcador para receber a bola de seus companheiros na meia quadra ofensiva. Os alas e o fixo realizam movimentações para criarem espaços onde a bola possa ser lançada ao pivô, que joga de costas para o gol adversário e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para seu companheiro ou, dependendo da situação, girar em cima de seu marcador para finalizar a gol. Esta movimentação realizada pelo fixo e pelos dois alas é denominada rodízio (ANDRADE, 2007).
Com o rodízio uma equipe mantém a posse de bola ate o momento ideal de tocá-la ao pivô ou finalizar (LUCENA, 1994; MUTTI, 1994).
O sistema 0x4 é uma opção de formação tática na qual os quatro jogadores se colocam no ataque. Este sistema pode ser utilizado como opção quando nos momentos finais do jogo a equipe encontrar-se em desvantagem no placa. Outra situação em que se admite a sua utilização é quando a equipe dispõe de um goleiro que tenha um bom controle da bola com os pés.
Como pode ser observado na Figura 2, o sistema rodízio de três se configura com três jogadores colocados em sua parte defensiva da quadra e um jogador no ataque. Este sistema se caracteriza pela movimentação dos três jogadores de defesa, fazendo
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