Faixas Etárias Atividades Recomendadas. Características do Grupo
Por: revuelta40 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.032 Palavras (13 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
Faixas Etárias Atividades Recomendadas. Características do Grupo
Santo André
27/10/2014
NOMES: Karina Andrade de Lacerda RA: 1299100168
Viviane de Barros Salatini RA: 9019435093
Turma: 1°A
Faixas Etárias Atividades Recomendadas.
Características do Grupo
Trabalho desenvolvido através da disciplina: Recreação e Lazer do curso de Educação Física-Bacharelado, Orientado pelo Prof. Bruno Meireles
Santo André
27/10/2014
SUMÁRIO
1-Introdução................................................................................... 01
2 -Atividades Recreativas:
2.1 Crianças idade 4 meses à 3 anos.......................................... 02
2.2 Crianças idade 4 meses à 3 anos........................................... 03
3- Atividades recreativas: Crianças com 4 a 6 anos................... 04
4- Atividades recreativas: Crianças com 7 aos 12 anos..............05
5- Atividades Recreativas: Jovens de 13 aos 17 anos ............... 06
6- Atividades Recreativas para adultos ....................................... 07
7- Atividades recreativas para Idosos .......................................... 08
7.1 –brincadeiras para idosos ....................................................... 09
8 – conclusão ...................................................................................10
9 –bibliografia ...................................................................................11
Introdução
Neste trabalho abordaremos as atividades recreativas em determinadas faixas etárias como é aplicada e para qual finalidades ou seja o objetivo de cada brincadeira, jogos e etc. Sua importância para cada idade e como pode influenciar no desenvolvimento de cada um.
01
Atividades Recreativas para crianças entre 4 meses á 3 anos.
A partir de 4 meses. TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim. OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS IDADE: A partir de 1 ano e meio. TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca. MATERIAL: Fantoches ou dedoches. OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como:- Quem trouxe você para a escola hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou lanche?
MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ IDADE: A partir de 2 anos. TEMPO: Uma hora. ESPAÇO: Sala de atividades. MATERIAL: Canetas hidrográficas, papel e envelopes. OBJETIVOS: Tranquilizar-se quanto aos sentimentos de adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades escolares. Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao chegar em casa. Caso contrário, guarde o desenho com as demais atividades.
HORA DA COLHEITA IDADE: A partir de 3 anos. TEMPO: Uma hora. ESPAÇO: Sala de atividades. MATERIAL: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e vasilhas ou cestinhos coloridos. OBJETIVOS: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas. PREPARAÇÃO: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro crianças. Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma
02
tonalidade. Se o dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.
(Até os 3 anos de idade, é comum a criança expressar seus desejos e frustrações com atitudes que não são lá muito delicadas. Cabe ao adulto mostrar que há outras formas de se relacionar com o mundo. Oferecer às crianças um ambiente tranquilo e acolhedor é o primeiro passo para diminuir a agressividade natural nessa fase: quanto maior o bem-estar, menor a necessidade de se expressar agressivamente.)
...