Fisiologia humana
Por: will55 • 15/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.416 Palavras (6 Páginas) • 293 Visualizações
1) Explique o que é fisiologia e homeostasia.
Fisiologia e a ciência que estuda as funções de todos os sistemas e os fenômenos orgânicos normais dos seres vivos e seus processos físicos e químicos. O objetivo da fisiologia humana é elucidar os processos responsáveis pela origem, desenvolvimento e continuação da vida do ser humano.
Homeostasia e o equilíbrio dinâmico do organismo que mantem a vida dos seres vivos, através da realização das funções celulares, teciduais e dos sistemas, no tempo adequado. Esse termo é usado para definir a manutenção de condições quase constantes no meio interno. Todos os órgãos e tecidos do corpo humano realizam funções que contribuem para manter estas condições constantes.
2) O que é ribossomo, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi, lisossomo, peroxissomo e mitocôndria? Qual a função de cada uma dessas estruturas celulares?
Ribossomo: Os ribossomos apresentam-se como corpúsculos esféricos com diâmetro aproximado de 150 Ângstron e são os menores orgânulos do citoplasma das células procariontes e eucariontes. São responsáveis pela síntese de novas moléculas de proteínas na célula.
Reticulo endoplasmático rugoso: este é constituído principalmente por bolsas achatadas, com ribossomos aderidos na superfície
externa e é responsável pela síntese proteica.
Retículo endoplasmático liso: este é constituído principalmente por tubos membranosos sem ribossomos aderidos e é responsável pela síntese de substâncias lipídicas.
Complexo de Golgi: tem um aspecto de pequenas escamas isoladas em células vegetais e em células de animais invertebrados. É uma organela constituída por um conjunto de sáculos achatados de membranas lipoprotéicas e lisas, denominadas dictiossomos. Possui forma variável conforme o estado funcional da célula. As substâncias são transportadas para o complexo de Golgi, onde serão processadas para formar os lisossomos depois de transformadas são dispersas no citoplasma em forma de vesículas, contendo enzimas hidro líticas, responsáveis pela lise.
Lisossomos: são vesículas de membrana lipoprotéica que contem em seu interior enzimas digestivas especificas, estas podem ser: fosfatasses proteases, lipases, RNA, DNA, etc. São organelas que ocorrem em praticamente todas as células eucarióticas. São as organelas responsáveis pela digestão intracelular.
Peroxissomos: eles são vesículas que contêm oxidases, capaz de combinar íons de oxigênio (O2) com íons de hidrogênio (H) para formar o peróxido de hidrogênio (H2O2). Suas enzimas degradam lipídios e aminoácidos. Esta organela também possui enzimas chamadas de peroxidases. As peroxidases degradam o hidróxido de hidrogênio (H2O2) formado durante o processo de quebra de outras substâncias e que, em grandes concentrações, é tóxico para a célula. (Alice Dantas Brites).
Mitocôndrias: são organelas que possuem uma dupla membrana de composição semelhante à membrana plasmática. Ocorre nesta organela a biossíntese aeróbia de ATP (trifosfato de adenosina), que é uma substância de alta energia.
3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
O liquido intracelular é limitado pela membrana plasmática, ou seja, se situa dentro da membrana. Corresponde ao citoplasma da célula. Este é constituído essencialmente por água, filamentos citoplasmáticos e algumas organelas celulares. Já o liquido extracelular é todo líquido corporal que se encontra no exterior das células, mas que faz parte do metabolismo de um organismo pluricelular. O fluido extracelular também circula entre o sangue, pois atravessa pelos poros das paredes dos capilares sanguíneos garantindo trocas por difusão entre o sangue e os fluidos teciduais. Portanto, é através do fluido extracelular que as substâncias como íons e nutrientes, necessários para que a célula se mantenha viva, são transportadas. (U1 - Fisiologia Celular)
4) O que é difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?
Difusão simples: significa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular por sua própria energia cinética. É um processo passivo e a força motriz é a própria gradiente de concentração entre os dois lados da membrana. Não necessita de moléculas carreadoras e as substancias transportadas são água, gases, íons e moléculas pequenas. (U1 - Fisiologia Celular)
Difusão facilitada: é um transporte passivo, mas o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. A molécula acopla-se a essa proteína transportadora, que pertence à membrana, e desloca-se de um lado a outro desta fazendo o movimento da molécula. A força motriz, assim como na difusão simples, é a gradiente de concentração do soluto. As substancias transportadas são glicose e aminoácidos. (U1 - Fisiologia Celular)
Osmose: é o transporte da água através de uma membrana semipermeável devido à espessura pequena do poro da membrana. Esse processo ainda é considerado passivo, em que a força motriz é a gradiente de concentração da água. A substancia de transporte é a agua. (U1 - Fisiologia Celular)
O transporte ativo: é responsável pelo transporte de substâncias contra a gradiente de concentração. Esse processo é considerado ativo por haver um gasto de energia e necessita de um transportador ou carreador específico. As substancias transportadas são íons cálcio, sódio e potássio (bomba de sódio e potássio), ferro, hidrogênio, cloreto, alguns açúcares, aminoácidos, entre outros. (U1 - Fisiologia Celular)
5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma dessas fases.
Existem
...