Ginástica Ergonomia e Ginastica Laboral
Por: gustavozigaras • 18/9/2018 • Dissertação • 1.363 Palavras (6 Páginas) • 427 Visualizações
[pic 1]
Ergonomia e Ginastica Laboral
Portfólio
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina: ergonomia e ginastica laboral , ministrado pela professora Carmen Aparecida Malaguti de Barros.
Gustavo Henrique de Almeida Zigaras
R.A: 8044183
BATATAIS-SP
2018
1) De acordo com a International Ergonomics Association (IEA), existem três domínios da Ergonomia. Descreva-os e exemplifique com alguma atividade (ou a sua própria atividade) em que momentos, ações na prática você utiliza os domínios estudados.
A ergonomia é dividida em 3 especialização que são elas:
Ergonomia Física caracterizada com as características do corpo humano como anatômicas, antropométricas, fisiológicas e biomecânica que se relacionam com nossas atividades do dia a dia. Um exemplo prático é o trabalho de alongamentos dos grupos muscular que o indivíduo utiliza durante sua jornada de trabalho, ou até mesmo correção de uma postura adequada para evitar futuros problemas.
Ergonomia cognitiva trata dos processos mentais utilizados pelo ser humano nas realizações das tarefas do dia a dia como percepção, memoria e como elas afetam as suas interações durantes suas atividades, são avaliados cargas mental exigida no trabalho, as tomadas de decisão. Podemos citar um exemplo prático como treinamentos e palestra de desenvolvimento de relações entre funcionários e clientes, ou líderes e funcionários melhorando a relações entre todos os fatores envolvidos.
Ergonomia organizacional ou como conhecida também como macro ergonomia, onde se refere na otimização dos sistemas sócio técnicos, estrutura organizacional, políticas e processos, uma ergonomia voltada mais para a comunicação e trabalho em grupo. Como exemplo atividades que visa trabalhar o trabalho em grupo como jogos recreativos e competição em equipe onde é necessário uma organização das equipes para chegar onde se deseja.
2) O que você entende sobre o Taylorismo, e quais são os seus princípios? Discorra sobre cada um deles.
O Taylorismo é um método de trabalho muito simples e eficiente que facilitou muito o trabalho entre a união homem e máquina ou seja melhorando a produção de trabalho conseguindo uma organização das atividades realizadas colocando cada indivíduo na sua melhor área de atuação, além que o mesmo achava que o pagamento estimulavam os funcionários a trabalharem aumentando assim a produtividade de seus trabalhos ou seja foi um dos principais inspirador da reforma tecnicista da época.
O Taylorismo tem 4 princípios importantes o primeiro dele é encontrar uma melhor maneira para se realizar o trabalho é o primeiro passo para uma melhor obtenção de uma produção diferente. O segundo passo é achar pessoas certas para as tarefas ou seja as pessoas são diferentes e assim elas devem ser selecionadas para aquela tarefa que mais é adequada a ela. O terceiro passo a supervisão, recompensa e punição onde a supervisão era essencial para assegurar que o empregador executasse a tarefa da melhor maneira. E por último o sistema de incentivos salariais Taylor acreditava que a partir do momento que o funcionário entendesse seu método com incentivos salariais por peça o empregador utilizaria em benefício próprio pois haveria um aumento na produção e assim recompensando seu trabalho na produção.
3) Na ergonomia foram desenvolvidas duas correntes que se complementam entre si, a Ergonomia anglo-saxônica de países da língua inglesa e a Ergonomia francofônica, de países de língua francesa. Descreva o que diferencia uma da outra.
A ergonomia anglo-saxônica e francofônica não são oposta e sim se complementam uma com a outra o que diferencia uma da outra é que no modelo anglo-saxônica atua diretamente sobre o homem-máquina usando conhecimentos para fazer adaptações da máquina ao homem, enquanto o francofônica é mais voltada para a subjetividade, atuando na interface homem-tarefa não visando praticamente a concepção da máquina.
4) Descreva sobre os principais pressupostos da Ergonomia utilizados na sua prática como princípios básicos e a importância destes princípios para a análise ergonômica.
Os principais pressuposto da ergonomia é uma ciência que se desenvolve ao longo dos anos em sua prática como tem também os princípios básicos necessários para se entender certo conceito ou fenômeno, dentro dessas característica para se compreender ela está ligada a três princípios básicos que norteiam a ergonomia são eles a interdisciplinaridade, analise de situações reais e o envolvimento dos indivíduos.
Interdisciplinaridade se destaca pela importância da análise de das condições de trabalho, responsável por projetar boa interfaces entre homem e posto de trabalho adequando todos os tipos de atividades para melhorar a qualidade do serviço. Em termos práticos ela se baseia em conhecimentos científicos como fisiologia, anatomia, psicologia medicina, entende que é uma área muito complexa com um grande leque de conhecimento, por isso é tão difícil de encontrar um profissional com todas as competências ergonômicas dessa maneira o tfabalho é realizado sempre em equipe.
Analise de situações reais é considerado como um olheiro que visa identificar os fatores que são fundamental para otimizar o processo de produção como um todo seja ele ponto de vista técnico ou humano. É uma situação que combina objetivos e metas determinados pelas tarefas podendo dessa maneira identificar e valorizar as situações de trabalho tanto biológicas como psicólogas, analisando todos esses pontos é possível propor as mudanças necessárias dentro do ambiente de trabalho para evitar todos os riscos e assim oferecer soluções para os problemas.
...