TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ginástica de Academia, Laboral e Ergonomia

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.070 Palavras (5 Páginas)  •  928 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Viviane Sacre – R.A 1176788

Ginástica de Academia, laboral e Ergonomia

Unidade I

                                                                

                                                

                                                        Ginástica de Acad.,laboral e Ergonomia

                                                        Professora: Maria Cecília L. B. Soares

Batatais

2015

[pic 3][pic 4]

 De uma escola cidaã

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

Curso: Bacharel em Educação Física

Disciplina: Ginástica Cecília Lieth B. Soares

Tutor: Marcel Frezza Pisa

R.A.: 1176788

Aluno: Viviane Sacre

Turma: BTTA1

Unidade 1:

Questões:

  1. Como se deu o processo de evolução da ginástica como metodologia de treinamento? Qual foi a primeira modalidade de ginástica nas acadimas na década de 80?

R: As aulas de Ginástica Coletiva evoluíram a partir da ginástica de manutenção que era praticada nos Estados Unidos nos anos 70.

Está Ginástica era freqüentada principalmente por senhoras com idades superiores aos 30, que viam nesta atividade a oportunidade de adquirir uma boa condição física, recuperando a firmeza muscular e muitas vezes tinham uma forte componente social que contribui em grande medida proliferação desta atividade. Juntamente com estes fatores, houve um conjunto de pessoas tornasse conhecida e praticada em todo mundo.

Ginástica Aeróbica: foi à primeira modalidade colocada nas academias na década de 80.

Em sentido amplo, é a combinação de ginástica clássica com dança. É um treinamento dinâmico com movimentos rítmicos franqueado com musica motivador. Elementos principais da ginástica aeróbica é coordenação motora e fitness. Essa atividade requer elevado nível de força, agilidade, flexibilidade e coordenação.

  1. A música é um dos elementos constituintes da ginástica de Academia. Sabe-se que a musica formada pelo tempo seguindo do contratempo. Descreva o que vem a ser o tempo e o contratempo na musica e sua importância para as aulas de Ginástica de Academia.

R: A música é formada pelo tempo, seguindo pelo contratempo. O tempo é a batida mais forte da musica, e o contratempo, a batida mais suave da musica.

Para cada ritmo musical, vamos ter uma combinação diferente de ambos; no samba, por exemplo, temos o que se chama de compasso binário.

O compasso, também, pode ser ternário, como nas valsas, ou quartenário, como no Rock ou dance.

Dois tempos = compasso binário = um tempo forte e um fraco= um, dois/marcha.

Três tempos=compasso ternário=um tempo forte e dois fracos=um, dois, três/valsa.

Quatro tempos=compasso quartenário=um tempo forte e três fracos=um, dois, três, quatro/Rock/dance.

O professor que se movimenta junto com a música, ao invés de ir contra, vê que a música o ajuda como elemento de coesão e relacionamento do grupo.

A cada nova frase, os alunos esperam um movimento novo. Eles respiram co a música e confiam nela.

 Acontece o que se chama de sinergia; um elemento (a música) ajuda o outro (o movimento) e vice-versa.

Tudo acontece intuitivamente, em nossos ouvidos sendo os melhores mestres. No entanto, cabe ao Professor conhecer a música e saber ouvir a sua música para que os movimentos e musica andem juntos sinergicamente conduzem o aluno.

O primeiro conceito a ser compreendido é as oitavas musicais. As musicas utilizadas nas aulas de ginástica devem ser todas, composta de oitavas  dea junção de dois compassos quartenários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (383.1 Kb)   docx (142.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com