Hidroginastica
Por: RAYRON BARROS DE OLIVEIRA • 9/12/2015 • Artigo • 1.250 Palavras (5 Páginas) • 591 Visualizações
HIDROGINÁSTICA NA TERCEIRA IDADE
Leni Cristina Rodrigues¹, Maria Elisa Barreto de Jesus¹, Rayron Barros de Oliveira¹, Taina Castro da Silva¹, Francisco das Chagas Correia Bastos Junior¹
Cintia Emanuelly Ramos Magalhães²
RESUMO
Esta pesquisa bibliográfica foi realizada para estimular os idosos sobre a prática da hidroginástica embora ela não seja uma atividade exclusiva para idosos, é nesta modalidade que encontramos o maior número de praticantes e tem como objetivo investigar os benefícios que ela produz na vida desses idosos. As vantagens que a hidroginástica oferece em comparação com os exercícios terrestres vão desde a possibilidade de aumento de sobrecarga com menor risco de lesões. O processo de envelhecimento no indivíduo saudável está relacionado com inúmeras alterações psicológicas e físicas que interferem na área motora, concorrendo para a inatividade e contribuindo para o aparecimento e agravamento de determinadas doenças, além de influenciar negativamente a realização das atividades de vida diária. Portanto, a prática de hidroginástica pelo idoso deve ser estimulada, pois além de ser uma atividade relaxante e de baixo impacto, e capaz de melhorar a qualidade de vida e o sedentarismo.
Palavras-Chave: Hidroginástica. Idosos. Atividade Física.
INTRODUÇÃO
A hidroginástica na terceira idade contribui para que os idosos venham a ter uma vida tranquila e saudável devido os seus inúmeros benefícios, muitos idosos procuram a hidroginástica sob recomendação médica. Contudo, algumas precauções devem ser adotadas na prescrição da atividade direcionada para o idoso, a fim de que esta seja segura e prazerosa. Dentre os exercícios mais adequados aos idosos estão a caminhada, o ciclismo, a natação e a hidroginástica. Devido a sua grande procura, a hidroginástica vem aumentando o número de adeptos na terceira idade. Ela propicia ao idoso o aumento de sua capacidade aeróbia, força muscular, flexibilidade articular e o treinamento de habilidades específicas como equilíbrio e coordenação motora. Soma-se ainda o fato de esta atividade oferecer ambiente de relaxamento e incentivo ao contato social, atuando no combate ao estresse, depressão, na melhoria da auto percepção corporal e da autoestima.
- VANTAGENS DA HIDROGINÁSTICA COMPARADA ÀS OUTRAS ATIVIDADES FÍSICAS
“Como diz o nome, hidroginástica é a ginástica na água, a qual se diferencia das outras atividades, realçando alguns benefícios, devido às propriedades físicas que o meio oferece.” (ASSIS, 2007). Atualmente, a hidroginástica é estudada no mundo todo e pesquisadores já apontam a água como o meio mais propício para a prática de atividades físicas e dizem ser ela o alvo de maiores investimentos no mercado financeiro do fitness para os próximos anos. As vantagens que a hidroginástica oferece em comparação com os exercícios terrestres vão desde a possibilidade de aumento de sobrecarga com menor risco de lesões, passando pelo maior conforto devido à temperatura adequada da água, até a diminuição das comparações estéticas ocorridas nas aulas fora da água.
A hidroginástica para o idoso vem se tornando uma atividade física saudável de promover a boa forma, com quase nenhuma contraindicação. Contribui para o relaxamento, o bem estar e a diminuição do estresse emocional do idoso. É uma das atividades que pode ser indicada para quem tem pouco ou nenhum condicionamento físico, pois ela é praticada na água, geralmente ao nível do ombro, fazendo com que o peso do corpo diminua, diminuindo assim o impacto nos músculos e nas articulações. “A água oferece uma resistência que atua como se fosse um peso, como é mais difícil andar na água que no solo então, há um trabalho maior contra a resistência da água. Podendo assim fortalecer o músculo com ou sem equipamento.” (ASSIS, 2007)
- BENEFÍCIOS AOS IDOSOS QUE PRATICAM HIDROGINÁSTICA
A atividade física quanto mental é o caminho para envelhecer dignamente. Exercícios frequentes ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas e degenerativas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e obesidade. De acordo com ASSIS (2007).
A pressão tranquilizante da água alivia o inchaço e a dor nas articulações, aumentando a flexibilidade. Fazer exercícios na água ajuda a eliminar a autocrítica em relação aos movimentos, pois não podem ver o que estão fazendo. Praticar a hidroginástica regularmente melhora todos os componentes: aeróbico, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. (p.69)
A prática da hidroginástica ajuda a combater o sedentarismo, contribui para a qualidade física do idoso relacionada à saúde, serve para melhorar a postura, a coordenação motora e o equilíbrio. Aumenta também a capacidade de resistência ao estresse e melhora o relaxamento, é uma atividade aeróbia que envolve um grande grupo de músculos em movimentos repetitivos, sem exigir o máximo do corpo, permitindo assim, a sua realização por longos períodos de tempo.
(...) a prática regular de hidroginástica melhora os cinco componentes do condicionamento físico: condicionamento aeróbico, forca muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal além dos componentes secundários: velocidade, potência, agilidade, reflexos, coordenação e equilíbrio. (DE ASSIS, 2006, p.9)
...