Idos de física
Trabalho acadêmico: Idos de física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: roger1975 • 28/4/2013 • Trabalho acadêmico • 2.885 Palavras (12 Páginas) • 962 Visualizações
IDOS DE FÍSICA
01. Na figura ao lado, um observador está inicialmente na posição A, em frente a um espelho plano. Entre A e o espelho está situado o objeto O. O observador em A vê a imagem virtual de O, localizada no ponto I. Onde estará a imagem de O, caso o observador se desloque até a posição B?
A) I4
B) I3
C) I2
D) I1
E) I
Questão 1, alternativa E
A mudança na posição do observador não altera a posição da imagem. O que muda de lugar é a região da superfície do espelho onde será refletida a luz proveniente do objeto que atinge o observador em sua nova posição. A lei da reflexão garante que a imagem do objeto está sempre na mesma posição.
02. Um gráfico mostra como varia a potência elétrica fornecida a uma pequena cidade durante o intervalo de tempo que vai de 12 horas (meio-dia) até 20 horas (8 horas da noite). Sejam: E1 a energia elétrica fornecida entre 12 horas e 17 horas, e E2 a energia elétrica fornecida entre 17 horas e 20 horas. A razão é:
A) 1,0
B) 1,2
C) 1,5
D) 1,8
E) 2,0
Questão 2, alternativa A
Ora, potência é medida em unidades de energia por tempo. Então, a "área" sob a curva no gráfico da questão 2 dá a quantidade de energia fornecida durante o correspondente intervalo de tempo. Assim,
.
Por outro lado,
.
Portanto, a razão
03. A figura ao lado representa o processo de descarga de um capacitor como função do tempo. No tempo t = 0, a diferença de potencial entre as placas do capacitor era Vo = 12 volts. No instante de tempo t1, assinalado no gráfico, a diferença de potencial, em volts, entre as placas do capacitor é:
A) 1,5
B) 3,0
C) 4,5
D) 6,0
E) 7,5
Questão 3, alternativa C
A carga acumulada em um capacitor é diretamente proporcional à diferença de potencial entre suas placas. A constante de proporcionalidade é a chamada capacitância C do capacitor. De acordo com o gráfico, no intante t = t1, a carga do capacitor vale Assim,
Portanto, V = 4,5 volts.
04. De acordo com a teoria da relatividade, de Einstein, a energia total de uma partícula satisfaz a equação E2 = p2c2 + mo2c4, onde p é a quantidade de movimento linear da partícula, mo é sua massa de repouso e c é a velocidade da luz no vácuo. Ainda de acordo com Einstein, uma luz de freqüência n pode ser tratada como sendo constituída de fótons, partículas com massa de repouso nula e com energia E = hn, onde h é a constante de Planck. Com base nessas informações, você pode concluir que a quantidade de movimento linear p de um fóton é:
A) p = hc
B) p = hc/n
C) p = 1/hc
D) p = hn/c
E) p = cn/h
Questão 4, alternativa D
Sendo nula a massa de repouso de um fóton, sua energia satisfaz a equação E2 = p2c2 ou seja,
E = pc. (1)
Mas a energia de um fóton de freqüência n pode, igualmente, ser expressa como
E = hn. (2)
Igualando-se (1) e (2) temos: pc = hn ® p = hn/c.
05. No circuito abaixo, os três resistores são idênticos e cada um pode dissipar uma potência máxima de 32 W, sem haver superaquecimento. Nessa condição, qual a potência máxima, em watts, que o circuito poderá dissipar?
A) 32
B) 36
C) 40
D) 44
E) 48
Questão 5, alternativa E
Suponhamos que a corrente total no circuito seja i. Então, pelo resistor que está à direita, na figura acima, circula uma corrente igual a i e por cada um dos resistores à esquerda, uma corrente igual a i/2. A potência máxima dissipada no resistor à direita é P1 = i2R = 32 W. Cada resistor à esquerda dissipará uma potência P2 = i2R/4 = 8 W. Assim, a potência total dissipada pelo circuito será
P = P1 + 2P2 = 32 W + 16 W, ou seja, P = 48 W.
06. Um pássaro pousa em um dos fios de uma linha de transmissão de energia elétrica. O fio conduz uma corrente elétrica i = 1.000 A e sua resistência, por unidade de comprimento, é de 5,0 x 10-5 W/m. A distância que separa os pés do pássaro, ao longo do fio, é de 6,0 cm. A diferença de potencial, em milivolts (mV), entre os seus pés é:
A) 1,0
B) 2,0
C) 3,0
D) 4,0
E) 5,0
Questão
...