Instituições de Longa Permanência Para Idosos
Por: gabrielfred • 26/6/2019 • Trabalho acadêmico • 337 Palavras (2 Páginas) • 353 Visualizações
É possível afirmar que desde o século XVIII, com o advento da Revolução Industrial, a qualidade de vida e a longevidade aumentaram expressivamente. Entre as principais invenções tecnológicas que possibilitaram a melhoria das condições de vida da população, encontram-se as seguintes: produção de medicamentos, invenção de equipamentos que reduziram a necessidade de esforço por parte dos trabalhadores, aumento da oferta de alimentos para o consumo, melhorias nas condições de saneamento básico e habitação, entre outros.
Como resultado, a população tem vivido por mais tempo, questão que, apesar de apresentar notáveis pontos positivos, também apresenta consequências negativas. Se por um lado, a população tem reduzido seu esforço físico no trabalho e consumido mais alimentos; por outro, elevou-se o sedentarismo e a ingestão de comidas prejudiciais à saúde dos indivíduos. Essa conjuntura, cria seres sociais propensos ao desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes, obesidade, altos níveis de colesterol, etc. É importante frisar que viver mais não significa, necessariamente, viver melhor. Afinal, qual a recompensa de viver por mais de 100 anos, sendo que mais de 40 desses foram sobre uma cama?
Vale ressaltar que o estresse vivenciado por boa parte da população em seu ambiente de trabalho, o qual pressiona o funcionário constantemente para o batimento de metas e aumento de produtividade, tem contribuído para o desenvolvimento de doenças e de distúrbios psicológicos. Depressão, estresse continuado, ansiedade e colapsos nervosos são apenas algumas das disfunções que acometem milhões de indivíduos todos os anos.
Consequentemente, tem-se observado um aumento significativo no número de idosos que necessitam de cuidados especiais. No entanto, muitas vezes tais “velhinhos” não possuem familiares disponíveis para auxiliá-los em suas necessidades mais básicas e, ao mesmo tempo, vitais. Desse modo, clínicas que ofereçam cuidados adequados para os membros da terceira idade mostram-se como soluções para a problemática.
A partir dessa perspectiva, neste trabalho, abordaremos as principais atribuições, características e aspectos fundamentais que fazem parte das Instituições de Longa Permanência para Idosos, conhecidas como “ILPI’s”, valorizando como essas podem contribuir para uma longevidade sustentável e frutífera para o idoso em questão.
...