A Instituição de Longa Permanência para Idosos
Por: Marcelo Braga • 8/12/2019 • Ensaio • 600 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
SÃO BERNARDO DO CAMPO
2019
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
MARCELO DE JESUS BRAGA
aconselhamento
Instituição de Longa Permanência para Idosos
Trabalho da disciplina Aconselhamento e Orientação em Psicologia apresentado ao Professor Marcos Justiniano como composição de nota do 2º bimestre.
[pic 10]
1 Introdução
O projeto tem como finalidade atender demanda de uma casa de longa permanência para idosos, que objetiva melhorar a apatia dos idosos e elevar o nível de felicidade dos mesmos. A falta de expressão facial, desânimo pela rotina e tristeza foi notada pelos familiares e reportada para a direção da instituição que contratou nossa clínica.
A clínica de Psicologia propôs uma mudança de ambiente no qual os próprios idosos através de entrevistas semiestruturadas fornecem dados para melhora desse espaço.
2 Objetivo
O projeto tem como objetivo intervir em uma Instituição de longa permanência para idosos, propondo mudar o ambiente pelo menos uma vez por semana, aconselhando cenários que possibilite trazer pensamentos funcionais e esses cenários serão criados através de dados extraídos das entrevistas feitas com os idosos; entrevistas e escutas atentas com os idosos, serão as fontes principais de informações para mudança dos cenários em que eles moram.
3 Metodologia
A Proposta é utilizar entrevistas semiestruturadas com os idosos que possuam a parte cognitiva preservada, ou seja, em condições de realizar a entrevista com fidelidade nos dados fornecidos, quando a parte cognitiva como memória e fala do idoso estiver comprometida, poderá realizar a entrevista com um parente próximo.
Os dados que objetiva coletar dos idosos serão os mesmos que darão forma ao ambiente. Haverá uma tabulação e análise dos dados e o cenário será estruturado visando agradar a todos. O questionário buscará levantar dados como hobby, comidas, músicas, jogos, filmes, paisagens, etc.
Na casa moram 25 idosos, sendo 15 homens e 10 mulheres, e as idades variam dos 65 aos 98 anos; destes, 3 idosos do sexo masculino utilizam cadeira de rodas e do sexo feminino apenas 2 utilizam cadeiras de rodas. As entrevistas serão feitas pelos 5 estagiários de Psicologia do 6º semestre da Faculdade Anhanguera São Bernardo do Campo. Haverá uma psicóloga das 9h. às 17h. com o objetivo de observar e colher informações do impacto das alterações do ambiente.
A abordagem utilizada será Terapia Cognitiva Comportamental de Aaron Beck uma psicoterapia estruturada, de curta duração, voltada para o presente, direcionada para a solução de problemas atuais e a modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais - inadequados e/ou inúteis - (Beck, 1964).
...