Nado Crawl
Por: apar • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.170 Palavras (5 Páginas) • 815 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO FÍSICA
ALEXANDRE, FELIPE, KETLIN, LINCOLN
NADO CRAWL E COSTAS
SOROCABA
2015
LINCOLN LUCAS CRUZ R.A. 2485806571
FELIPE ANTUNES PESTANA R.A. 1586965404
KETLIN MENDES FERNANDES R.A. 1579102185
ALEXANDRE GABRIEL JARDIM R.A. 1591231451
REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL
Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas da disciplina de Teoria e práticas de esporte – Natação do curso de Licenciatura em Educação Física, da Anhanguera Educacional.
SOROCABA
2015
Nado Crawl e Costas
Podemos dizer que o surgimento da natação é tão antiga quanto ao homem, pois os movimentos de braços e pernas dentro da agua, já eram praticados para garantir a sobrevivência fugindo de animais e também para a diversão dos homens. Já hoje em dia a Natação pode ser vista como um método de recreação, um desporto ou podendo ser utilizada para salvar pessoas do afogamento. Com o avanço do tempo, a natação teve muitas mudanças, e técnicas para melhorar o desempenho e qualidade do nado, havendo competições de nado, para que seja avaliado, a agilidade e também, qualidade na execução dos movimentos do respectivo nado escolhido. Temos também, provas individuais, onde o nadador disputa sozinho e pode competir em estilos diferentes em percursos de 50 a 1500 metros. Podemos destacar duas modalidades semelhantes, que possuem grande eficácia na velocidade em que a modalidade dos estilos oferecem, sendo eles o nado costas e Crawl.
No nado crawl, também conhecido como nado livre, temos a caracterização dada pela velocidade que a modalidade oferece. Para a prática o nadador alterna os movimentos entre os braços e as pernas simultaneamente. Os braços iram executar um movimento conhecido como um ‘S’ alongado, criando um impulso do corpo com a água. Durante os movimentos de braços, o mesmos tem que ser coordenados com as pernas, para que seja possível obter uma boa qualidade do treino.
Para que o movimento seja executado corretamente, o nadador deve seguir todos os passos do nado a partir do mergulho, sendo ele dividido duas fases e em quatro etapas após o mergulho. As etapas da primeira fase submersa, se iniciam em apoio, onde o atleta tem a entrada da mão na agua com uma pequena abertura do braço com a palma da mão voltada para fora, a segunda, conhecida como tração, onde após o apoio virar a palma da mão para dentro flexionando o cotovelo, levando a mão para baixo da linha do peito, a terceira etapa, caracterizada como empurrada, com a palma da mão voltada para trás, realiza-se a extensão do cotovelo, levando a mão até o quadril, e a quarta etapa, sendo a finalização, onde viramos a palma da mão para fora, saindo a mão ao lado da coxa com palma para cima.
Já na fase Aérea, que se dá início após a saída mão da água, teremos que retornar o braço a frente com semi-flexão do cotovelo, mantendo a musculatura relaxada para que seja evitado a exaustão dos músculos, polegar voltado para baixo e próximo a superfície, a entrada da mão é realizada a frente do ombro, com palma voltada para a lateral, estendendo o cotovelo.
Debaixo da água o atleta faz o movimento parecido com o ‘S’ e consegue empurrar mais água e aumentar a sua propulsão verdadeira, e então segue a fase com os braços fora da água, em que os braços devem ser projetados com sentido para a frente, com a intensão de emergi-los novamente para o interior da agua, repetindo todo o movimentos novamente. O estilo crawl, compete-se em distancias de 50 metros, 100 metros, 200 metros, 400 metros, 800 metros e 1500 metros.
...