O DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: Felipe Xavier • 16/4/2020 • Trabalho acadêmico • 1.841 Palavras (8 Páginas) • 179 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” CAMPUS DE BAURU DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
Aprendizagem Motora |
Habilidade Motora |
JOSÉ VINÍCIUS ALDÁ BONFIM PROF. DR. SERGIO TOSI RODRIGUES RA: 131023292 Bauru, 23 de março de 2015 |
INDICE
- 1. Introdução Pág. 2
- 2. Descrição da habilidade ensinada Pág. 2
- 3. Diagnóstico do aprendiz Pág. 2
- 4. Atuação do professor Pág. 3
- 5. Metas de aprendizagem Pág. 3
- 6. Local Pág. 3
- 7. Resultados Pág. 4
- 8. Considerações finais Pág. 4
- 9. Referências Pág. 4
- 10. Apêndice Pág. 5
- Introdução
O chute é uma das primeiras habilidades motoras que os seres humanos aprendem na infância, muitas vezes nas aulas de Educação Física no ensino infantil. O chute é uma habilidade motora que está presente em várias situações esportivas, sendo mais evidenciado no futebol e suas derivações (futsal, beach soccer, etc.). O chute é a habilidade motora que permite o a execução do gol, momento máximo no futebol, com incidência de 70% nas situações do gol.
O presente estudo tem como objetivo apresentar a performance do aluno João Guilherme Oliveira na execução do chute com a bola de futsal. João, que possui uma pequena noção desta habilidade, sequer alguma experiência tática do jogo em si, comete alguns erros no posicionamento das pernas, quadril e braços, provocando uma tenção muscular.
.
- Descrição da Habilidade Ensinada
A habilidade a ser ensinada para o aprendiz João foi a do chute com a bola de futsal, no qual essa habilidade motora consiste em bater na bola com o pé, provocando um deslocamento das pernas e pé, no qual esses segmentos corporais irão tocar no objeto bola, provocando o deslocamento do mesmo, após o toque do pé com a bola. O chute a ser ensinado é o vulgo “chapa”, no qual o sujeito deve tocar a bola com a parte interna do pé dominante. O chute “chapa” é o mais indicado no ensino do futebol, pois é um tipo de chute de fácil ensino-aprendizagem e também pelo simples fato de este tipo de chute possibilitar que o executante desloque a bola no alvo desejado, devido ao encaixe que o pé faz com a bola, promovendo uma eficácia na performance e uma execução com simples aspectos biomecânicos. O chute é uma habilidade motora discreta, utilizando-se de programas motores, com a necessidade de possuir uma relação na precisão espacial e temporal. Há a manipulação do objeto bola, o risco de contusão na aprendizagem do arremesso existe, porém é pouco, se ensinado individualmente fora do contexto de jogo/competição.
- Diagnóstico do aprendiz
O aprendiz João Guilherme, de 22 anos é estudante de Educação Física, Na escola onde estudava o ensino desse esporte não deixava a desejar, porém só existia o jogo não as habilidades que o englobam. O estágio da aprendizagem que João se encontra é intermediário no chute e intermediário no futsal, pois obteve vivencias no esporte. O que o aprendiz tem como motivação poder aperfeiçoar essa habilidade, a fim de se divertir com a prática de tal habilidade motora, pois a mesma melhora seu astral em situações lúdicas e a sua coordenação motora.
- Atuação do professor
José Vinícius Aldá Bonfim, redator do presente trabalho, procurou deixar bem explicita a habilidade motora a ser praticada desde a chegada do aluno no recinto de coleta. O professor, logo de início, deixou que o aluno tivesse 2 minutos livres com a bola, no qual o aluno sentisse a textura da bola, peso, tamanho e que o mesmo poderia manusear a bola de maneira livre, para ir se familiarizando com o objeto do estudo. Após o contato prévio com a bola, foi pedido para que o aluno realizasse o chute “chapa” com aproximação, no qual o aluno deveria mover o objeto dentro de um gol de 1 metro de largura. Foram realizadas 10 tentativas com o pé dominante no presente teste. Logo após, o aluno deveria realizar o chute em direção à um cone sem a corrida de aproximação, com 6 tentativas e com o pé dominante. Após o teste, foi pedido que o aluno chutasse ao gol oficial do futsal 10 vezes, somente para a descontração. 6 dias após, foram realizados os mesmos testes, na mesma quantidade da coleta anterior. Durante os testes, o professor dava as devidas instruções de como o aluno deveria chutar, olhar para o objeto e alvo e a movimentação de braços e quadril. Após cada tarefa, o professor dava instruções de como o aluno executou a tarefa, procurando enfatizar os erros e os acertos.
...