O Esporte e Suas Dimensões
Por: Julia Augusto • 10/6/2019 • Projeto de pesquisa • 2.362 Palavras (10 Páginas) • 343 Visualizações
SESI
marIA JULIA Augusto L MENEZES
esporte e suas dimensões
Caruaru
2018
marIA JULIA Augusto L MENEZES
esporte e suas dimensões
Dissertação apresentada ao 3º ano do E.M. do colégio SESI — Unidade José Ranulfo de Queiroz em Caruaru, como requisito parcial para a obtenção de completar a 2 unidade.
Professor: Thelaine Menezes Pires da Silva
Supervisora Pedagógica: Yerma D Queiroz Santos
caruaru
2018
Agradecimentos
A Talita e Jonhson, que sem eles eu não conseguiria trilhar esse caminho.
A Yerma, que arrumou maneiras de facilitar meu caminho perante as dificuldades.
Ao Sesi que me recebeu com muito carinho.
A DR. Lyzia, que me ajudou a superar desafios que eu não conseguia enxergar.
A Tony Robbins, que me ensinou que minhas escolhas moldam meu futuro.
A Gandhi, um homem cuja a determinação e convicção derrubou um vasto império, me ensinando então que não preciso de guerra e sim de luta e sendo pacifista e determinado.
Aos professores, Doutores, que passaram pela minha vida me tornando quem eu sou.
resumo
O objetivo deste trabalho é o de refletir acerca das relações existentes entre as dimensões educacional, de rendimento e participação, no contexto esportivo. A partir da constatação de que tal divisão conceitual é uma importante estratégia para consolidar políticas públicas e práticas pedagógicas inclusivas, o texto aponta elementos capazes de colocar em diálogo as dimensões educacional e de rendimento, não como práticas antagônicas, mas situadas nos conflitos, contradições e antinomias para consolidar a dimensão educativa do esporte.
SUMARIO
- INTRODUÇÃO.................................................................................6
1.1.....................................................................................................6
2 DESENVOLVIMENTO.....................................................................7
2.1....................................................................................................7
2.2....................................................................................................8
3 CONCLUSÃO..................................................................................9
3.1....................................................................................................9
INTRODUÇÃO
1.1
Através dos noticiários, das revistas esportivas, dos jogos transmitidos na televisão, dos campeonatos, das olimpíadas e copas do mundo o aluno é inserido “no mundo dos esportes”, que é parte de nossa cultura, que possui seus valores, princípios e regras, com isso traz à tona as dimensões educacionais, de participação e de rendimento que trouxe as práticas de inclusão no Brasil.
De acordo com a Lei no 9.615/98, conhecida como “Lei Pelé”, o esporte é caracterizado nas seguintes manifestações:
- Esporte educacional – praticado no sistema de ensino e em formas assistemáticas de educação, evitando a hipercompetitividade de seus praticantes, com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral do indivíduo e a sua formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer; 2. Esporte de participação – praticado de modo voluntário, compreendendo as modalidades desportivas praticadas com a finalidade de contribuir para a integração dos praticantes da vida social, na promoção da saúde e educação e na preservação do meio ambiente; 3. Esporte de rendimento – praticado segundo normas gerais dessa Lei e das regras de práticas desportivas, nacionais e internacionais, com a finalidade de obter resultados e integrar pessoas e comunidades do país, e estas com as de outras nações (BRASIL, 1998).
Por este ponto de partida, a Política Nacional de Esporte, ao confirmar tal conceituação, estabelece que as dimensões citadas sejam ferramentas para superar o atual quadro de injustiça, exclusão e vulnerabilidade social que atinge a sociedade brasileira. De modo a garantir o esporte como um direito de todos e dever do Estado e aliado ao preceito fundamental da cidadania, esporte não se dissocia de elementos como o direito a trabalho, educação, saúde, moradia, segurança, previdência social, proteção da maternidade e da infância, e assistência aos desamparados. Seu teor educacional se manifesta quando este é praticado como um bem cultural, que pode ocorrer tanto pelo gosto pessoal quando para a maximização do rendimento.
...