O Estágio Musculação
Por: Emerson Devincenzi • 16/11/2021 • Projeto de pesquisa • 2.361 Palavras (10 Páginas) • 324 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
ELUANA RENATA MACHADO DEVINCENZI
ESTÁGIO IV
CRICIÚMA
2021
ELUANA RENATA MACHADO DEVINCENZI
ESTÁGIO IV
Trabalho de estágio IV apresentado para cumprimento da disciplina do Curso de Educação Física – bacharelado da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Professora: Barbara Regina Alvarez
CRICIÚMA
2021
sUMÁRIO
INTRODUÇÃO
A disciplina de Estágio Supervisionado IV, do curso de Educação Física Bacharelado, tem como objetivo principal inserir o acadêmico ao meio profissional, levando-os ao campo de trabalho para observação, atuação e/ou co-atuação, podendo vivenciar a teoria e prática. A disciplina é ministrada pela professora Barbara Regina Alvarez.
O estágio IV possui carga horária de 90 horas/aula, sendo 32 horas disponíveis para planejamento e atividades em sala de aula e 58 horas/aulas específicas para atuação em campo, dividido em duas modalidades, sendo elas o desenvolvimento de atividades aprofundadas na área de musculação e práticas coletivas na atividade de Jump.
Assim, a atuação neste meio auxilia no desenvolvimento do acadêmico com relação a planejamento e a preparação das aulas, relacionando os treinos que são realizados com as recomendações literárias.
1.2 OBJETIVO GERAL
O estágio é onde o estudante tem a oportunidade de desenvolve a parte prática e se desenvolver para iniciar no mercado de trabalho. O estágio tem como objetivo agregar conhecimento teórico – prático, através da atuação e observação
1.3 OBJETIVO ESPECÍFICO
O estágio está dividido em duas etapas, a primeira etapa na modalidade de especialização em musculação, onde observei as seções de treinamento na Academia Engenharia do Corpo, unidade localizada no bairro nossa Senhora da Salete em Criciúma (SC). A segunda etapa da modalidade em Jump realizada
Dividido em duas partes o estágio supervisionado IV, contempla 29 horas para cada um:
- Modalidade I: Especialização em musculação – Engenharia do Corpo
- Modalidade II: Jump –
- ANÁLISE CONJUNTURA
O estágio IV será realizado na academia Engenharia Do Corpo, que se localiza no Nações Shopping, na Avenida Jorge Elias de Lucca, 765 - Nossa Sra. da Salete, Criciúma - SC.
A unidade de Criciúma conta com uma média 3500 alunos de ambos os gêneros e diferentes idades que utilizam, além das aulas de musculação, a academia também oferece aulas de lutas (Jiu-jitsu e Muay thai), Spinning, Treinamento Funcional, Pilates e atividades rítmicas (Jump, Heart dance e Fit Dance).
O horário de atuação terá como responsável técnico o professor Manoel Miguel da Rocha Porto Junior – Cref: 027279-G/SC, responsável pela Musculação.
Com o aluno que inicia na academia é feito uma breve conversa para saber se há alguma lesão ou doença que possa limitar no seu treino, pois a academia possui um sistema virtual de treinos pré-prontos para cada nível de experiência com a modalidade (iniciante, intermediário ou avançado), a frequência semanal que o aluno treinará e seu objetivo (emagrecimento, hipertrofia, condicionamento físico e definição), havendo limitações os treinos são adaptados. Para individualização da prescrição de treino, o aluno conta com a opção dos serviços opcionais como: consulta nutricional, avaliações físicas regulares e programas de emagrecimento como o total 30 (GRIT).
Quanto espaço físico a academia conta com sala de musculação, sala de lutas e sala de aulas coletivas. A academia é ampla, com aparelhagem de qualidade, ambiente climatizado e bem iluminado, contem vestiários e banheiros de ambos os sexos. Conta com uma diversidade de aparelhos para realização de atividades aeróbicas e de musculação, para exercícios livre há uma área individual, que possuem materiais como halteres, dumbell, kettlebell, barras, colchonetes e anilhas.
A sala de coletivas é extensa, contem piso laminado, sem a presença de colunas, essencial para o desenvolvimento dos alunos, nela possui materiais para as modalidades da ofertadas pela academia. A sala possui ar condicionado e uma parede possui espelhos para utilização durante as aulas.
Em tempos de pandemia medidas restritivas foram impostas, sendo obrigatório uso de toalha e máscaras. Seguindo o decreto a academia está trabalhando com uma demanda menor de alunos por horário, sendo possível o agendamento de até 70 alunos para musculação e 16 para aulas coletivas.
A academia Engenharia do Corpo conta com o aplicativo “Fiti” onde são disponibilizadas as aulas coletivas e individuais. Nele o aluno consegue identificar os horários e a disponibilidade de vagas para agendamento.
O atendimento funciona de forma setorizada, sendo que cada instrutor é responsável por um determinado espaço para auxiliar os alunos.
ESTRUTURA DA ACADEMIA
A academia conta com 1.600 metros quadrados e os seguintes equipamentos listados abaixo:
Área aeróbica:
- 26 esteiras
- 4 simuladores de escada
- 4 bicicletas
- 5 elípticos
Área musculação:
- 1 Gráviton
- 1 Máquina de abdominal
- 1 Máquina de elevação pélvica
- 1 Tríceps paralela
- 1 Mesa flexora
- 2 Bíceps articulado
- 2 Cadeiras flexoras
- 2 Cross over
- 2 Fly/voadores
- 2 Máquinas abdutor/adutor
- 2 Remadas articuladas
- 2 Supinos livres
- 3 Cadeiras extensoras
- 3 Extensores de quadril
- 3 Hack
- 3 Leg press (horizontal,180º,45º)
- 4 Puxadores
- 4 Supinos máquinas
- REFERENCIAL TEÓRICO – MUSCULAÇÃO
Segundo Ramos (1982. p. 94) na Grécia Antiga surgiu os primeiros locais propícios às práticas da “musculação”, estes eram os ginásios, que se constituíam como “Estabelecimento Público destinado ao treinamento atlético, constituído de salas cobertas e locais ao ar livre”. Somente no século XIX, os médicos higienistas, com seus ideais de eugenia de raça e higienização, pregam a importância de o indivíduo realizar atividades físicas para manter o indivíduo forte e saudável, porém, com o intuito de preparar os homens para o trabalho e as mulheres para as linhas de produção e serviços domésticos.
...