O Licenciatura em Educação Física
Por: Aline Sousa • 4/3/2024 • Resenha • 2.541 Palavras (11 Páginas) • 54 Visualizações
[pic 1]
Curso: Licenciatura em Educação Física – 2º Período
Professora: Daniela Pereira da Silva Carvalho
Alunos:
Aline Sousa
Marina Ferreira
Marcelo Henrique
A importância da alimentação saudável
e a pratica da atividade física na infância
URUTAÍ, GOIÁS
2023
SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO....................................................................................................03
1.1 Problema e Hipótese...........................................................................................03
1.2 Objetivo Geral .....................................................................................................03
1.3 Objetivos Específicos ..........................................................................................03
1.4 Justificativa...........................................................................................................04
2.0 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................. 05
2.1 Alimentação saudável.......................................................................................... 05
2.2 Atividade física..................................................................................................... 06
3.0 METODOLOGIA DA PESQUISA......................................................................... 06
4.0 RESULTADOS E DISCUSSÕES......................................................................... 07
5.0 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................. 08
REFERÊNCIAS..........................................................................................................09
- INTRODUÇÃO
A busca por uma alimentação saudável e de boa qualidade juntamente com a pratica de atividades físicas vem se tornando uma problemática que deve ser analisada e averiguada, visando assim saúde e bem estar tanto físico mental e emocional das crianças. Considerando que esse conjunto tem uma ligação direta na prevenção e tratamento de diversas doenças como, por exemplo, obesidade, diabetes, cáries dentárias e desnutrição. Os profissionais da educação Infantil devem cada vez mais buscar ensinar as crianças sobre os vários benefícios e instrui-los no ensino e no hábito de uma alimentação de boa qualidade, e ao ensinar nesta etapa onde eles estão a aprender esses ensinamentos o que poderá ser levado por toda sua jornada de vida.
E o atual mundo globalizado, onde o tempo é considerado um recurso, extingue alguns hábitos demasiadamente demorados, por outros mais rápidos, tudo para poupar tempo e voltar logo ao trabalho. Entre esses hábitos, a prática de uma alimentação saudável muitas vezes é substituída por alimentações feitas em lanchonetes, fast-foods ou comidas congeladas e industrializadas. Apesar de serem deliciosas ao paladar, não fazem tão bem ao organismo de qualquer pessoal, pois são pobres em nutrientes e ricos em gorduras e açucares. No entanto, são mais prejudiciais ainda às crianças em idade escolar, pois necessitam de nutrientes para seu desenvolvimento e também para a aprendizagem. Portanto, a prática de hábitos alimentares saudáveis, que também envolvem a prática de exercícios físicos regulares, deve ser estudada e estimulada em âmbito escolar e familiar, para que assim as crianças conscientizem a adotarem essas medidas, evitando doenças e promovendo a saúde.
1.1 Problema e Hipótese
Partindo desta explanação, este trabalho levanta o seguinte problema: A alimentação saudável e a prática de atividades físicas na fase infantil podem refletir na formação da fase adulta? Sim, pois durante a fase infantil, o corpo e o cérebro estão em desenvolvimento, e há evidências de que hábitos saudáveis nesse período podem ter efeitos duradouros na saúde e no bem-estar ao longo de toda a vida.
1.2 Objetivo Geral
O trabalho tem como objetivo promover de forma simples e consciente, a importância de uma alimentação saudável e a pratica de atividade física na fase infantil.
1.3 Objetivos Específicos
- Estimular a importância da alimentação correta;
- Identificar quais hábitos alimentares e alimentos são e não são saudáveis;
- Evitar o consumo dos alimentos industrializados;
- Diminuir o açúcar, doce e carboidrato;
- Conscientizar os pais e crianças sobre a importância da união da família durante a alimentação;
- Conscientizar a criança sobre a prática de atividades físicas, garantindo o crescimento saudável.
1.4 Justificativa
Entre os fatores que influenciem no crescimento e desenvolvimento da criança e na preservação de sua saúde cabe à alimentação e a prática de atividade física um lugar de importância indiscutível. É importante a formação desses hábitos nas crianças para que tenham uma fase adulta sem interferências. Pois o Atlas Mundial da Obesidade 2023 estima que, no Brasil, até um terço das crianças e adolescentes podem desenvolver obesidade até 2035. Desse total, cerca de 23% serão meninas e 33% serão meninos. Os números são alarmantes por si só, já que, até o ano de 2020, 12,5% das meninas e 18% dos meninos estavam diagnosticados nessa condição.
Além de trazer alterações patológicas já na infância e na adolescência, a obesidade infantil também é apontada como um importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas na vida adulta, incluindo hipertensão arterial sistêmica, dislipidemias, problemas ortopédicos, diabetes tipo II e alguns tipos de câncer.
Durante o crescimento, é natural que a criança apresente certa preferência por alimentos ricos em carboidratos. No entanto, essa seletividade não deve ser reforçada, pois, além de aumentar as chances de sobrepeso e obesidade, causa limitação no fornecimento de micronutrientes - vitaminas e minerais - por meio da alimentação, podendo resultar em carências nutricionais pontuais. Além disso, quando a criança consome alimentos inadequados, ocorre um descontrole no metabolismo, elevando a necessidade de ingestão de comida e diminuindo a sensação de saciedade.
...