O Portfólio de Nutrição
Por: MayaraLivio • 14/5/2022 • Trabalho acadêmico • 386 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
BACHAREL
Disciplina: Nutrição e Dietética | Tarefa: Portfólio | |
Nome: Vanessa Araújo Marincek | RA: 8085645 | Turma: |
Portfólio = MUITO ALÉM DO PESO
A obesidade é uma doença crônica, é uma condição em que a pessoa/criança se encontra devido a alimentação desregrada, estando acima do peso para sua idade e altura. É um acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade infantil se tornou um problema muito mais grave que a desnutrição. Uns dos maiores fatores que levam crianças e adultos à obesidade é a indústria do marketing e a facilidade em ministrar os alimentos. A mídia tem a função de persuadir pessoas a se alimentarem de forma mais “fácil” e não com qualidade. Promovem um tipo de marketing que induzem as pessoas a acreditarem que aqueles alimentos são saudáveis. As indústrias de alimentos, como por exemplo, os fast food, refrigerantes, sucos industrializados, executam propagandas fictícias dizendo que aquilo gerará felicidade, a ponto de pais servirem esses alimentos para seus filhos de forma desordenada, acreditando estarem alimentando-os de forma saudável, mas estão sendo enganados, gerando doenças, como obesidade, diabetes, pressão alta.
O que há de ser feito quando é diagnosticada a obesidade, é melhorar os hábitos alimentares, introduzir atividade física diariamente e continuar com frequência, aumentando a intensidade para adquirir perda de peso e ganho de massa magra.
A organização Mundial da Saúde estimou que 41 milhões de crianças menores de 5 anos estão obesas ou acima do peso. Este é um número estarrecedor, causa grande espanto, pois a obesidade é encontrada em todas as classes sociais e acontece principalmente nas mais baixas. Famílias com renda baixa, tem difícil acesso a informação e alimentos nutricionais para servirem aos seus filhos, como verduras, legumes e frutas. Eis que consumem maiores quantidades de carboidratos.
O caminho que leva o indivíduo à obesidade inicia-se na introdução alimentar. Muitos pais sem informação acreditam que alimentos industrializados, que são cheios de açucares, altamente processados, como papinhas prontas, sucos, embutidos, falsos iogurtes, e até refrigerantes, possam ser a melhor opção para ofertar aos seus filhos. É nesta hora que está iniciando um triste caminho para a obesidade e diversas outras doenças que esses alimentos causam às pessoas.
Com aceso a informação nutricional, pais e responsáveis, ofertam melhores alimentos, principalmente os “in natura”, que são os mais saudáveis e tem todos os nutrientes possíveis que uma criança precisa.
http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/medicalproceedings/cihhs/10590.pdf
...