OS FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Por: gabriela3354 • 10/2/2021 • Trabalho acadêmico • 367 Palavras (2 Páginas) • 530 Visualizações
CENTRO UNIVERISTÁRIO CLARETIANO
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PORTIFÓLIO CICLO 2
TUTOR: Robson Amaral da Silva
ALUNA: Gabriela Stéfani de Morais Resende
RA:8062743
Este trabalho nos permite avaliar e construir juntamente com estudante o trabalho pedagógico e com isso fazer o resgaste do patrimônio cultural.
Com isso é possível enfatizar os aspectos lúdicos e os movimentos corporais durante a execução da brincadeira
Com este trabalho estamos contribuindo com o desenvolvimento do aluno, e possibilitando a construção e a reconstrução e experimentação das brincadeiras, fazendo o resgaste delas e enriquecendo os conhecimentos e vivencias do aluno.
Brincadeira Rouba bandeira
Origem do jogo
O rouba bandeira chegou ao Brasil a muito tempo atras, e se popularizou nos anos 70/80. Mas na verdade foi iniciada pelos escoteiros, segundo consta no ano de 1947. Chamada pelos americanos de Capture the Flag, essa brincadeira tem variações e obviamente sofreu alterações regionais.
Sua origem foi dos escoteiros mirins, não se sabe ao certo a origem do país de criação da brincadeira.
Em alguns estados no brasil seu nome pode sofrer algumas alterações.
Podendo se chamar: Bandeirinha, Pique-Bandeira, Bandeirinha Guerreou, Bandeirinha-Estourada, Rouba-Bandeira, Barra Bandeira e Pega Bandeira.
Regras do jogo
O objetivo é roubar a bandeira do time adversário e trazer para o seu campo. Mas o jogador que entrar no campo do time adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for “salvo” por alguém do seu próprio time. Ganha o time que capturar a bandeira adversária mais vezes.
Dimensão conceitual
Esta brincadeira divide-se dois grupos de crianças com mesmo número.
Divide –se a quadra em dois lados, e em cada lado da quadra uma bandeira.
O objetivo do jogo é pegar a bandeira do grupo adversário.
Dimensão procedimental
Para se vencer o jogo, é necessário cumprir algumas regras;
Não pode ser tocado pelo adversário, quando o adversário a toca, você fica preso ao local que estava como uma estátua, até que um colega do seu grupo o toque novamente para salva-lo.
Vence o grupo que estiver menos pessoas estatuas, ou que conseguir capturar a bandeira.
Dimensão atitudinal
Esta brincadeira possui o trabalho em equipe como eixo principal, trabalha as estratégias e agilidade do aluno, trabalha a mobilidade corporal, com essa atividade os alunos podem se socializar-se e trabalhar o espirito em equipe.
...