Os Métodos de Treinamento Esportivo
Por: Pedro Henrique Maciel • 30/11/2022 • Trabalho acadêmico • 1.000 Palavras (4 Páginas) • 264 Visualizações
APS - Atividade Prática Supervisionada
Metodologia do Treinamento Esportivo
Professor: Lucas Duarte Tavares
Turma: 14208B
Nome/RA: Pedro Henrique Maciel - 1087576
São Paulo
2022
ATIVIDADE 1: O aluno deverá pesquisar na literatura quais as principais considerações referentes ao monitoramento das cargas de treinamento em estratégias de preparação física, e no treinamento técnico-tático e suas implicações para a melhora de desempenhos e objetivos.
1) Pesquisar em ambientes virtuais ou presenciais quais as estratégias que são mais reprodutíveis e validadas para controlar as cargas de treinamento, e utilizar de critérios mais confiáveis para a progressão da carga de treinamento.
2) O aluno deverá encontrar evidências sobre a ordem ideal de acordo com o objetivo a ser alcançado.
3) Estabelecer uma relação conceitual entre a ação, os resultados esperados e o que foi aprendido em aula.
4) Formatar o trabalho conforme normas da ABNT.
R: Ao prescrever exercícios ou montar periodização para atletas amadores ou profissionais, as avaliações são essenciais para orientar mudanças nesse programa, seja em intensidade, volume, intervalo, densidade ou métodos utilizados, que têm tipos de avaliações divididas em:
Diagnóstico: uma avaliação realizada no início do programa de treinamento, - estabelece uma análise dos pontos fortes e fracos do indivíduo e ajuda o profissional a calcular as necessidades dos indivíduos e desenvolver um plano de atividades adequado a eles, com base nessas necessidades, em a fim de facilitar o processo de assimilação da tarefa proposta; Estratégia de regeneração e controle de carga de treinamento 54.
Formativa: avaliação realizada durante o programa de exercícios, informa o progresso dos indivíduos durante o processo de treinamento, fornece informações tanto para indivíduos quanto para profissionais. Esse tipo de avaliação é feito quase diariamente, onde o desempenho do atleta é obtido, avaliado e ajustado à atividade;
Total: a avaliação feita ao final do período de treinamento ou pouco antes do dia da competição, pode ser definida como a soma de todas as avaliações feitas para se ter uma visão geral do desenvolvimento do indivíduo.
Existem 3 tipos de ferramentas de análise quantitativa e qualitativa aplicadas em todas as modalidades de treinamento na preparação física, que são:
* Monotonia:
A monotonicidade reflete a variabilidade da carga que pode afetar as respostas adaptativas. A variabilidade da carga é uma importante estratégia que pode garantir a sobrecarga do treinamento e evitar a fadiga extrema, ela se baseia em um importante princípio do treinamento, o chamado princípio da variabilidade, e nelas tem se um protocolo de cálculo da monotonia feito de uma forma bem fácil; Primeiro calculando a média das cargas de um determinado período de treinamento, depois calcular o desvio padrão das cargas e fazer a média dividindo carga pelo desvio padrão de cargas.
Um treinador que controla os índices de carga interna e monotonia seria interessante associar a medida de desempenho a cada início de um novo microciclo, desta forma é possível monitorar se períodos de alta carga e alta monotonia afetam o desempenho do atleta, ou se o treinamento carga é baixa, não causa adaptação suficiente para que o atleta em questão tenha um bom desempenho em sua avaliação.
* Percepção subjetiva de esforço (PSE)
A PSE é uma metodologia criada por Carl Foster cuja função é manter o monitoramento do treino dos indivíduos que estão praticando exercícios físicos. Trata-se de uma estratégia que foi bem recepcionada pela medicina esportiva e pela comunidade científica.
Esse
...