TREINAMENTO ESPORTIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Por: Claudio Neto • 1/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.712 Palavras (15 Páginas) • 740 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
JESUS, Cláudio Neto Moreira de. Treinamento esportivo nas aulas de Educação Física Escolar. 2017. 15 Páginas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Medina, 2017.
RESUMO
As aulas de Educação Física Escolar estão pautadas na prática de diversas modalidades esportivas. O intuito não é formar atletas preparados para competições, mas proporcionar ao aluno vivenciar a prática esportiva como forma de lazer, treinamento e socialização, considerando a formação e execução do trabalho em equipe, proporcionado por diferentes modalidades esportivas. Portanto, há inúmeros incentivos governamentais para a prática esportiva nas escolas públicas, considerando os investimentos na construção de quadras esportivas cobertas e iluminadas em quase todas as escolas, bem como a formação de campeonatos e competições desportivas diversas entre alunos de diferentes escolas e municípios da região, além do projeto “Escola Aberta” que disponibiliza as quadras esportivas das escolas nos finais de semana e feriados para atender alunos esportistas e demais cidadãos da comunidade à qual a escola esteja inserida, favorecendo e incentivando a prática esportiva constante através dos treinamentos de equipes. Diante dessa realidade, reconhecem-se as aulas de Educação Física Escolar como âncoras desse processo considerando que os professores sempre incentivam os alunos praticarem ativamente de alguma modalidade esportiva, embora as mais apreciadas e executadas pelos alunos sejam os esportes de quadra: futsal, voleibol, basquetebol e handebol, cujas quadras esportivas nas escolas já possuem estruturas e equipamentos adequados para estas práticas esportivas. É necessário que o professor de Educação Física tenha um entendimento amplo e global das diversas modalidades esportivas a fim de oportunizar ao aluno à multiplicação dos conhecimentos de regras e práticas esportivas diversas, pois a maioria dos alunos tem demonstrado interesses múltiplos pelo esporte e as aulas de Educação Física nas escolas podem ser consideradas determinantes para o aluno neste contexto. A intenção deste projeto é demonstrar a importância de se desenvolver com competência e profissionalismo, as modalidades esportivas no ambiente escolar, considerando suas vantagens e desvantagens, respeitando a faixa etária dos alunos, suas limitações e suas possíveis habilidades, sem impor ao aluno qual a modalidade esportiva apropriada para ele, pois diante da diversidade humana, as escolhas são individuais e essa realidade também é propícia no mundo dos esportes.
Palavras-Chave: Esportes. Saúde. Modalidades. Cidadania. Cultura.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO 5
1.2 JUSTIFICATIVA 5
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 5
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 6
1.5 OBJETIVOS 6
2 REVISÃO DE LITERATURA 7
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 9
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 12
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 14
6 REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
Os esportes vêm se integrando cada vez mais no currículo escolar pois a educação através do esporte vem se tornando um caminho para a promoção da pessoa, do cidadão e de profissionais. Isso significa um forte avanço no exercício da cidadania pelo indivíduo no seu convívio social, considerando que as práticas esportivas impõem regras apropriadas que possibilita o praticante de esportes, colocá-las continuamente em prática, de forma espontânea e eficaz no seu dia-a-dia. Portanto, a prática esportiva incentivada e executada no ambiente escolar é de estrema relevância no processo de formação humana do aluno e especialmente, determina diretamente no processo ensino e aprendizagem na fase escolar.
Os esportes intermediados pela Educação Física Escolar, proporciona inúmeros benefícios ao desempenho físico, motor e cognitivo do aluno por adequar as possibilidades de desenvolvimento dos movimentos corporais específicos a cada modalidade esportiva. Além disso, o trabalho em equipe é imprescindível nos treinamentos e exigido nas competições esportivas, sendo uma das maiores vertentes do mesmo e influencia diretamente no convívio social dos alunos esportistas, amenizando possíveis conflitos entre eles pelo cumprimento obrigatório de todas as regras de cada modalidade esportiva.
No ambiente escolar, a escolha e aptidão dos alunos pela prática esportiva estão mais voltadas para o futsal e o voleibol. Ambos são praticados por diferentes gêneros e faixas etárias, sendo prioritárias nas competições e campeonatos esportivos, adequando a realidade de cada escola às condições dos alunos.
O professor de Educação Física Escolar, em relação à prática de esportes nas aulas de Educação Física, basicamente assume o papel de treinador e técnico dos alunos atletas. No entanto, é indicado que tenha um conhecimento amplo dos esportes e suas constituições gerais pois disso depende a formação atlética do aluno, quando for o caso, ou o domínio de todas as habilidades que exigem cada uma das modalidades esportivas que o aluno demonstra ter aptidão.
...