Os Músculos envolvidos no movimento de salto e suas funções
Por: pedagogiaunopar • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.098 Palavras (5 Páginas) • 842 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Pular corda. Uma brincadeira saudável para as crianças.
2.2 O jeito certo.
2.3 Os músculos envolvidos no movimento de salto e suas funções.
3 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho é sobre uma brincadeira infantil que exercite o maior número possível de músculo e descrição de cada um deles em suas ações.
É objetivo deste trabalho é fazer uma reflexão sobre as brincadeiras, não só no sentindo de diversão, mas também voltado para saúde das crianças. Foi realizada uma pesquisa exploratória para poder compreender o seu desenvolvimento no ensino da Educação Física.
Está organizado de forma a entender claramente cada situação, sendo a primeira a apresentação da brincadeira, após a explicação de cada músculo envolvido e suas funções.
A metodologia usada foi os conhecimentos e ensinamentos adquiridos ao longo do curso e enriquecidas por algumas pesquisas bibliográficas.
- DESENVOLVIMENTO
2.1 Pular corda. Uma brincadeira saudável para as crianças.
Algumas brincadeiras podem ser simples, mas isso não diminui a sua importância e sua significativa contribuição para o desenvolvimento da criança. Pular corda, por exemplo, parece uma simples atividade física, ninguém discute suas contribuições físicas: melhora da capacidade pulmonar, reduz o estresse, melhora o sistema nervoso cerebral, melhora a circulação sanguínea, etc. Mas, também, o simples ato de pular corda traz benefícios grandiosos para a criança em relação ao convívio social, interação, disputa, sentimento de vitória e fracasso. Aprende que a frustração, mesmo sendo nada prazeroso, faz parte da vida.
É indiscutível que a brincadeira faz parte do processo de formação da criança. E é por meio dela que se formam as primeiras interações sociais, as primeiras disputas, os primeiros sentimentos de vitória e derrota. Com isso podemos concluir que, a brincadeira é um ensaio para a vida adulta. Ali estão as primeiras visões de divisão social, política, econômica e até mesmo de gênero.
Pular corda é um exercício físico completíssimo, além do que uma diversão maravilhosa que queima calorias e dá preparo físico. Além do que os ajuda a terem uma melhor coordenação de braços e pernas, e um maior equilíbrio, velocidade e agilidade. Sua prática traz grandes benefícios para os pequenos.
É uma forma barata e divertida de conseguir que eles fortaleçam o sistema cardiovascular, tenham resistência e flexibilidade nos músculos e melhorem grandemente suas habilidades para coordenar mãos, olhos e pés.
Quando praticada de maneira adequada, essa atividade proporciona o fortalecimento dos membros inferiores, do abdômen, sendo um excelente exercício para os braços.
Dentre estes inúmeros benefícios, pular corda melhora a coordenação motora, provoca um excelente estado de equilíbrio, estimula a atividade cardiorrespiratória atua como treinamento aeróbio e anaeróbio, resulta no aumento da força muscular para os glúteos e define a musculatura das pernas.
Apesar de ser uma atividade recomendável, deve-se tomar muito cuidado com os impactos nas articulações dos joelhos, gêmeos e pés. É recomendado utilizar um tênis adequado para esse tipo de atividade.
Pular corda é umas das brincadeiras mais populares e divertidas da infância. É um enorme exercício físico, ideal para a saúde e os momentos de diversão das crianças. Além disso, é uma brincadeira muito fácil e que exige só mesmo uma corda e energia para pular. A criança tanto pode pular sozinha a corda, como em grupo e tanto em casa, como no colégio ou na rua. Para isso, ela deverá ter habilidades motoras de saltar com um e dois pés, agachar, girar e equilibrar-se.
Essa atividade também trabalha toda a sua cadeia cinética (o sistema de interconexão dos músculos, das articulações e dos tendões). Resultado: força extra para as atividades do dia a dia.
2.2 O jeito certo...
Devemos escolher o tamanho ideal da corda. A criança fica em pé no centro da corda (pisando nela) e leva os pegadores para cima. Eles devem ficar na altura dos seus ombros. No caso de crianças maiores, pode escolher uma corda mais curta (nesse caso, os pegadores chegam perto das axilas).
A criança deve agarrar a corda e envolver os dedos nos pegadores, deixando o dedão no topo deles. Vai manter as mãos relaxadas e paralelas ao chão, na altura da cintura. Deve girar os punhos, fazendo um círculo pequeno.
Após cada pulo, pousa de forma delicada com a região da sola dos pés logo atrás da base dos dedos, deve aterrissar suavemente. Seu calcanhar deve tocar levemente o chão.
2.3 Os músculos envolvidos no movimento de salto e suas funções.
Músculos da face e do pescoço:
Músculo orbicular do olho - responsável por fechar firmemente as pálpebras e fechar delicadamente.
Músculo orbicular da boca - responsável pela compressão e movimento do lábios.
Músculo esternocleidomastóideo - responsável pela rotação da cabeça, inclinação lateral e leve extensão da cabeça.
Escaleno anterior - responsável pela elevação da primeira costela e inclinação homolateral do pescoço, ajuda na ação inspiratória.
Músculos do ombro:
Músculo deltóide - responsável pela abdução do braço, auxilia nos movimentos de flexão, extensão, rotação lateral e medial, flexão e extensão horizontal do braço, estabilização da articulação do ombro.
Músculo subscápular - responsável pela rotação medial e adução do braço.
Músculos dos membros superiores:
Músculo bíceps braquial - responsável pela flexão do cotovelo, ombro e supinação do antebraço.
...