PLANO DE AULA DE NATAÇÃO
Por: Maurício Rosa • 2/10/2020 • Trabalho acadêmico • 485 Palavras (2 Páginas) • 536 Visualizações
PLANO DE AULA
Disciplina: Aplicações Pedagógicas da natação Professor: Jorge Maurício
Nível de ensino: iniciante. Turma: manhã
Data: 18/09/20 Duração da aula: 30 minutos
Local: Clube Unidade: Nado crawl.
Tema da Aula: Coordenação de braços/pernas e inicio da respiração frontal.
OBJETIVOS
Procedimental: Como objetivos para essa aula, propomos: aprender as braçadas do nado crawl; aprender as pernadas alternadas do nado.
Conceitual: O objetivo é fazer com que os alunos consigam fazer o deslocamento no meio aquático através das vertentes trabalhadas nos exercicios.
Atitudinal: O objetivo em questão é fazer com que os alunos mantenham o respeito e sigam os comandos de forma organizada e que mantenham-se motivados durante o plano de aula.
Método: Por comando.
Materiais: Prancha.
Nome do grupo: 7 a 10 anos
Etapas
(tempo) Desenvolvimento
Parte Inicial
(5') Aquecimento
1. Alongamentos de membros superiores e inferiores.
2. Corrida em volta da piscina de forma organizada.
3. Dez respirações na borda da piscina.
Parte Principal
(20') Prática
1. Pernada - Sentados na beira da piscina e com as pernas dentro d’água peça para que os alunos batam as pernas fazendo o máximo de espuma e barulho que conseguirem. Em seguida, os alunos devem entrar na piscina, segurar na borda, na posição de decúbito ventral e bater as pernas, tentando deixá-las estendidas, porém relaxadas.
2. Pernada - Distribua pranchas para os alunos. Peça para que segurem a prancha em decúbito ventral com os braços esticados e executem a pernada alternada até o meio da piscina.
3. Braçada - Com o mesmo material usado anteriormente,de pé, dentro da piscina, com o corpo inclinado para frente, peça para os alunos executarem o movimento dos braços, um por vez, sempre terminando o movimento na posição onde o iniciou. Em seguida, peça para que façam o mesmo exercício, na posição de nado, dando ênfase ao “desenho” de um círculo.
4. Braçada/pernada - Para esse momento, a proposta é estimular as crianças a executarem as braçadas até o meio da piscina utilizando um Pullboy entre as pernas e pernadas na outra metade. Uma boa alternativa é deixar um espaguete no meio da piscina para que as crianças, ao chegarem nesse material, passarem a fazer as pernadas.
Parte Final
(5') Volta a calma.
1. 10 respirações na borda.
2. Flutuar em decúbito ventral, esticando e encolhendo os membros, buscando o formato de uma estrela e bola.
3. Flutuar
...