Performance x Sono
Por: drandrerocha • 28/3/2016 • Resenha • 291 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Sua performance depende do sono
Técnicas de treinamento, planejamentos de preparação física, investimento em equipamentos de última geração, nutrição específica e condicionamento psicológico são, entre outros, fatores importantes no resultado da performance de atletas.
Porém um detalhe que pode passar desapercebido é a qualidade do sono.
E o sono é de fundamental importância para a performance.
Dormir auxilia no crescimento e fortalecimento dos músculos, pois o hormônio do crescimento é estimulado enquanto o corpo descansa. Auxilia o desempenho cardiovascular, mantendo a oxigenação do sangue em níveis normais, evitando a sensação de fadiga.
Existem alguns fatores ergonômicos que devem ser observados para uma boa noite de sono:
- luminosidade: o ambiente deve ser o mais escuro possível;
- temperatura: de preferência manter o ambiente de dormir a 22ºC;
- sonoridade: manter o ambiente o mais silencioso possível;
- metabolismo corporal: evitar a aceleração do metabolismo, seja por atividade física intensa ou alimentação pesada até 2 horas antes de dormir;
- evitar episódios de dor.
Evitar episódios de dor? Sim, o segredo para uma boa noite de sono é que o sono não deve ser interrompido. Os eventos de micro despertares durante o sono fragmentam o mesmo tornando-o não regenerador.
Uma das causas principais de dor durante o sono é o desconforto causado na coluna vertebral, quadril e ombros por conta de um colchão inadequado.
Já é comprovado que o corpo humano possui estruturas anatômicas sensíveis à torções em nossa coluna vertebral. Portanto a manutenção do alinhamento da coluna enquanto dormirmos é de fundamental importância para uma boa noite de sono.
Um detalhe a ser observado é que o corpo humano possui pesos e tamanhos diferentes em cada uma de suas regiões, principalmente nas regiões dos ombros e quadris. Portanto, um colchão adequado para o seu biótipo deve respeitar estes pesos e tamanhos diferentes.
...