Plano de Negócio Academia Portfolio Grupo Unopar
Por: Yasmin Cunha Da Silva • 26/10/2021 • Trabalho acadêmico • 1.278 Palavras (6 Páginas) • 251 Visualizações
As políticas públicas de esporte e lazer são estratégias para fomentar o bem-estar da sociedade, trazendo benefícios clínicos, humanísticos e consequentemente econômicos, na medida em que tornam os indivíduos mais saudáveis. Por este motivo, elaboramos esse Plano de Negócios.
Este plano de negócios visa direcionar a gestão na tomada de decisões acerca da abertura de um empreendimento. A proposta da abertura de uma academia em um espaço público tem como objetivo proporcionar a população uma prestação de serviços em um setor no qual a procura esta aumentando a cada dia que passa. Enquanto política pública, as ações de esporte destinam-se tanto a pessoas sedentárias, estimulando a prática de atividades físicas, quanto aos jovens atletas que buscam seu melhor desempenho para se destacarem perante aos adversários nacionais e internacionais.
O uso de recursos públicos para aperfeiçoar a saúde física e emocional das pessoas é uma das propostas da academia. Poder se exercitar em equipamentos simples e autoinstrucionais é um fator que deve ser considerado também. Diante disso, a proposta da academia é avaliar a possibilidade de implantar equipamentos de ginástica em local público para que aquele indivíduo que é atleta e que não tem condições de arcar com as mensalidade das academias pagas possa utilizar esses aparelhos para aperfeiçoamento de seu trabalho.
A academia oferecerá acompanhamento, avaliação prévia e periódica de cada usuário, além de oferecer um quadro de funcionários que farão uma ficha de atividades individual totalmente focalizada nas necessidades de cada atleta.
Com professores e estagiários, aparelhos de qualidade e adequados, os atletas poderão desfrutar de um conforto para fazer seus exercícios, melhorando a sua performance.
O plano de marketing será constituído através de uma análise de dados, durante a pesquisa, mapeando os atletas que são elegíveis para o programa com a finalidade de fomento ao esporte para a população em geral.
Neste plano de negócio também é interessante destacar a importância de um levantamento de custos, conforme o tipo e a complexidade da academia, para que o projeto não fique fora do orçamento planejado caso seja contemplado no processo licitatório.
Alguns requisitos são essenciais para uma academia funcionar de forma adequada. São eles: espaço físico; possibilidade de fixação dos produtos ao solo; distância segura entre os equipamentos.
Devemos avaliar também que os equipamentos sejam resistentes ao clima frio, seco e úmido, seja de fácil manuseio e adequados para qualquer idade. Outros aspectos que devem ser considerados são o número de pessoas que acessarão o espaço diariamente e o tipo de equipamento que poderá ser instalado. Para a realização de um bom serviço, as especificações dos produtos escolhidos também devem ser seguidas à risca. Além da área necessária para a fixação do equipamento, é importante respeitar a profundidade requerida, bem como o espaço entre os aparelhos, com o fim de permitir a boa circulação de pessoas.
A estrutura da academia de ginástica deve compreender um imóvel com área não inferior a 250 m2, e sugere-se que seja composta basicamente pelas seguintes áreas: Recepção; Sala de Administração; Sala de Avaliação física / Depto. Médico; Espaço polivalente para aquecimentos, condicionamento, alongamento, etc.; Salas para aulas de ginástica; Ambiente para musculação com aparelhos; Vestiário masculino e feminino com duchas; Armários.
Os principais equipamentos que devem ser adquiridos são: - Esteiras 10; - Bicicleta ergométrica 10; - Banco supino 1; - Cadeira Flexora 1; - puxada alta 1; - Cadeira Extensora; Mesa flexora 1; - Abdominal com carga 1; - Remada com carga 1; - Leg press 1; - Cadeira Romana 1; - Halteres 5; - Barras 12; - Kit anilhas 5; - Porta barras 2; - Step 10; - Colchonetes 10; - Cordas 10. Além desses materiais de ginástica, cabe destacar a necessidade de equipamentos e utensílios para as atividades administrativas do espaço.
Equipamentos para membros inferiores
• Cadeira extensora: quadríceps, grupo muscular da parte anterior da coxa. Favorece a hipertrofia, reabilitação de lesões e fortalecimento muscular.
• Cadeira flexora: trabalha o bíceps femoral e os músculos semitendinoso e semimembranoso, que se encontram na parte posterior da coxa, conhecidos como músculos isquiotibiais.
• Leg press: trabalha os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso), o quadríceps femoral e glúteos, cuidando de maneira mais completa a musculatura das coxas, além da panturrilha. Trabalha o fortalecimento muscular e o aumento da flexibilidade.
• Mesa flexora: permite focar os exercícios os músculos isquiotibiais (bíceps femoral, semitendinoso e semimembranoso), que ficam na parte posterior da coxa. No entanto, por oferecer menor flexão de quadril, garante concentração da maior parte da força mais próxima ao joelho.
Equipamentos para membros superiores
• Puxada alta: músculos da grande dorsal, deltóides, bíceps braquial e trapézio, além de músculos menores. Variedade de exercícios, a barra grande pode ser alterada para o puxador triangulo, por exemplo.
• Supino declinado é um equipamento de levantamento de peso que trabalha
...