Pratica Como Componente Complementar
Por: Reginaldo Junior • 17/10/2022 • Artigo • 559 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
Atividade Proposta
O objetivo deste trabalho é relacionar os conhecimentos adquiridos neste semestre nas aulas de Anatomia, Biologia (Citologia), Recreação, Ritmo e Dança e Ginástica Geral.
Para desenvolver todas as atividades propostas, escolhi uma criança de 04 anos. A brincadeira escolhida para a disciplina Recreação, foi a amarelinha, através dessa atividade consegui desenvolver o proposto na disciplina Ginástica Geral e depois escolhi o sertanejo para aplicar os conhecimentos adquiridos com o conteúdo de Ritmo e dança.
Em Recreação a brincadeira escolhida foi a amarelinha, um jogo tradicional infantil, passado de geração em geração, que teve o intuito de observar se a mesma conseguiria realizar a atividade corretamente, bem como seu desenvolvimento cognitivo, equilíbrio (ficar num pé só, abaixar e levantar), coordenação motora fina (jogar e apanhar a pedrinha), controle corporal (é proibido pisar na linha) e força muscular (pulos).
Durante a prática dessa atividade, observou-se que a participante teve dificuldade na realização correta da brincadeira, uma vez que não possui coordenação motora e equilíbrio suficiente para permanecer pulando com um pé só, assim se desequilibrou varias vezes e terminou a brincadeira com os dois pés. Devido a sua idade a coordenação motora ainda está se desenvolvendo, e o desenvolvimento motor ainda e acompanhado dos caminhos neurais essenciais do cérebro, que mais tarde ira realizar as tarefas distribuídas entre hemisférios cerebrais direito e esquerdo, envolvendo a criatividade, o raciocínio lógico e auto regulação, indicando assim o aperfeiçoamento da coordenação motora, do equilíbrio e do desenvolvimento cognitivo.
Em Ginástica Geral a atividade escolhida foi o salto (pulo com os dois pés e com um pé só), um exercício que exige do participante força muscular, equilíbrio, concentração, agilidade e flexibilidade.
Ao realizar essa atividade percebeu-se que a criança não teve muita coordenação, se desequilibrou várias vezes quando teve que pular com um pé só, porém conseguiu realizar os movimentos de flexão e extensão do corpo com mais facilidade.
Ao jogar a pedra para acertar o número correspondente, teve mais facilidade para acertar os números mais próximos dela e maior dificuldade com as casas mais distantes .
Em Ritmo e Dança a atividade escolhida foi o sertanejo, o passo ensinado foi dois passos para a direita e dois passos para a esquerda, com o intuito de observar o ritmo corporal. Fiquei de frente para ela e segurei suas mãos, o todo tempo falava para ela dançar dois para lá e dois para cá. Ao dançar a criança não apresentou dificuldade, realizou o movimento com leveza e coordenação, percebi também a facilidade que teve de memorização, uma vez que depois de alguns minutos, a mesma realizou o passo sozinha.
Durante a realização da atividade física, os vasos sanguíneos (parte simpática) necessitam de mais sangue e consequentemente mais nutrientes para exercer as funções necessárias, o coração acelera, ocorre um aumento da frequência cardíaca (taquicardia), da respiração (taquipneia) e da temperatura corporal .
Com isso o coração fica mais resistente, há uma maior oxigenação do cérebro e temos também a liberação de hormônios que produzem bem-estar, os músculos utilizam o oxigênio para produzir energia, ganham tônus e queimam mais gordura.
...