Pratica Componente Curricular
Por: Priscym • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 2.866 Visualizações
PRATICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 2016/1
“Educação a Distância: Estamos Preparados para uma Educação Multiletrada?”
1. Leia o artigo “Educação a Distância: Estamos Preparados para uma Educação Multiletrada?” de Solange Maria Sanches Gervai.
1. INTRODUÇÃO
Desde os tempos de Brasil colônia usamos a palavra analfabetismo, substantivo que nega (a(n) + alfabetismo. Com o surgimento de novas ideias e fenômenos surgiu a necessidade de um substantivo que afirmasse: alfabetismo ou letramento. A partir do momento que um número maior de pessoas tiveram acesso ao aprendizado da leitura e escrita e a sociedade se tornou mais grafocêntrica, ou seja, centrada na escrita, ler e escrever já não eram mais o suficiente, as pessoas tinham que estar aptas a interpretarem o que liam, seja o objeto da leitura um livro, uma revista, um jornal, ter conhecimento para redigir um ofício, preencher formulário, etc. As pessoas passaram a apresentar dificuldades para se comunicarem umas com as outras através da escrita, encontrar informações em contratos e demais documentos.
Com a diminuição do analfabetismo, essas dificuldades foram ficando evidentes. O desenvolvimento político, cultural, social e econômico trouxe à tona novas necessidades e opções de lazer.
Houve então a necessidade de nomear esse fenômeno que aflorou, surgindo assim a palavra letramento.
2. DESENVOLVIMENTO
Existem dois sentidos para a palavra multiletramento: pluralidade cultural na criação e circulação de textos ou no sentido da multiplicidade de linguagens como, fotos, vídeos e gráficos, linguagem verbal oral ou escrita e sonoridade, que os formam e difundidos por diversos meios. Algumas características importantes são:
a. Interação e colaboração;
b. Fragmentam e rompem com as relações de poder vigente, com destaque para as relações de propriedade (de ideias, máquinas, ferramentas, textos (verbais e não verbais);
c. São heterogêneos, fronteiriços, mestiços com o que diz respeito as linguagens, modos, mídias e culturas;
Os (hiper) textos e (multi) letramentos tem por uma das principais características a interação nos mais variados níveis, tais como, interface, ferramentas, espaços em rede de hipertextos e das ferramentas, nas redes sociais, etc.
O multiletramento enfatiza na diversidade cultural, acentuando as diferenças culturais e o conhecimento do aluno.
Faz uso das mídias atuais, examina o mundo, prepara e compreende o conhecimento para que possamos nos expressar de forma eficaz.
Já o letramento está totalmente ligado aos antigos hábitos de ler e escrever no papel.
No multiletramento, o docente estimula um saber baseado na aprendizagem de textos verbais e não verbais com o desenvolvimento de aperfeiçoamento em recursos tecnológicos que necessitam conhecimentos que ultrapassam as práticas básicas de escrita e fala.
3. CONCLUSÃO
Nossa juventude está
...