Projeto Jiu-jitsu na escola
Por: SIRLENI BATISTA • 20/2/2018 • Seminário • 774 Palavras (4 Páginas) • 1.940 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Projeto Jiu-jitsu na escola
O projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento humano, educacional, cultural e psicológico de nossas crianças e adolescentes, visando a integração social e esportiva dos mesmos na comunidade, além de promover a inclusão social de pessoas carentes à prática de esportes, que muitas vezes não lhes é possível, devido a falta de renda ou mesmo oportunidades.
Justificativa:
Buscamos oferecer aos nossas crianças e adolescentes uma nova perspectiva de vida por meio da prática esportiva promovendo igualdade social, onde o direito ao lazer, cultura, saúde integral e educação serão respeitados.
Atualmente, já não se discute a importância da atividade física praticada de forma inteligente e sistemática. Inteligente porque se devem ter desígnios definidos que possam direcionar as atividades que se opta por praticar, e sistemática porque devemos fazê-la com método e perseverança, buscando resultados que propiciem uma melhor qualidade de vida, beneficiando tanto o plano físico como o psicológico, sendo essa a finalidade do projeto.
A prática do Esporte tem a prerrogativa de focar e solucionar as necessidades e as exigências de melhorar o condicionamento físico, reunindo evolução em vários outros aspectos de cunho psicológico, sem contar com o reflexo da importância da prática em face da atual ascensão do esporte no cenário nacional. Cabe ainda enfatizar a possibilidade real que o Projeto Social tem, de incluir socialmente todos os tipos de pessoas, bem como portadores de necessidades especiais, incluindo-os em um cenário educacional e não só esportivo.
Estudos comprovam que pelo menos 80% das crianças atendidas em algum projeto social, tem a média escolar aumentada, avançando para as próximas séries escolares. O projeto visa afastá-los do risco de envolvimento e convívio com as práticas de trabalho infantil, uso de drogas, criminalidade, violência doméstica e abuso sexual, durante o período em que permanecem no projeto ou na escola.
Objetivos:
Oferecer as crianças e adolescentes das famílias de baixo poder aquisitivo a prática dos os esportes praticados na maioria das vezes por pessoas de classe média, para que mediante a prática esportiva, haja uma nova filosofia de vida nessa camada social, menos favorecida da população.
Apresentar um meio pelo qual nossas crianças e adolescentes não se envolvam com a criminalidade e com as drogas, trazendo-os para o convívio social e afastando-os da ociosidade, mostrando-lhes as possibilidades de praticar um esporte que eleve a sua autoestima por meio da autodisciplina e que não incite a violência.
Metodologia utilizada:
Modulo Iniciante, aprendendo os Princípios, Fundamentos, Hierarquias, Posturas e Golpes Básicos do Jiu-Jitsu, além de outras atividades que promovam o condicionamento físico como corrida, alongamento, ginastica localizada, entre outros.
Avaliação:
Avaliação processual
Atividade Indicadoras de Progresso, consideradas avaliativas, tanto do projeto, como dos participantes:
• Número de horas das atividades realizadas mensalmente;
• Número de alunos cadastrados no projeto, frequentando as atividades;
• Nível de interesse demonstrado pelos atletas;
• Desempenho dos participantes;
• Lista de frequência;
• Fichas de avaliação dos participantes.
• Acompanhamento de comportamento escola / familiar
• Acompanhamento de notas e frequência escolar.
*A permanência do aluno no projeto está condicionada ao acompanhamento do bom rendimento na frequência escolar do mesmo e principalmente com a apresentação semestral ou conforme normas da escola. “Notas baixas e desvios de comportamento junto à escola e sociedade acarretam em desfavor do aluno, com uma série de sanções disciplinares desde advertências, suspensões e em casos extremos, o desligamento do mesmo do projeto”
Faixa etária comtemplada no projeto:
Alunos de 06 a 12 anos.
Materiais utilizados:
...