Projeto individual
Por: Jamile Alves • 17/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.354 Palavras (6 Páginas) • 288 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA – 8º SEMESTRE
JAMILE SOUZA ALVES
PROJETO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
[pic 3]
Irecê
2014
JAMILE SOUZA ALVES
PROJETO: ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Trabalho individual apresentado ao curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino de história e geografia, Ensino de matematica, Ensino de ciencias e saude infantil, e Seminário 7º semestre.
Professores: Cyntia Simioni, Eliane França,Helenara Sampaio, Andreia Zompero e Carlos Eduardo Gonçalves.
Tutor eletrônico: Maria Angelica
Tutor de sala:Cléia Regina
Irecê
2014
Índice
INTRODUÇÃO --------------------------------------------------------------------------------- 4
TEMA --------------------------------------------------------------------------------------------- 5
PUBLICO ALVO ------------------------------------------------------------------------------- 5
OBJETIVOS------------------------------------------------------------------------------------- 5
CONTEÚDO ------------------------------------------------------------------------------------ 5
DESENVOLVIMENTO ----------------------------------------------------------------------- 6
Introdução:
Partindo do pressuposto que enfrentamos hoje no nosso cotidiano sobre a economia de água, foi que pensamos em organizar um projeto interdisciplinar com uma aula de campo explorando a valorização da água, apresentando suas inúmeras formas de uso, os seus estados (solido,liquido e gasoso), e principalmente levantar a importância desse elemento indispensável na nossa permanência terrestre.
Cabe a nós docentes trazer a consciência dos nossos alunos que o racionamento é um processo no qual todos nós fazemos parte como peças chaves para seu perfeito funcionamento. Quando conseguimos plantar nos nossos alunos o amor por nosso planeta, tudo que envolve o processo de ensino – aprendizagem nesse determinado assunto é para eles um prazer e uma aventura a ser vivenciada.
A aula de campo é uma fonte de aprendizagem prazerosa para os pequenos, conhecer o inesperado é sempre uma maravilhosa surpresa a qual eles sonham dias com esse acontecimento.
Esse projeto foi desenvolvido visando favorecer a oportunidade dos nossos alunos participarem de forma direta a ampliar sua ideias relativas a água no nosso cotidiano assumindo suas autonomias e valores voltados a preservação do nosso planeta.
Tema: A água no cotidiano
Publico alvo: 4º ano.
Objetivo geral:
- Desenvolver uma postura critica nas crianças quanto à importância de economizar a água na nossa região.
Objetivos específicos:
- Desenvolver habilidades ligadas as mais simples experiências: contar, comprar e operar quantidades;
- Conscientizar os alunos que a nossa qualidade de vida esta anexada as qualidades de higiene e saneamento básico;
- Reconhecer que a água não deve ser desperdiçada;
Conteúdo:
Matemática: formas e grandezas e tratamento da informação.
Geografia e historia: aula de campo.
Ciências: meio ambiente.
Desenvolvimento:
No dizer dos cientistas, água é H2O. Tudo tão simples: dois átomos de hidrogénio e um de oxigênio. Bem juntinhos, nas condições ideais de pressão e temperatura. E tal, e tal e pronto. Sem mistérios. E para os poetas, esses seres que se dedicam a complicar tudo o que é simples, o que é a água? Sabem lá eles... Nem lhes interessa. Olham-na, escutam-na, molham nela as palavras para que escorram pelos poemas. Mergulham até ao fundo dos lagos sem precisarem de deixar as margens, bebem a chuva sem mexer os lábios, cumprimentam as estrelas espelhadas nos charcos. Muitas vezes, ficam com os olhos rasos de água. É sinal de que lavaram a alma. Com água.
Licínia Quiterio.
Contemplamos como espaço a ser explorado pelos os alunos a barragem de miroros, nesse projeto envolveremos as quatro matérias estudadas nesse 7° semestre.
A professora vai preparar um roteiro de estudo a ser explorado no campo proposto, pesquisando eles colheram dados que iram ajuda- lós nas atividades propostas pela professora para culminância do projeto.
Quando os alunos fazem parte da construção de sua própria aprendizagem tendo a oportunidade de fazerem as suas próprias descobertas e construindo suas noções de espaço, tempo, grandeza e conhecimento a aprendizagem tem um valor diferente para o crescimento deles.
As crianças não querem ser apenas ouvintes em sala de aula, elas querem e por direito precisam ser agentes ativos do processo de ensino – aprendizagem no qual o nosso maior desafio é formar alunos capazes de construir o seu proprio saber.
1ª etapa:
Em uma roda de conversa e trocas de ideias fazer o levantamento prévio sobre a importância na opinião dos alunos sobre a água, apartir daí direcionar juntamente com eles a construção do estudo baseado em uma aula de campo para conhecermos a barragem de miroros na qual se encontra o abastecimento de água geral da nossa região e o tratamento da mesma.
A BARRAGEM DE MIRORÓS (Manoel Novaes), está localizada no sertão da Bahia, entre Gentio do Ouro (30km), Barra do Mendes (50km), Ipupiara (90km) e Ibipeba (58km). Porém é pertencente à Ibipeba e Gentio do Ouro.
Monumental a barragem, com 70 metros de altura, construída na década de 1980, no Governo do Presidente João Batista Figueiredo. Junta as águas do Rio Verde, pequeno afluente do Rio São Francisco e de outros pequenos córregos e leva estas águas através de grandes canais construídos de concreto para o projeto irrigado e várias cidades da região de Irecê.
...