TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA DOS IDOSOS DE PORANGATU

Por:   •  9/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.543 Palavras (7 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE PORANGATU

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

QUALIDADES DE VIDA DOS IDOSOS DE PORANGATU/GO

Douglas Alves de Oliveira

Ezequiel

Porangatu/GO

Agosto/2014

Douglas Alves de Oliveira

Ezequiel

QUALIDADES DE VIDA DOS IDOSOS DE PORANGATU/GO

Pré-Projeto apresentado ao curso de Educação Física da Unidade Universitária a UEG de Porangatu/GO.

Orientadora: Prof. Adriana

Porangatu/GO

Agosto/2014

QUALIDADES DE VIDA DOS IDOSOS DE PORANGATU

JUSTIFICATIVA

A população idosa vem crescendo nos últimos anos, devido aos avanços da ciência, e as melhoras na condição de vida, aumentando a expectativa desta população (REIS & SOUZA, s/d).

O envelhecimento e associado ao desenvolvimento de varias doenças que podem ser amenizadas através das praticas de atividades físicas, sendo realizada de forma correta, com orientação de um profissional formado para não trazer riscos à saúde (MENDONÇA, et al, 2004).

Ainda segundo os mesmos autores, dentre alguns dos aspectos negativos sobre o envelhecimento destaca-se o aumento da prevalência de doenças cardiovasculares que e umas das principais causas de morte no Brasil, atingindo 33% da população em geral, chegando a 44% na população idosa.

A atividade física vem como um papel fundamental para a diminuição dessas doenças, pois ela promove diversos benefícios ao organismo que melhoram a capacidade motora geral e previne doenças como: diabetes, hipertensão, arteriosclerose, varizes, enfermidades respiratórias, artroses, artrite, dores crônicas e problemas psicológicos e mentais. (MENDONÇA, et al, 2004)

Viver de forma independente, possuir moradia, ocupação, afeição e comunicação são fatores essenciais para que indivíduos idosos vivam bem e com saúde. Além disso, os baixos níveis de saúde na terceira idade estão associados a angustia, depressão a falta da prática regular de atividade física que pode ocasionar em baixa autonomia trazendo assim prejuízos na sua saúde física e emocional. (FRANCHI & MONTENEGRO, 2005).

Ainda segundo o autor os benefícios da atividade física são inúmeros para um ser humano principalmente para uma pessoa idosa, uns dos principais benefícios e a proteção da capacidade funcional, que é o desempenho para a realização das atividades da vida diária.

De acordo com Franchi e Montenegro (2005) as atividades diárias podem ser divididas em Atividades da Vida Diária (AVD) como: tomar banho vestir-se, levantar, sentar, caminhar, e as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) como: cozinhar, limpar casa, fazer compras e serviços de jardinagem.

No passado o exercício físico mais usado pelo os idosos eram os aeróbicos pelos efeitos no sistema cardiovascular, já ultimamente atividades que envolvem força e flexibilidade vêm sendo muito utilizado porque melhora a capacidade funcional, o equilíbrio e a agilidade do idoso consequentemente melhorando sua qualidade de vida. (FRANCHI & MONTENEGRO, 2005).

O idoso que pratica atividade física tem melhor qualidade de vida do que aquele que não pratica? O idoso que pratica atividade física tem melhor capacidade funcional do que aquele que não pratica?

Sendo assim e importante identificar os níveis de qualidade física dos idosos de Porangatu, e o nível de pratica de atividade dos mesmos, afim de mostrar os resultados da comunidade pra que possíveis parcerias sejam realizadas com instituições de saúde, para que a pratica de atividade física seja incentivada , assim aumentando o numero de idosos que praticam atividade física.

OBJETIVO GERAL

• Identificar os níveis de qualidade de vida dos idosos da cidade de Porangatu.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Descrever sobre a fase do envelhecimento

• Descrever sobre a qualidade de vida

• Chamar a atenção das políticas publica, para que estas, possam se importar e proporcionar qualidade de vida para os idosos, a fim de diminuir gastos com assistência à saúde destes.

METODOLOGIA

Primeiro será realizada uma visita na Academia Corpus para obter a permissão do proprietário apresentando os objetivos da pesquisa. Conseguida a autorização do proprietário é hora de direcionar aos idosos praticantes de algum exercício físico para também explicar os objetivos da pesquisa e pedir sua permissão.

TIPO DE ESTUDO

Baseado em revisão de livros e artigos. Será feito uma pesquisa de campo do tipo caso controle. Onde deverão ser comparados idosos que praticam atividade física com os que não praticam.

LOCAL DE PESQUISA

Porangatu

MATERIAIS E MÉTODOS

O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE, um questionário sobre qualidade de vida (a ser definido) e um questionário sobre nível de atividade física IPAQ versão curta.

REFERENCIAL TEÓRICO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), define-se como idoso o indivíduo que se encontra com idade igual ou acima de 60 anos de idade. Em todo mundo esse crescimento tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com