RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS
Por: Gustavoric9 • 25/12/2022 • Artigo • 423 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
RELATO DE ESTUDO DE REFERÊNCIAS ADICIONAIS
A educação física tem como objetivo criar uma reflexão crítica a respeito da cultura corporal, reflexão pedagógica sobre valores tais, como: solidariedade, cooperação e a expressão de movimentos. E com isso vemos que muitos estudiosos têm dado à atenção para conceituar educação física de maneira que contemple de fato os objetivos propostos.
Para Krebs (1997) a Educação Física:
“Perdeu seu contexto pedagógico e não existe uma verticalização dos conteúdos que respeite os níveis de desenvolvimento motor humano. A escolha dos conteúdos deve ser pensada de forma geral, ou seja, pensando em todos os temas como, jogos, lutas, ginástica, dança, esporte”, entre outros (KREBS, 1997, p. 28).
Segundo Bento a pedagogia do desporto tende a “analisar, interpretar e compreender as diferentes formas de ação lúdico-desportivas à luz de perspectivas pedagógicas”, significa dizer que as práticas da educação física vão muito além dos esportes, as diferentes ginástica praticas são essenciais para o condicionamento físico, que se confronta com a “complexidade de questões pedagógicas que despontam da prática.” (BENTO, 2006, p.82).
Para Krebs o profissional da educação física deve proporcionar atividades que estimulem os participantes para participarem das propostas, tornando dinâmicas e contextualizadas, de forma que chame atenção, pode-se até incluir atividades lúdicas em que todos sejam incluídos na atividade. Que os ajudem no seu pleno desenvolvimento humano, e tornar as práticas de educação física, algo de fato bom.
Stigger (2009, p.14), explica uma das razões dessa perda de foco nas práticas de educação física:
“... paulatinamente, o esporte impõe-se à EF, ou seja, instrumentaliza a EF para o atingimento de objetivos que são definidos e próprios do sistema esportivo. Esse processo não vai ser acompanhado de uma reação crítica da EF, muito ao contrário, ele foi saudado como elemento de valorização da EF, que passa a ser sinônimo do esporte. A reação dá-se tardiamente, como já observado na década de 1980” (STIGGER, 2009, p.14).
Cabe aqui ser trabalhada uma educação física com novo olhar, por isso a ginastica laboral pode ser inserida e interligada com os esportes praticado nas academias (BENTO, 2006).
Todavia esse conceito é rebatido e surgem novas concepções encima disso. Isso por que tal conceito é muito difundido acerca dos esportes. Assim cabe aos profissionais em Educação Física, trabalhar o esporte e ginastica laboral, que deve ser discutido, mostrando de modo crítico construtivos positivo e negativo, mas de forma que venha a acabar com a exclusão e concertar o conceito de apenas privilegiar alguns e mostrar o valor educativo que a ginástica laboral traz na formação do indivíduo (STIGGER, 2009).
...