Relatório Final Estágio Em Anos Finais Do Ensino Fundamental E Ensino Médio
Por: 264234 • 23/11/2023 • Trabalho acadêmico • 13.140 Palavras (53 Páginas) • 161 Visualizações
UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
EDIANDRO HENRIQUE BIASIN
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA II: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
RONDONÓPOLIS/MT
2023
EDIANDRO HENRIQUE BIASIN
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR EM EDUCAÇÃO FÍSICA II: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO
Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio curricular II: Anos finais do ensino fundamental e Ensino médio do curso de educação física licenciatura.
RONDONÓPOLIS/MT
2023
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 RELATO DAS LEITURAS ORIGATÓRIAS 6
3 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) 9
4 RELATO DA ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE 11
5 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA 14
6 PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC 16
7 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE 20
8 RELATO DE REUNIÃO PEDAGÓGICA OU CONSELHO DE CLASSE 21
9 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS 22
10 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA 24
11 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR 26
12 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA 27
13 RELATO DA OBSERVAÇÃO 28
14 PLANOS DE AULA 31
15 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR 59
16 RELATO DA REGÊNCIA 61
CONSIDERAÇÕES FINAIS 63
REFERÊNCIAS 64
1 INTRODUÇÃO
O presente relatório foi produzido como requisito da disciplina de Estágio Curricular em Educação Física lI: Anos finais do Ensino Fundamental E Ensino Médio, do curso de licenciatura em educação física, sendo desenvolvido a partir de textos e vídeos dispostos no Plano de Trabalho dos Cursos de Licenciatura. Sendo realizado no período de 02/09/2022 à 28/11/2022, na Escola Estadual Prof. Amélia de Oliveira Silva, localizado no bairro Parque Universitário, na cidade de Rondonópolis- MT, supervisionado pelo professor Thiago de Souza Candido com objetivo de compreender, analisar e vivenciar a rotina diária do Professor de Educação Física.
O método usado no estágio relatado, inicialmente foi a observação e coparticipação nas aulas, posteriormente foi utilizado o método de regência das aulas em uma turma específica, junta do relato de cada etapa do estágio.
Na atual realidade o processo educacional no que tange à docência em sala de aula é considerada como uma das maiores influências no desenvolvimento integral dos alunos. Em consequência disso é notável a importância do educador para o avanço do sistema de ensino, isto é, a Escola não é mais vista apenas como seu prédio e funcionários, mas como uma instituição social, que convém estabelecer a construção do aluno como um ser pensante, crítico, individual e coletivo.
Neste período de estágio, temos a oportunidade de conhecer na prática, como ocorre o funcionamento do trabalho do profissional de educação física, bem como proporcionando o contato com o projeto político pedagógico, no qual gerou um relato sobre como acontece o funcionamento da instituição e como se dar a relação do educador de educação física com a equipe diretiva e pedagógica. O estágio, sem dúvidas, consiste numa ação que muito contribuiu para afirmar a identidade docente, sendo uma previa reflexiva, rica de aprendizagem, constitutivos para uma formação de qualidade.
A fim de levantar relato sobre como o componente curricular Educação Física está sendo desenvolvido por esta escola estadual, e também a experimentação da prática no campo de estudo do cursando, que pode obter um pensamento crítico sobre a prática docente, suas características positivas e negativas dentro das normativas da BNCC, regulamentos internos, e de todo o universo que compreende a educação básica.
Foi observado que o processo de implementação da BNCC ainda caminha em passos lentos, pois existem pontos na normativa que ignoram fatos sobre a formação dos professores, sobre a desigualdade das unidades escolares em relação às suas estruturas e recursos, além dos diferentes tipos de alunos dos quais possuem culturas e classes distintas. Tendo o professor a se adaptar ou não cumprir a normativa em sua integralidade.
Para o desenvolvimento deste estágio, precisou ser feito entrevista com o professor supervisor e com a equipe escolar, foi feito observação das aulas em todas as turmas apontando de forma crítica o desenvolvimento do planejamento de aula e a participação dos alunos.
Na próxima etapa foi feito participação das aulas sugerindo atividades que trabalhassem as dificuldades anteriormente observadas e apontadas. E por vez, foi ministrado regência com o plano de aula aprovado pela professora de supervisão de estágio, vivenciando a prática docente. Durante o percurso foi levantado informações relevantes para o melhor posicionamento profissional perante aos desafios que em breve o cursando irá enfrentar.
2 RELATO DAS LEITURAS ORIGATÓRIAS
Cabe ao educador físico saber conhecer os seus alunos a partir dos movimentos corporais evidentes, logo, este profissional deve ter a sensibilidade para compreender as diversas situações, a fim de, ajudar seus educandos a superarem possíveis dificuldades.
No ambiente escolar, são relatados diversos problemas existentes quanto à convivência. Nas aulas de educação física, momento em que os educandos têm um contato maior ainda uns com os outros, consequência das atividades práticas realizadas, essas dificuldades tendem a aumentar. Portanto, o educador físico deve trabalhar com seus alunos a questão da convivência harmoniosa, a partir da socialização e troca de aprendizagem que ocorre entre todos, considerando a educação física como uma ação de inclusão, devido permitir a troca de experiência entre os alunos e educadores, por meio de diversas modalidades esportivas e lúdicas. Para Tardif (2008, p.39),
...