TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Serviços de marketing no treinamento do professor de educação física

Pesquisas Acadêmicas: Serviços de marketing no treinamento do professor de educação física. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/6/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.052 Palavras (9 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Uma Das características da segunda metade do século XX é a questão da explosão demográfica, associada à vinda das pessoas dos campos, para os grandes centros urbanos. No Brasil, a consolidação e o incremento da política de industrialização ocorrido na década de 50 acarretaram transformações radicais na forma e no nível de vida do povo brasileiro.

O desenvolvimento industrial e tecnológico diminuiu sensivelmente a carga de atividade física necessária para a realização do trabalho, com a desordenada ocupação de espaços nos centros urbanos, reduziu-se também a disponibilidade de locais adequados para a prática de diferentes atividades físicas, lembrando que com o aumento da violência urbana, as pessoas não sentem segurança em realizar estas atividades em qualquer lugar. Buscando solucionar esse problema o homem cria mecanismos e locais para atender a essa necessidade de movimento nos centros urbanos: as academias de ginástica.

Na década de 80 o exercício físico, praticado como uma atividade regular teve seu reconhecimento como benefício para a saúde. Esse fato exigiu dos professores de Educação Física uma reformulação na prática profissional, considerando o relacionamento da prática de exercícios com a saúde.

1 DESENVOLVIMENTO

A Academia Viaforma surgiu de uma ideia antiga do médico Ronaldo, oncologista querer abrir alguma coisa fora da área médica, porém que tivesse alguma relação com saúde. Dentre raras folgas e várias pesquisas na internet, eis que em uma ligação apareceu à oportunidade de abrir uma academia e ajudar seu irmão formado em educação física.

Após semanas seguintes com uma ideia mais elaborada, o médico compartilha com um colega de sua equipe de trabalho Luciano e então o convida para se tornar sócio. Os dois resolvem procurar um terceiro sócio, então Luciano convida um amigo de infância Marcio que aceita o desafio, completando assim a sociedade.

Primeiramente definiram o público alvo, pessoas pertencentes as classes A e B e buscaram um local adequado, uma casa localizada em um bairro com a melhor renda média por domicílio, após contrataram arquitetos para começar a realizar a reforma na casa alugada, logo iniciaram a pesquisa para os materiais para a montagem da academia. Começou a aparecer os primeiros problemas, tempo de obra e despesas acima da provisão inicial, nome para a academia, formatação da grade de horários, preço da mensalidade entre outros.

Em 13 de outubro de 2003 a porta se abre ao público, com uma sala de musculação, uma sala de ginástica, com aulas de dança, alongamentos e yoga, uma sala para aula de bike indoor, com o valor da mensalidade em torno de R$120,00 reais, logo os sócios começaram a receber outros tipos de propostas e Ronaldo começa a ficar só, contrata uma empresa para repensar e resolver a parte de marketing e outra para uma pesquisa de satisfação dos clientes.

Ronaldo decide estudar pós-marketing para se aperfeiçoar e na sala de aula sua esposa Andrea futura sócia administrativa da academia logo encontrou um conhecido chamado Zico, professor, a equipe novamente estava formada, iniciou o processo de setorizar a academia por marketing, financeiro, administrativo e padronizar por marcas, cores e uniformes. Sempre atentos ao que o mercado estava fazendo para poderem ser diferente, a preocupação na limpeza, que antes era terceirizada, o cheiro bom, pois normalmente em academias tem um odor muito forte de suor, para isso ele propôs um borrifador de ambientes com essência.

Ronaldo está ciente que a academia de ginástica é um ramo de crescimento, mas com muita competição e diferencial no atendimento, existe uma preocupação em disponibilizar um espaço onde as pessoas possam fazer seus exercícios com o melhor bem estar possível, fazendo amizades e trazendo a família e seus amigos. Atualmente a academia atingiu o topo, tem uma média de 380 alunos e uma mensalidade de R$160,00 reais, o público é 70% feminino, o maior pico é de segunda e terça-feira em horários diferenciados com média de 120 alunos.

2.1 MARKETING I

2.1.1 Cite as Ações e explique como será desenvolvida

Retenção e fidelização, a satisfação para com o cliente, é a sensação do prazer, obtido em função de expectativas e desempenhos percebidos, necessário prometer o que ofereceu e depois oferecer mais do que prometeu, cliente satisfeito volta sempre e ainda conta para os outros que foi bem recepcionado, nenhum cliente é fiel para sempre, a fidelidade para a empresa é financeira já para as pessoas é o emocional, cliente fiel tende a consumir mais, reclama, se acha dono da empresa, acredita na marca, para fidelizar é necessário aumentar a taxa de retenção dos clientes, aumentando o valor dos negócios, resumindo é o cliente mais tempo na academia, consumismo mais.

2.2 Marketing II

2.2.1 Público-alvo de uma academia

Segundo pesquisa feita na academia Nave da cidade de Chapecó, existem vários tipos de público que praticam academia, sendo o principal o que realmente gosta de praticá-lo, alguns praticam porque necessitam do exercício para garantir um bom desempenho , no caso dos atletas, tem o público que precisa controlar o peso corporal, alunos que praticam exercícios para recuperar alguma parte física afetada(movimentos do joelho em função de uma cirurgia), junto com estes tem o publico que vem através de indicação médica (pressão arterial, diabetes) e por fim, mas não menos importantes, aquelas pessoas que vem a academia para se relacionar, fazer amigos, conversar.

2.2.2 Definição de “SERVIÇO”

Desempenho de funções obrigatórias, emprego, trabalho, produto da atividade do homem destinado à satisfação de necessidades humanas, mas que não apresenta o aspecto de um bem material. O marketing de serviços pode ser definido com o conjunto de atividades que objetivam a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas destinados a obter e servir a demanda por produtos e serviços, de forma adequada, atendendo desejos e necessidades dos consumidores e ou usuários com satisfação, qualidade e lucratividade.

O serviço é um desempenho transformador, intangível em essência, mesmo quando ligado a um produto físico, ele também precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com