Marketing
Artigo: Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hugo • 17/7/2012 • 885 Palavras (4 Páginas) • 1.474 Visualizações
O Negócio - GERDAU
A Gerdau é uma empresa que está no dia-a-dia de milhões de pessoas, com produtos em aço que atendem à construção civil, à indústria e à agropecuária.
Seus produtos integram a estrutura de residências, shopping centers, hospitais, pontes e hidrelétricas, fazem parte de torres de transmissão de energia e telefonia, são matéria-prima de peças de automóveis e participam do trabalho no campo. É uma empreasa líder na produção de aços longos nas Américas e uma das maiores fornecedoras de aços longos especiais no mundo. Possui mais de 40 mil colaboradores e presença industrial em 14 países, com operações nas Américas, Europa e na Ásia. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço.
Missão
"Gerar valor para nossos clientes, acionistas, equipes e a sociedade, atuando na indústria do aço de forma sustentável."
Consideramos que a empresa definiu bem sua missão, declarando de forma clara: qual é o seu negócio (atuar na indústria do aço), como ela oferece seu negócio (de forma sustentável) e para quê ela oferece seu negócio (para gerar valor para seus clientes, acionista, equipes e a sociedade).
Visão
"Ser global e referência nos negócios em que atua."
A empresa definiu corretamente sua visão, estabelecendo o que deseja ser no futuro, porém entendemos que sua visão poderia ser redefinida, pois a empresa já se encontra hoje com uma atuação global - está presente em 14 países com operações nas Américas, Europa e Ásia - e é referência nos negócios em que atua. (embasar a informação de referencia)
Valores e princípios gerais
Ter a preferência do cliente
Segurança das pessoas acima de tudo
Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas
Excelência com simpliciadade
Foco em resultados
Integridade com todos os públicos
Sustentabilidade econômica, social e ambiental
(argumentar)
A Empresa - GERDAU
A Gerdau, ou o Grupo Gerdau, cujo nome oficial é Gerdau S.A. foi fundada por Johann Heinrich Kaspar Gerdau, ou, simplesmente, João Gerdau, em Porto Alegre, no ano de 1901, com a compra da fábrica de pregos Pontas de Paris. Pouco antes de seu falecimento em 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho, Hugo Gerdau e em 1946 pelo genro de Hugo Gerdau, Curt Jorannpeter, que comandou uma fase decisiva de expansão dos negócios. Dois anos após sua entrada, a fábrica de pregos Hugo Gerdau, sucessora da fábrica de pregos Pontas de Paris, comprou a Siderurgica Riograndense, o que eliminou a necessidade de importar produtos para a fabricação dos pregos e iniciou sua bem sucedida trajetória na siderurgia, transformando a empresa na maior da América Latina.
Em 1955, o grupo Gerdau-Johannpeter começou as obras da segunda siderúrgica e a expansão dos negócios para São Paulo e Recife. Em 1980, a produção anual já era de 670 mil toneladas de aço. Foi nesta mesma década que a Gerdau começou a levar seus negócios para o exterior, ao adquirir uma siderúrgica no Uruguai. Em 1989, foi a vez do Canadá, seguido do Chile, 1992, Argentina, 1997, e dos Estados Unidos, em 1999 - onde adquiriu a AmeriSteel, segunda maior produtora do ramo no país.
Neste mesmo ano, a empresa firmou-se definitivamente como uma das mais importantes multinacionais de origem brasileira, com 172
...