TRABALHO FINAL
Por: JNETO79 • 30/11/2019 • Projeto de pesquisa • 3.217 Palavras (13 Páginas) • 238 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
NETO, Jonas Jose do(s) autor (es). Educação Física Escolar e Saúde: Escola com mais Saúde. 2019. 10 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Aracaju, 2019.
RESUMO
Nesta pesquisa será abordado o tema: Educação Física escolar e saúde, uma vez que se sabe que este instrumento desempenha um papel de importância relevante nas instituições de ensino, a promoção de saúde é um tema muito debatido nos últimos anos. Buscando-se uma estratégia para inúmeros problemas de saúde que modernamente afetam os seres humanos. O profissional de educação Física e as instituições educacionais são fundamentais nesse processo, pôs podem interagir para uma solução coesa e clara para toda esta problemática da saúde publica no Brasil no âmbito escolar. A pratica de atividades físicas regularmente harmoniza-se corpo e mente, trabalhando diretamente com a prevenção e combate de varias patologia nas fases da vida. Na infância podemos condicionar o nosso corpo para combater algumas doenças que por ventura no futuro poderia nos acometer. A aula de educação física tem o poder despertar interesse pela atividade física logo na fase escolar
Palavras-chave: EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR SAÚDE, ESCOLA COM MAIS SAUDE.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA DO PROJETO Erro! Indicador não definido.
1.2 JUSTIFICATIVA Erro! Indicador não definido.
1.3 SÉRIE/ANO PARA O QUAL O PROJETO SE DESTINA 6
1.4 PROBLEMATIZAÇÃO 7
1.5 OBJETIVOS 8
2 REVISÃO DE LITERATURA 8
3 DESENVOLVIMENTO (METODOLOGIA) 9
4 TEMPO PARA A REALIZAÇÃO DO PROJETO - CRONOGRAMA 9
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
6 REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
A melhoria da saúde e o bem-estar, na fase escolar é uma grande incitação, levando-se em conta as ações que preconizam a população e que envolve os aspectos como: Sistema de Saúde, educação, trabalho e desenvolvimento social. A educação física e a escola, e de suma importância neste processo, sendo ambos capazes de realizar uma educação usando como base a promoção a saúde. Incentivando e motivando os alunos sobre os benefícios da pratica de atividade física de forma regular como uma principal forma de prevenção de doenças, assim garantido um equilíbrio corporal. O mundo tem passado por transformações tecnológicas que trouxe inúmeros benefícios para toda a humanidade, porem causou profundas transformações sócias e econômicas. O indivíduo que anteriormente mantinha-se ativo, conforme as necessidades e características de cada época, hoje se apresenta inerte, sedentário mas, acomodado, com isto a diminuição das atividades físicas e de lazer, e o aumento do uso de computadores, celulares aparelhos eletrônicos, automóveis, mudanças na qualidade nutricional dos alimentos e repleta de gorduras, vem seduzindo cada vez mais cedo crianças e jovens e com isto modificando a sua qualidade de vida e que também afeta toda uma população, apresentado números cada vez maior o números de individuo com doenças crônicas obesidade, diabetes, pressão arterial elevada infarto devido a placas de ateromas em suas veias que poderiam ser evitada professores de Educação Física
A união entre a escola e os professores de Educação Física contribui muito para a mudança deste quadro, sendo a escola o segundo lugar onde as crianças e adolescentes passam a maior parte do seu tempo, então ainda e possível modificar os paradigmas tradicionais integrando a saúde e ambiente escolar. Educando e sensibilizando os alunos para a importância dos cuidados corporais com praticas de atividades físicas regularmente, aliada a uma alimentação balanceada e mudança de atitude.
Esta pesquisa inscreve-se como um estudo que compreende a irrelevância da Educação física no âmbito escolar para promoção da saúde dos alunos, através de cultura corporal, movimentos, esportes, danças, jogos, lutas, brincadeiras, A metodologia utilizada foi bibliográfica através de pesquisas em artigos científicos, livros e sites da internet. A pesquisa possui caráter qualitativo com o intuito de despertar nos educados, pais, sociedade a importância da Educação Física escolar como pratica de promoção e saúde para melhoria da qualidade de vida dos escolares.
TEMA DO PROJETO
educação fisica escolar e saúde
Constituição federal (artigo 196) seção II da saúde, art. 196. A saúde e direito de todos e dever do estado, garantido mediante política sócias e econômicas que visem à redução de risco de doenças e de outros agraves e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Saúde significa o estado de normalidade de funcionamento do organismo humano. Ter saúde é viver com boa disposição física e mental. Além da boa disposição do corpo e da mente, a OMS (Organização Mundial da Saúde) inclui na definição de saúde, o bem-estar social entre os indivíduos. A saúde de um indivíduo pode ser determinada pela própria biologia humana, pelo ambiente físico, social e econômico a que está exposto e pelo seu estilo de vida, isto é, pelos hábitos de alimentação e outros comportamentos que podem ser benéficos ou prejudiciais Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado. A saúde era a perfeição morfológica, acompanhada da harmonia funcional, das integridades dos órgãos e aparelhos, do bom desempenho das funções vitais; vigor físico e equilíbrio mental, apenas considerando em termos o individuo e ao nível da pessoa humana. Hoje, ela passou a ser considerada sob outro plano ou dimensão. Ultrapassou a seara individual para ser analisada de modo comparativo com trabalho e com a comunidade.
...