Tendência Pedagógica - Educação Física
Por: Vinicius Tranchezzi • 22/2/2019 • Trabalho acadêmico • 528 Palavras (3 Páginas) • 398 Visualizações
- VINÍCIUS TRANCHEZZI HOLZLSAUER
- RA - 8055120
- CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
- Licenciatura – Educação Física
Didática e Metodologia do Ensino da Educação Física
- Atividade de Portfólio – Ciclo 1
Santo André - SP
2018
Descrição da atividade:
- Indique a tendência pedagógica do campo da Educação Física que você mais se identifica e aponte duas características que se destacam nesta tendência selecionada; (Parágrafo 1).
- Justificar a opção selecionada; (Parágrafo 2).
As abordagens pedagógicas são de suma importância para um melhor desenvolvimento das ações do profissional da educação física e também influenciam diretamente no melhor aprendizado dos alunos, assim não existem teorias melhores ou piores, mas sim diferentes formas e concepções de trabalhar o tema da educação física em si. Sendo assim a tendência pedagógica construtivista é a que mais me identifico, onde aponto como características de destaque da mesma: a questão da valorização das experiências e culturas dos alunos, respeitando suas diferenças individuais. (Construção de conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo para a melhor resolução de problemas); e outro atributo de destaque é o fato de privilegiar o jogo como principal maneira de ensinar.
Acredito que a abordagem pedagógica construtivista se relaciona melhor com a minha visão de desenvolvimento dos alunos, uma vez que, leva em consideração o conhecimento que a pessoa já possui, fato que eu acredito que auxilia no desenvolvimento de novas aprendizagens e fornece condições ideais para a conexão de conteúdos com o meio. Por isso, acredito que gera uma maior valorização das ações e produções dos alunos, o que incentiva também e motiva mais o ser individual, sendo assim obtém-se um aumento da capacidade de melhora dos domínios cognitivos. A minha escolha se dá principalmente por acreditar que esta abordagem traz uma maior participação e cooperação dos alunos em aula, o que traz mais facilidade para o conhecimento ser agregado com mais prazer e felicidade no ambiente de ensino, já que o aluno se sente mais confortável e por dentro do “Universo” do conteúdo e atividades que a ele é passado. Por fim, outro fato que justifica minha escolha é acreditar no investimento do desafio pessoal que gera o querer saber mais de cada um e facilita a maior construção de conhecimento em um ambiente saudável que é imprescindível para o meio educacional hoje em dia.
REFERÊNCIAS:
CRC – METZNER, A.C. Fundamentos da Educação Física Escolar. Batatais: Claretiano 2013.
EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO-TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA (FREIRE, João Batista. São Paulo : Scipione, 1989)
...