Treinamento de Força para Idosos
Por: Flávia FIlha • 21/9/2024 • Artigo • 4.038 Palavras (17 Páginas) • 32 Visualizações
Bacharelado em Educação Física
CONTRIBUIÇÃO DO TREINAMENTO RESISTIDO PARA A QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE DE IDOSOS
Centro Universitário das Américas - FAM
2023
Contribuição do treinamento resistido para a qualidade de vida e longevidade de idosos
1-2-3-4Acadêmicos do curso de Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário FAM
RESUMO
Introdução: A população idosa tem crescido significativamente em todo o mundo, tornando necessária a implementação de medidas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Dessa forma, a prática de exercícios de resistência é uma ferramenta relevante para alcançar uma vida saudável e longa. No entanto, com o envelhecimento, surgem as debilidades que surgem devido à inatividade física e às doenças, reduzindo a capacidade funcional do idoso por meio da perda de algumas capacidades físicas. No idoso, isso é uma consequência da perda de massa muscular que tende a ocorrer nessa fase da vida, sobretudo nas pessoas sedentárias. Objetivo: Dessa forma, o objetivo deste estudo é descrever os benefícios do treinamento resistido para idosos e as suas contribuições para a longevidade desses indivíduos. Método: A metodologia utilizada, constitui-se em uma revisão de literatura, onde foram utilizados artigos nos bancos de dados de sites científicos (SCIELO, BVS, Pubmed, BBO, LILACS, Medline). Considerações Finais: Conclui-se que, dentre os benefícios do treinamento de força, há o aumento da força, potência, resistência muscular, coordenação, velocidade, equilíbrio e prevenção de lesões. O treinamento de força contribui para a melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes e também para a prevenção de doenças.
PALAVRAS-CHAVE: Envelhecimento; Idoso; Treinamento de Força.
- TEMA
Analisar sobre a prática de exercícios resistidos para o aperfeiçoamento da saúde e qualidade de vida em idosos/na velhice. Buscando verificar quais as contribuições do exercício resistido para a saúde e qualidade de vida do idoso; descrever as vantagens e características do treinamento resistido; discutir o ganho da capacidade de força em idosos; entender como a prática regular do treinamento resistido pode beneficiar o idoso.
- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Com o aumento da taxa de expectativa de vida, o número de idosos no mundo aumentou significativamente. De acordo com a Organização das Nações Unidas (2017), estima-se que existam 962 milhões de pessoas idosas com 60 ou mais anos no mundo. O IBGE estima que o número de idosos (maiores de 60 anos) deve chegar a 25,5% da população brasileira em 2060. IBGE 2018, 2018)O envelhecimento traz consigo diversos problemas, como a diminuição da capacidade física, a diminuição da massa óssea e muscular, a diminuição da flexibilidade e a redução da velocidade de reação, o que resulta em queda e maior dificuldade de recuperação.
- Envelhecimento
O envelhecimento é um processo irreversível que se perdura ao longo da vida, do nascimento à morte (NETO,1996). Envelhecer é um ato gradual que ocorre ao longo do tempo, é um processo de diminuição orgânica e funcional, não decorrente de doença, é uma fase inevitável da vida (ERMINDA, 1999).
Segundo os dados do IBGE (2008), o envelhecimento vem aumentando consideravelmente, o que se atribui a um aumento da expectativa de vida, a diminuição da taxa de natalidade e a um melhor controle de doenças. O envelhecimento traz consigo diversas complicações como a redução da aptidão física, diminuição de massa óssea e muscular, menor flexibilidade, bem como menor velocidade de reação, sendo comum, quedas e uma maior dificuldade de recuperação.
O ato de envelhecer é um declínio da capacidade funcional do corpo em que as capacidades físicas diminuem, levando a redução da massa muscular, cuja porção de alteração é um processo biológico natural que determinam as mudanças estruturais do corpo em decorrência da idade, iniciando se no momento da concepção alcançando o ápice no período da velhice (OKUMA, 1998).
O idoso é considerado qualquer pessoa com mais de 60 anos em países subdesenvolvidos e 65 anos para países em desenvolvimento (OMS, 2014) O aumento do número de indivíduos com mais de 60 anos aumenta a chance de doenças crônicas e incapacidades relacionadas ao envelhecimento (BARBOSA et al., 2011) O envelhecimento é uma fase da vida que está diretamente ligada à perda progressiva da capacidade funcional. É uma fase que, além das alterações fisiológicas, traz consigo uma grande alteração psicológica, tendo o idoso uma maior vulnerabilidade a problemas como a depressão (NAHAS, 2006)
- Quedas em idosos
Segundo Maia et al. (2011), cerca de 30% dos indivíduos com idade superior a 65 anos sofrem com quedas pelo menos uma vez por ano no Brasil, o que pode resultar em problemas graves de saúde, como lesões, fraturas e perda da independência, resultando em uma diminuição na qualidade de vida do indivíduo. Em algumas situações, quedas mais graves podem resultar em óbito. O envelhecimento está relacionado a várias alterações fisiológicas, incluindo fatores ambientais e genéticos, sendo normal com o passar dos anos a pessoa idosa ter uma redução de força e potência muscular, baixa capacidade aeróbica e reservas hormonais (FECHINE; TROMPIERI, 2012).
Para Guimarães et al. (2005), a prática de atividades físicas é considerada um fator de melhora da saúde global da população, é uma importante medida de intervenção de quedas. Neste sentido, o treinamento de força vem sendo cada vez mais indicado aos idosos. A capacidade de adaptação fisiológica destes indivíduos a este treinamento é a mesma de indivíduos mais jovens, podendo manter os benefícios adquiridos por toda a vida. Para esta população é a melhor atividade física em se tratando de qualidade de vida, ao promover melhorias na capacidade funcional, por aprimorar capacidades envolvidas nas atividades cotidianas (DIAS; GURJÃO; MARUCCI, 2006).
- Características do treinamento resistido
O Treinamento Resistido (TR) é um conjunto de exercícios físicos realizados contra uma resistência com intuito de desenvolver as capacidades físicas do praticante, como potência, força e resistência muscular, gerando um ganho de massa magra e a perda de gordura corporal. O treinamento resistido pode ser realizado com pesos dos halteres, das máquinas, ou o próprio corpo. É um método de treinamento que envolve ação voluntária do músculo esquelético contra uma resistência externa, promovida pelo corpo, pesos livres ou máquinas (WINETT, CARPINELLI, 2001).
...