Ácidos Nucleicos e Extração do DNA
Por: Maria Vieira • 2/6/2024 • Relatório de pesquisa • 550 Palavras (3 Páginas) • 86 Visualizações
ÁCIDOS NUCLEICOS – EXTRAÇÃO DO DNA DO MORANGO
INTRODUÇÃO: Todos os organismos vivos têm DNA, que é a abreviação de ácidodesoxirribonucleico. É basicamente o modelo para tudo o que acontece dentro das células de um organismo. No geral, o DNA diz a um organismo como se desenvolver e funcionar, e é tão importante que esse composto complexo é encontrado em praticamente todas as suas células. Os cromossomos são estruturas que contêm o material genético de um organismo. Eles são compostos de DNA e proteínas e são encontrados no núcleo das células.O número de cromossomos varia entre as espécies. Osmorangos, por exemplo, são octoplóides, o que significa que eles têm oitocópias de cada conjunto de cromossomos. A extração do DNA dos morangosé um experimento comum em laboratórios de biologia, pois os morangos sãofáceis de homogeneizar e possuem muito DNA. Vale ressaltar que o DNA encontrado nas células do morango podem ser extraídas usando materiais comuns do nosso cotidiano.
OBJETIVO: Realizar o procedimento de extração do DNA de uma célula vegetal;
Conhecer as etapas de obtenção do DNA do morango.
Aprender as técnicas de extração do DNA do morango.
MATERIAIS:
Morangos;
Saco plástico;
Pistilo;
Béqueres;
Cloreto de sódio;
Detergente;
Água;
Bastões de vidro;
Filtro;
Álcool;
Placa de Petri;
METODOLOGIA: Usamos a tecnologia da universidade através das aulas EAD o sistema interno do portal AVA na aula de bioquímica o laboratório virtual que simula toda prática. Temos como exemplo os passo a passo de um ambiente real,não podendo conduzir a prática sem o uso de EPI´s. Na capela seguimos deinicialmente ligando a luz e o exaustor. Todos os materiais e equipamentos necessários já se encontra sobre a bancada. Começamos então o nosso experimento, macerando os morangos em cubos em um saco plástico e utilizamos o pistilo para amassar todo o conteúdo do saco plástico, formando assim o precipitado com o DNA, logo em seguida, pegando todo o conteúdo do saco colocamos no béquer de 250ml e adicionamos o cloreto de sódio, detergente e água morna. Após homogeneizar o conteúdo do béquer utilizamos um dos bastões de vidro, e logo, filtramos o conteúdo do béquer e colocamos a mistura resultante no béquer de 600 ml acrescentando álcool na mistura e aguardando até que o processo de separação de fases seja concluído. Para coletar o precipitado com o DNA utilizamos o outro bastão de vidro para coletar o precipitado presente no béquer e colocando o material na placa de Petri.
RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nesse experimento, as células são lisadas por esmagamento, libertando todo o conteúdo celular. O DNA irá surgir na forma de uma “nuvem” na mistura. O DNA se formará na parte que separa as duas camadas ou fases. Com o bastão
...