A ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL DO RECÉM-NASCIDO
Por: Andresabage • 15/11/2017 • Trabalho acadêmico • 2.809 Palavras (12 Páginas) • 489 Visualizações
UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
ANDRESA BOER BELLOCHIO
ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL DO RECEM-NASCIDO
BAGÉ
2017
ANDRESA BOER BELLOCHIO[pic 1]
ATUAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE FRENTE A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL DO RECEM-NASCIDO
Projeto que tem por finalidade a qualificação da pesquisa para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, apresentado no Centro de Ciências da Saúde, campus Bagé – RS, como requisito para a obtenção da titulação de Bacharel em Enfermagem.
Orientadora: Prof. Dr. Enf. Sheila Tavares
BAGÉ
AGOSTO/2017
SUMÁRIO
1 PARTE INTRODUTÓRIA .................................................................................. 1.1 JUSTIFICATIVA .............................................................................................. 1.2 TEMA .............................................................................................................. 1.3 PROBLEMA .................................................................................................... 1.4 HIPÓTESES ................................................................................................... 1.5 OBJETIVOS .................................................................................................... 1.5.1 Objetivo geral ............................................................................................. 1.5.2 Objetivos específicos ................................................................................ 2 REFERENCIAL TEÓRICO ............................................................................... 2.1 A COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL................................................................... 2.2 A COMUNICAÇÃO....................................................................................... 2.3 TRABALHO DOS PROFISSIONAIS......... 3 METODOLOGIA DE PESQUISA ...................................................................... 3.1 CARACTERIZAÇÃO DA PESQUISA ............................................................. 3.2 LOCAL E PERÍODO DO ESTUDO ................................................................. 3.3 PARTICIPANTES DO ESTUDO ..................................................................... 3.4 MÉTODO DE COLETA DE DADOS ............................................................... 3.5 ANÁLISE DOS DADOS .................................................................................. 3.6 CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DA PESQUISA .......................... 3.7 RISCOS E BENEFÍCIOS ................................................................................ 3.8 ASPÉCTOS ÉTICOS ...................................................................................... 3.9 ORÇAMENTO ................................................................................................. 3.10 CRONOGRAMA ............................................................................................ REFERÊNCIAS .................................................................................................... APÊNDICES.......................................................................................................... | 03 03 03 03 03 03 03 04 06 06 07 08 09 0909091010101111 12 12 13 15 |
1 PARTE INTRODUTÓRIA
O ser humano não nasce sabendo falar a experiência e seus primeiros contatos com o mundo é totalmente não verbal.
O ser humano aprende olhando ,tocando sendo tocado e talvez essa seja a primeira lição mais importante da vida desde dentro do útero materno onde seu primeiro contato é com a voz e a partir do seu nascimento que é interagindo através do contato com a mãe o mundo que o cerca..
Alguns autores enfatizam aspecto do binômio vínculo da mãe e o bebê com vários fatores como o calor, o cheiro, a voz acaba sendo uma sincronia de comportamentos pelo ritmo da fala essas são algumas formas de interações recíprocas da mãe e do bebê e também do bebê com o mundo que o cerca portanto acabam nascendo e já utilizando os sentidos pra poder interagir com o mundo porque ainda não utilizam comunicação verbal somente a comunicação não verbal.
1.1 JUSTIFICATIVA
A Os enfermeiros são responsáveis por conhecer todo o processo de desenvolvimento neuropsicomotor neonatal pra poder adquirir experiências e compreender o mundo que rodeia o recém-nascido dentro de uma unidade de tratamento intensivo.
È muito importante para o cuidado de enfermagem a comunicação, ela pode ser compreendida de duas formas comunicação verbal e comunicação não verbal.
A comunicação verbal ocorre por meio de mensagens faladas ou escritas e se constitui na forma de comunicação mais utilizada no dia a dia. Ela pode ser entendida como aquela que é transmitida pela linguagem escrita ou falada, por meio de sons e palavras.
...