A Ausculta Abdominal
Por: giseli1976 • 6/3/2025 • Projeto de pesquisa • 494 Palavras (2 Páginas) • 33 Visualizações
1ª Resposta
AUSCULTA ABDOMINAL
A finalidade do exame físico é completar as informações coletadas na anamnese/entrevista e, assim, oferecer uma assistência de enfermagem integral e de qualidade ao paciente. O exame físico envolve quatro etapas (inspeção, palpação, percussão e ausculta), o foco nesse trabalho em questão é a ausculta. Embora a ordem padrão na realização da técnica do exame físico seja inspeção, palpação, percussão e ausculta, é importante lembrar que no exame abdominal a sequência muda. No caso da paciente M.C.M. com queixas de algia abdominal, pirose e diarreia, devemos seguir a ordem: inspeção, ausculta, percussão e palpação. A ausculta antecede a percussão e a palpação, pois estas podem alterar os sons intestinais, provocadas pelas manipulações iniciais, essa sequência visa evitar interferências nos resultados.
2ª Resposta
AUSCULTA PULMONAR
Etapas ausculta pulmonar.
1.Preparação do ambiente e do paciente:
Realizar a ausculta em um ambiente silencioso para evitar interferências. Posicionar o paciente em posição confortável, preferencialmente sentado ou em decúbito dorsal, com o tórax exposto. Explique o procedimento ao paciente e oriente-o a respirar profundamente pela boca.
2.Uso do estetoscópio:
Utilize o diafragma do estetoscópio para captar sons respiratórios. Certifique-se de que o estetoscópio esteja em contato direto com a pele do paciente (evite ouvir sobre roupas ou cobertores).
3.Áreas de ausculta:
A ausculta deve abranger todas as regiões pulmonares, incluindo:
Anterior: Ápices, zonas superiores, médias e inferiores.
Posterior: Ápices, zonas interescapulares e bases pulmonares.
Laterais: Regiões laterais direita e esquerda.
Compare sempre os dois lados do tórax para identificar assimetrias.
4.Sequência da ausculta:
Comece pelos ápices pulmonares e mova-se sistematicamente para as bases, seguindo a ordem 5 pontos anterior e os 9 pontos posterior.
Oriente o paciente a respirar profundamente com a boca levemente aberta e ausculte (ouça) os sons de cada área durante um ciclo respiratório completo (inspiração e expiração).
O experimento no laboratório virtual tem relação com o caso clínico apresentado na atividade. A paciente M.C.M. tem queixas de algia (dor) abdominal, pirose e diarreia e a paciente do laboratório virtual apresenta queixas de desconforto abdominal. Nos dois casos em questão o exame físico deve seguir os seguintes passos: inspeção, ausculta, percussão e palpação, essa sequência é para evitar interferências nos resultados.
Minha experiência no laboratório virtual foi muito proveitosa, pois foi possível fazer na prática a sequência do exame físico levando em consideração as queixas abdominais apresentadas. A experiência de acessar o Laboratório Virtual no STUDEO para realizar a prática 'Exame Físico' foi educativa pois proporcionou uma base de conhecimentos e habilidades que são importantes em situações reais. O Laboratório Virtual oferece um ambiente controlado que permite a prática sem riscos para pacientes reais. A simulação fornece respostas imediatas, ajudando a corrigir os erros em tempo real. Embora tenha alguns desafios como adaptar-se ao meio digital que exige familiarizar-se com a plataforma, a falta de interação física com o paciente reais limita o desenvolvimento de habilidades como a práticas ao toque e à empatia.
...