TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA RESUMO EXPANDINDO

Por:   •  16/11/2018  •  Artigo  •  1.375 Palavras (6 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

DAGLEELEN SOMENZARI DE LIMA

        

A BIOTECNOLOGIA FARMACÊUTICA

Resumo expandido apresentado FANORTE - instituição de Ensino Superior de Cacoal, como requisito para obtenção de nota semestral no curso de Enfermagem.

Orientadora: Professora Cecilia Valente Lobão.

CACOAL - RO

2018

INTRODUÇÃO

O termo biotecnologia pode ser definido como a aplicação de técnicas biológicas em organismos vivos, com suas partes, para se obtiver um produto, processo ou serviço.

O termo Biotecnologia, partindo das palavras que o compõe: bio + tecnologia, remete a aplicação prática do conhecimento através do uso de organismos vivos, ou parte destes, para obtenção de produtos e serviços, utilizando desde processos fermentativos até manipulação genética (FIGUEIREDO; PENTEADO; MEDEIROS, 2006).

A biotecnologia vem a trazer inúmeras contribuições para as mais diversas áreas, mas a farmacêutica foi provavelmente uma das mais afetadas positivamente por esse desenvolvimento.

Historicamente, a biotecnologia sempre esteve presente na vida do homem, que desde os primórdios utilizou-se de processos fermentativos para fabricação de alimentos tradicionais, como pães, bebidas fermentadas e laticínios e que nos últimos 30 anos tem sido grandemente expandida, sendo empregada nas mais diversas áreas, permitindo a obtenção de um grande número de insumos alimentícios, farmacêuticos, no melhoramento genético de plantas e animais e em vários produtos industriais (COLWELL, 2002).

Existem requerimentos que são bem possíveis devido aos avanços do conhecimento em diversas áreas, como na bioquímica e na fisiologia da pele, da química combinatória, da indústria farmacêutica (na síntese de novas e eficientes moléculas) e também na biotecnologia, que tem permitido a obtenção de inúmeros ingredientes inovadores (VIVO-SESÉ; PLA, 2007).

Há técnicas como a cultura de células, a fermentação e seleção subsequente permitindo a obtenção de biomoléculas de grande interesse no campo da cosmética, as quais apresentam grande variedade de atividade biológica. Apesar de amplamente empregado, esta abordagem, foco o no odo de emprego da biotecnologia e não é de domínio, mesmo entre os profissionais que trabalham diretamente com o produto cosmético, como os esteticistas e tecnólogos em cosmetologia. Assim este resumo expandido busca fornecer subsídios teóricos para o aprofundamento do conhecimento relacionado ao emprego da biotecnologia na obtenção de produtos cosméticos.

DESENVOLVIMENTO

Biotecnologia Farmacêutica e Seus Desafios

A biotecnologia como um setor da economia que pode ser entendido como um conjunto de empresas atuantes no Brasil e que desenvolvem, de fato, alguma atividade biotecnológica. E o potencial da biotecnologia na área farmacêutica atrai muitos olhares não apenas da comunidade científica, mas também de investidores que desejam aplicar seus capitais em mercados promissores.

Os princípios da biotecnologia podem ser de difícil entendimento para os mais leigos, porém seus resultados são tão eficientes que podem parecer surreais quando comparados aos tratamentos convencionais existentes. A utilização da biotecnologia na área farmacêutica oferecerá novas abordagens no tratamento como no diagnóstico e prevenção de doenças. Há medicamentos biotecnológicos desenvolvidos por técnicas de engenharia genética, sendo as substâncias naturais produzidas pelo corpo, que ajudam a reduzir a inflamação causada pela esclerose múltipla.

O uso da biotecnologia na área da saúde não compreende unicamente a produção de biofármacos e materiais de diagnóstico, mas também a engenharia de produtos celulares e de tecidos e a aplicação destes na pesquisa de novos medicamentos. Essa área da biotecnologia integra uma base produtiva de diversos setores da economia brasileira, com um mercado para produtos biotecnológicos que atinge o PIB nacional.

Muitas destas tecnologias envolvem mudanças controladas do DNA em organismos, envolvendo a partição de genes e técnicas de DNA recombinante. Nas indústrias farmacêuticas por serem detentoras de conhecimentos e características particulares concentram-se em lançamentos de novos medicamentos em conjunto com a biotecnologia para a produção de vacinas, hemoderivados e reagentes para diagnóstico. A consolidação da indústria farmacêutica proporciona a qualidade de vida da população, que também se ampliou à competitividade das empresas.

Ainda que os produtos farmacêuticos oriundos de síntese química respondam pela maior parte das receitas da indústria farmacêutica, os de origem biotecnológica estão entre os medicamentos mais vendidos no mundo, com uma participação relativa no mercado farmacêutico global que tem crescido expressivamente.

Portanto a indústria farmacêutica investe milhões a cada ano na pesquisa de novos medicamentos. Podemos afirmar que existem indústrias farmacêuticas que representa um dos maiores produtores e usuários de enzimas, que podem ser aplicadas tanto na produção de medicamentos e desenvolvimento de novos produtos, quanto em diagnóstico clínico e terapia. Essa indústria farmacêutica é caracterizada pela existência de um pequeno número de grandes multinacionais que desenvolvem produtos éticos e que investem em pesquisa e desenvolvimento.

Mas as empresas do setor farmacêutico no Brasil ainda apresentam investimentos reduzidos em atividades inovativas e desenvolvimento (P&D), tanto em termos do padrão internacional da indústria farmacêutica como em relação aos setores mais dinâmicos da indústria brasileira.

Esta nova biotecnologia pode gerar substâncias terapêuticas em condições de serem produzidas e comercializadas com sucesso em larga escala. As indústrias farmacêuticas investem milhões a cada ano na pesquisa de novos medicamentos.

Estima-se que há medicamentos que se encontram atualmente em desenvolvimento e são produtos biológicos ou derivados de processos biotecnológicos. Atualmente, mais de 350 medicamentos elaborados com o uso da biotecnologia estão sendo avaliados para o tratamento de mais de 150 doenças, como o câncer, doenças infecciosas e desordens autoimunes.

Outros fatores para a modesta participação da indústria farmacêutica nacional em biotecnologia incluem dificuldades de acesso a insumos, equipamentos, serviço de assistência técnica e custeio para uma ação continuada de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (394.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com